Crédito: Divulgação
O nosso espaço fica na praia de Porto ...
Última resposta
Crédito: Divulgação
O nosso espaço fica na praia de Porto de Galinhas que é localizada em Pernambuco, no municipio de Ipoju...
Última resposta
Tenho o prazer de contar para vocês que estamos lançando uma nova série na Central da Comunidade. Todos os meses, postaremos uma super entrevista com um anfitrião ou anfitriã que participa da CC. A Anfitriã do mês é a Bárbara, ela já é muito conhecida aqui na comunidade por compartilhar seu conhecimento e experiências.
Eu fiz algumas perguntas para a Bárbara e através dessas perguntas, teremos a chance de conhecê-la melhor. Fiquem à vontade para postar novas perguntas e comentários aqui no tópico.ツ
Agora sente-se confortavelmente com um café ou chá e aproveite o texto abaixo.
Como você se tornou anfitriã do Airbnb e quando você começou?
Eu comecei como anfitriã em dezembro de 2015, bem na época do auge do Natal Luz (evento natalino que ocorre em Gramado). Eu decidi me tornar anfitriã do Airbnb depois que uma das minhas melhores amigas, a Natália (anfitriã em Canela), me contou como estava sendo a experiência deles alugando um quarto. Fiquei empolgada e decidi alugar o meu quarto também, que até então servia como quarto de hóspedes, quarto da bagunça e escritório. A gente arrumou o quarto, tirou fotos, fez o anúncio e botou no ar. Poucas horas depois eu já recebia a primeira reserva. Foi um misto de alegria e nervosismo ao mesmo tempo..hehe!
Fale um pouco sobre o seu anúncio.
Eu moro em Gramado, na Serra Gaúcha. É uma cidade que, apesar de pequena, é bem turística (um pedacinho da Europa no Brasil!). Eu e o meu marido moramos em um apto bem no Centro (a 2 quadras da Rua Coberta). A localização privilegiada foi um dos motivos que nos fez compartilhar o nosso espaço com os hóspedes do Airbnb. A gente aluga uma suíte, que recentemente foi “reformada” (trocamos todos os móveis e colocamos quadros e outros detalhes bem legais, pra dar um up na decoração). Além disso, os hóspedes têm acesso à sala com TV, cozinha e um café da manhã caprichado, todas as manhãs. A nossa ideia é oferecer um espaço aconchegante, em um ambiente tranquilo mas, ao mesmo tempo, pertinho das melhores atrações e opções de gastronomia.
Qual foi a sua melhor experiência como hóspede do Airbnb?
A minha melhor experiência foi a minha única..haha. Quando fui ao Host Day Rio eu fiquei hospedada com a Danielle, uma super anfitriã do Rio. Poder conhecer a Dani e ainda ficar hospedada em Copa (mas pertinho de Ipanema) foi uma alegria só! Já quero voltar.
Qual foi a sua melhor experiência como anfitrião do Airbnb?
Até hoje tive sorte porque só tive experiências boas. Mas uma experiência que marcou foi quando recebemos 2 primos, a Júlia e o Isaac, ela era de SP e ele da Bahia. Os dois nos fizeram participar da viagem deles, nos pediram ajuda com o roteiro e aproveitaram ao máximo a cidade. Todo final de dia eles sentavam na sala com a gente, muitas vezes no chão mesmo, no tapete, e nos contavam do dia deles, quando víamos já estávamos falando da família deles e de outros assuntos. Pareciam velhos amigos ou parentes que tinham vindo nos visitar. Foi uma hospedagem fácil, tranquila e mesmo depois que eles foram embora mantiveram contato e até hoje mandam mensagem dizendo que estão com saudades de Gramado.
Qual é sua atividade favorita como anfitriã?
O que eu mais gosto, como anfitriã, sem dúvida nenhuma é poder ajudar a proporcionar uma viagem inesquecível pro hóspede. Seja ajudando com o roteiro (e eu ajudo mesmo!), dando dicas de atrações, restaurantes, ou seja oferecendo uma cama gostosa, um chuveiro quentinho e um café da manhã caprichado. Fico feliz quando a pessoa diz que amou Gramado (e a hospedagem!) e que tem vontade de voltar.
Qual evento do Airbnb você mais gostou de participar?
Gostei muito de participar do Host Day Rio. Primeiro porque tive a oportunidade de conhecer um pouco do RJ (eu nunca tinha ido). Segundo porque tive a oportunidade de conhecer a Danielle e vários outros anfitriões ativos na comunidade Airbnb, bem como funcionários da empresa. E, não bastasse tudo isso, eu ainda estava concorrendo na categoria Online Community Champion e acabei ganhando, junto com a Dani. Então não tem como não lembrar desse encontro com muita alegria.
O que você mais gosta aqui na Central da Comunidade?
O que eu mais gosto na CC é a possibilidade de interagir com outros anfitriões que são ativos dentro das suas regiões e comunidades. É poder aprender com anfitriões experientes, trocar informações e fazer novas amizades. O Airbnb não fala de compartilhar? De pertencimento? Aqui eu sinto isso!
Quais são seus interesses e hobbies?
Viajar seria o principal, não fosse o fato de eu não ter tempo e grana suficiente pra tornar isso algo mais rotineiro. Então eu diria que meus interesses e hobbies se dividem entre assistir seriados e filmes, ler (de preferência na praia), acampar, fazer trilhas, turistar em Gramado com o marido e sair com os amigos e família (de preferência envolvendo alguma experiência gastronômica).
Se você pudesse voltar no tempo para quando começou como anfitriã, que conselho você ofereceria para você mesmo?
“Sinta” os hóspedes! Acho que isso é algo muito importante, mas, ao mesmo tempo, você precisa de um tempinho pra chegar lá. No início a gente fica tão nervoso e ansioso em querer agradar que pode acabar sendo inconveniente. É importante ser você mesmo, se colocar à disposição do hóspede e mostrar que você está ali pra ajudar, mas saber respeitar quando o hóspede quer mais privacidade ou não quer muita interação. Cada hóspede é diferente, bem como suas necessidades, saber “ler” isso é um exercício.
@Bárbara5, muito obrigada por dedicar seu tempo para responder as perguntas.Ficou sensacional! ❤
Leia também [Entrevista] Anfitrião em Destaque de abril com @Lucio-Henrique0 e
[Entrevista] Anfitrião em Destaque de maio 2017 com @Priscilla---Gabriel0.
Gostei muito das perguntas que a @Keila0 fez e as respostas ótimas @Bárbara5!
Estou aprendendo muito com essa experiência:-) graças a @Gaby.
Logo que iniciei no Airbnb ano passado tinha muitas dúvidas quanto aos períodos de baixa e alta temporada. Estou aprendendo ao longo desses meses, quase um ano.
Mas contrariando a estimativa de baixa temporada, estive com o studio lotado em janeiro, fevereiro e março, isso me deixou pensando que há um público que prefere passar o verão na serra até mesmo porque os preços na temporada de praia na maioria são exorbitantes, porque no sul quem tem imóvel na praia só ganha em dezembro, janeiro e fevereiro, depois esquece.
Eu na verdade tive sorte porque um dos meus melhores hospedes e amigo hoje em dia, estava mudando a trabalho pra Canela e acabou alugando o apartamento por 42 dias entre parte de fevereiro e março.
O carnaval já havia sido reservado em dezembro, outros hospedes super queridos!
Já em abril percebi que as locações caíram bastante, muitas negociações e pouco retorno, encerrando o mês com no máximo 20 dias reservados.
Maio está indo, mas tbem lento.
E para a minha surpresa junho está super devagar!
Estou achando que junho está virando baixa temporada também, tendo em vista as férias de julho, imagino que as pessoas estejam economizando pra gastar nas férias.
Aproveito pra te fazer outra pergunta @Bárbara5, como vc calcula o valor da sua diária?
Você costuma utilizar as dicas de preço ou o preço inteligente?
@Gaby, boa noite! tudo bem? As respostas eu tenho que dar por aqui mesmo?
Att, Lucio Henrique Cunha.
@Lucio-Henrique0, você pode enviar as respostas por mensagem privada. Com as respostas eu vou montar um novo tópico. : )
Oi @Bárbara5, prazer em te conhecer! Achei excelente a ideia da @Gaby de promover esses encontros por aqui.
Sua entrevista ficou ótima, acabou despertando uma vontade que tenho que é alugar um dos quartos na minha casa, cheguei até a fazer o anúncio, mas sem coragem acabei desativando.
Gostaria de saber bem sinceramente se você sempre se sentiu à vontade em receber hospedes na sua casa?
Nunca teve receio de abrir as portas para quem ainda não conhece?
Vc recebe 1 hospede de cada vez ou aceita casal?
Vc comentou a respeito dos primos, Julia e Isaac, fiquei pensando...vc separa as camas? Como isso funciona?
Curiosíssima aqui e cheia de vontade de me aventurar em mais essa experiência...hehehe...