Anúncio - descrição plagiada

Daniela46
Level 6
Florianópolis, Brazil

Anúncio - descrição plagiada

Oi, pessoal!

Tentei há cerca de uma hora fazer essa publicação e achei que tinha funcionado, mas agora não consigo localizá-la aqui na central da comunidade. Vou enviar novamente por isso, e peço desculpas se ficar duplicada... Trata-se de um relato sobre a descrição dos meus anúncios ter sido copiada por outro anfitrião.

Sou anfitriã no Airbnb e faz quase um ano que criei meus anúncios. Ao longo desses meses, fui "lapidando" as descrições. Em alguns momentos acessei anúncios de outros anfitriões com bons reviews para ter uma ideia do que funcionava melhor, mas sempre tentando desenvolver um estilo pessoal. A versão atual foi resultado de um trabalho de horas durante as quais eu revisei todos os comentários de hóspedes que eu tinha até então e, com carinho e inspiração, falei sobre a minha casa utilizando justamente esses olhares tão múltiplos e generosos. Foi um processo bem íntimo e divertido pra mim, e que, por partir justamente das experiências que as pessoas tiveram na minha casa, é um tanto particular e, de certa forma, intransferível.

Eis que hoje, navegando curiosamente por anúncios similares aos meus, encontrei um no qual o anfitrião copiou, estimo eu, uns 90% da minha descrição (tanto a básica quanto a detalhada). Isso me deixou bastante chateada em dois níveis diferentes; um é intimamente, por ver algo tão meu apropriado sem nenhum pudor; outro é por uma preocupação até com os efeitos sobre potenciais hóspedes, porque o anúncio dele é não só na mesma cidade como na mesma região do que os meus, e se alguém por acaso acessar o dele antes do meu (e há grandes chances de que isso aconteça), pode achar que eu é quem fui a plagiadora e isso pode desmerecer o meu espaço.

Pensei em vir aqui pra saber se alguém de vocês já passou por essa experiência e se fez algo a respeito... Nem tenho certeza se cabe, de fato, alguma ação de minha parte, mas pelo menos poder conversar sobre já me ajudaria a superar a chateação.

Muito obrigada pela atenção! 🙂

9 Respostas 9
Bárbara5
Level 10
Gramado, Brazil

Oi @Daniela46

Passei por uma situação IGUALZINHA a sua. Sou anfitriá há pouco mais de 1 ano, e, assim como você, fui modificando meu texto, aos poucos, até chegar naquilo que eu considerava o "ideal". (Sou formada em jornalismo, então prezo por um texto bem escrito). Alguns meses atrás, pesquisando locais na minha cidade, encontrei um anúncio de uma anfitriã com o texto praticamente igual ao meu (tipo uns 90%). Ela só modificou algumas palavras que não encaixavam (tipo, eu tinha bocama e ela cama de casal), eu moro no bairro Centro e ela em outro bairro..mas enfim, tirando alguns detalhes, estava igual. Isso me deixou muito brava, frustrada...porque tive o mesmo raciocínio que tu: as pessoas poderiam cair no anúncio dela, e depois no meu, e achar que eu que tinha copiado.

Pra ti teres ideia, uma hóspede inclusive mandou mensagem pra mim (com o nome da outra anfitriã), ou seja, confundiu os anúncios. O que eu fiz? mandei mensagem para a anfitriã (como se fosse uma consulta) pedindo, educadamente, que ela mudasse o texto dela porque estava copiado do meu. Claro, explanei um pouco mais sobre o porquê aquilo me incomodava, e aguardei.

Demorou, ela não respondeu, mandei uma nova mensagem, e daí ela respondeu que iria modificar e o fez (não mudou tuuudo, ficou um pouco parecido ainda, mas pelo menos não tanto). E agora eu mesma já fiz umas modificações no quarto e tive que trocar um pouco o meu texto.

Mas enfim, entendo tua frustração. Eu se fosse você mandaria mensagem para a anfitriã, se não resolver, mande msg pro Airbnb (eu fiz isso também). Eles falaram que podem analisar...

Boa sorte

Bárbara

Daniela46
Level 6
Florianópolis, Brazil

Oi, @Bárbara e @Priscilla---Gabriel0!

Muito obrigada por compartilhar as experiências de vocês! É bom saber que a gente não tá sozinha nesse barco. Eu tinha achado até estranho não encontrar nenhuma postagem aqui sobre cópia dos anúncios, porque imaginava que dificilmente eu seria a única pessoa com a qual isso teria acontecido... Depois de postar aqui, acabei dando uma olhada na versão do Community Center em inglês e encontrei dois posts com bastante participação e discussão. Basicamente o que o pessoal mais comentou lá foi o que vocês duas tbm falaram: 1 - tentar conversar com a pessoa para ela editar seu anúncio, 2 - modificar um pouco o próprio texto, 3 - encarar como um "elogio": se alguém copiou é porque deve estar bem legal! Hehehehehe. Sobre contatar o Airbnb, várias pessoas naqueles tópicos disseram que fizeram isso, mas que a resposta do Airbnb foi de que eles não poderiam fazer nada a respeito... Rolou até uma breve especulação sobre se os textos e fotos que a gente posta são automaticamente "copywrited" ou não...

Desculpa por não postar aqui os links dessas discussões que eu mencionei, mas eu não os salvei e estou num local com sinal fraco de internet, fica dispendioso procurar. De qualquer forma, eu os encontrei fazendo uma busca para procurando por "plagiarism".

Enfim, especificamente sobre mim, vou pensar sobre mandar uma mensagem para a pessoa também... De repente com jeitinho e alguma insistência também consigo que ela modifique seu anúncio.

Abraço, Dani

Oi @Daniela46

Boa sorte, tomara que você consiga falar com a pessoa e ela mude o texto do anúncio dela. Realmente, pode ser que o Airbnb não tenha muito o que fazer...mas em último caso, sempre vale mandar uma msg pra eles.

E sobre a opção de tu modificares o teu texto, eu não quis fazer isso na época, porque o meu anúncio tava "redondindo", não achei justo eu ter que mudar sendo que a outra pessoa que copiou.

Mas enfim, também é uma opção caso a pessoa não aceite.

Abraço

Bárbara

e tbm, caso se sinta muito incomodada, fale com o airbnb....

um abraço!

Gostou do que leu? Dê uma curtida abaixo.
A resposta te ajudou? Marque como a 'Resposta Mais Útil'.
Priscilla---Gabriel0
Level 10
São Paulo, Brazil

já passei por uma situação similar. e fiquei muio triste ao ver a cópia.

e pior, foi uma ex-hóspede minha que tinha anúncio no rio (sou de sp).

na ocasiáo, falei com o airbnb. mas sei que ela tirou o anúncio do ar, pois se mudou pra outro país.

apesar dos pesares, peinsei: poxa, meu anúncio está tão bacana que estão copiando...

abraço, priscilla

Gostou do que leu? Dê uma curtida abaixo.
A resposta te ajudou? Marque como a 'Resposta Mais Útil'.
Vera2
Level 2
Brasilia, Brazil

Pessoal, também estou com problema de plagio, na foto da capa!

É um condominio no guarujá. O anfitrião acabou de entrar, e plagiou a foto da capa, que é a piscina do condominio.

Este aqui é o meu anuncio: https://www.airbnb.com.br/rooms/1751237

Meu anuncio

Este aqui é do outro anfitrião: https://www.airbnb.com.br/rooms/16206002

Anuncio com a foto plagio

Ele pagiou, algumas fotos do meu anuncio e pegou vários trechos de texto também.

O meu primeiro passo, foi enviar uma mensagem para ele.

E o segundo passo colocar aqui na comunidade.

Eu gostaria de saber se o airbnb pode fazer algo!

Abs e obrigada pel aatenção

Não sei se vai aparecer apagina do site, mas fiz umna consulta de viajar para o Guarujá e logo aparece ois dois anuncios com a mesma foto: 

https://www.airbnb.com.br/s/Guaruj%C3%A1--SP?adults=6&children=0&infants=0&guests=6&room_types%5B%5D...

busca de anúncios no guaruja

Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

Bom dia!ツ

O tema é sério e a discussão aqui no tópico é de qualidade.

A troca de informações e experiências aqui é muito útil para todos que passam por uma situação semelhante.

Eu gostaria de compartilhar com vocês que o Airbnb possui um procedimento para casos descritos aqui.

Vocês devem entrar em contato direto com o Airbnb quando perceberem que a descrição do seu anúncio foi plagiada, especialmente se vocês não conseguirem resolver a situação sozinhos.

@Daniela46 @Vera2 @Priscilla---Gabriel0 @Bárbara5

-----

Por favor consulte as Normas da comunidade

Daniela46
Level 6
Florianópolis, Brazil

Oi, pessoal! @Bárbara5 @Priscilla---Gabriel0 @Vera2

Fiquei alguns dias sem conseguir entrar aqui na Central da Comunidade, então a minha notícia está alguns dias atrasada, mas achei legal atualizar mesmo assim: uma pessoa da equipe do Airbnb entrou em contato comigo por telefone, por ter visto esta postagem sobre o plágio da minha descrição, e pediu que eu enviasse o link do anúncio. Ele não era precisamente quem vai dar um encaminhamento pra isso, me explicou que repassaria ao setor responsável. Por enquanto não tive mais notícias, e acabei de acessar o anúncio da pessoa e ele segue igual. Vcs também receberam algum contato do Airbnb referente a isso?

Abraços,
Dani

Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

@Daniela46, boa noite! Obrigada por nos avisar.

-----

Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias