Saudações anfitriões.Estou identificando diversas irregulari...
Última resposta
Saudações anfitriões.Estou identificando diversas irregularidade na cobrança do percentual do IVA nas minha locações.Utilizan...
Última resposta
Boa noite ! Alguém sabe me explicar sobre imposto de aluguel no Airbnb? Como declarar , recolher … ? O que posso descontar ?
Olá @Skarlethe0
Tudo bem?
Precisa declarar via carnê leão ( https://www.gov.br/pt-br/servicos/apurar-carne-leao . O sistema é bastante fácil de usar) todos os meses, depois de fechado o mês, o total de rendimentos que recebeu da Airbnb (use o relatório mensal que a Airbnb disponibiliza).
Todo mês você adiciona um rendimento (total mensal). No texto explicativo do rendimento coloque algo como: "Valores recebidos da AIRBNB PLATAFORMA DIGITAL LTDA CNPJ 36.297.602/0001-08 a título de aluguel por temporada, do imóvel (endereço) "
A fonte tem que ser Exterior e a natureza Aluguel. A competência = mês findo.
Pode abater como dedução um dozeavo do IPTU anual.
O sistema calcula automaticamente o imposto devido (se houver, porque só incide imposto acima de um determinado valor) e você pode mandar emitir o DARF par a pagamento, que deve ocorrer até o último dia do mês seguinte ao de competência.
Depois passe para o demonstrativo para ver se está tudo direito.
Quando pagar registre o pagamento no módulo "Pagamentos" e novamente verifique se no demostrativo está tudo conforme.
Quando for fazer o a declaração de IRPF pode carregar diretamente para a declaração todos esses dados (do ano base), o que é bem prático.
Se tiver dúvidas é so escrever aqui.
abs
Carlos
Oi @Skarlethe0 , depois nos conte se foi útil para você essas informações.
Espero que tenha te ajudado! Esse é o seu primeiro ano como anfitriã?