[Festival da Sustentabilidade 2022] Sustentabilidade, um termo amplo com várias interpretações

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

[Festival da Sustentabilidade 2022] Sustentabilidade, um termo amplo com várias interpretações

Denise583_0-1651236632761.jpeg

 

IMG_20211014_085939.jpeg

 

Para mim o uso sustentável passa, não só pelo uso consciente, uso de materiais renováveis, mas também pelo NÃO DESPERDÍCIO.

São primordiais tanto o uso consciente quanto o REUSO.

Sou da geração do Paz e Amor, que mesmo não levantando a bandeira da Sustentabilidade, praticávamos o uso consciente e o não desperdício.

As roupas passavam de irmão para irmão, primos e vizinhos. Rasgadinhos e furos eram remendados, arroz da véspera virava bolinho de arroz, pão dormido virava torrada ou farinha de rosca, embalagens eram retornáveis ou de papel, nada de descartáveis, bens duráveis REALMENTE duravam anos...

Enfim, fui criada assim e assim pratico na minha vida.

 

As fotos mostram por si só:

-Uma construção de tijolinho maciço à vista (menos cimento), madeira da propriedade, no alicerce há o uso de pedras da propriedade;

Denise583_1-1651236685022.jpeg

 

-Uso de aquecimento solar e tratamento natural das águas negras e cinzas;

Denise583_2-1651236704955.jpeg

 

-Largo uso de bambu, pallets e caixotes;

Denise583_3-1651236725045.jpeg Denise583_4-1651236734472.jpeg 

Denise583_5-1651236759679.jpeg Denise583_0-1651237244452.jpeg

 

 

-As janelas e a mesinha de cabeceira foram resgatados no lixāo;

Denise583_6-1651236783205.jpeg  

 

-Banheira antiga reformada;

Denise583_8-1651236834518.jpeg

 

-Vidros temperados, usados;

Denise583_9-1651236855571.jpeg

 

-A luminária da mesinha de cabeceira aproveita retalho de tronco e uma peça de filtro de ar automotivo, descartada;

Denise583_10-1651236909007.jpeg

 

-Reuso de embalagens plásticas de margarina para o lixo;

Denise583_11-1651236924009.jpeg

 

-O balde de ferro usado na obra, recebe uma pátina e, de cabeça pra baixo, faz de luminária pendente;

Denise583_12-1651236946318.jpeg

 

-Um toco de madeira vira suporte para as escovas de dentes;

Denise583_13-1651236972269.jpeg

 

Enfim, menos lixo, menos descarte, reuso, detalhes que contribuem para o não desperdício e para a sustentabilidade do planeta.

Denise583_14-1651236990851.jpeg  Denise583_15-1651237005360.jpeg

Denise583_16-1651237031988.jpeg

 

E você, como se mantém mais sustentável nas pequenas práticas do dia a dia? 

21 Respostas 21
Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

Que legal @Denise583 

combina bem com onde e sua propriedade

cada lugar tem seu estilo

parabens

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu sou suspeita para falar porque amo a sua acomodação e como você administra o seu espaço @Denise583 🥰 

Pra mim sustentabilidade é estar em contato coexistindo com a natureza e você pratica isso diariamente no seu estilo de vida!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Agradecimentos imensos pra vc @Laura.

É muito importante a oportunidade de compartilhar uma proposta que usa conceitos antigos, com alternativas atuais.

Sempre defendo que o caminho da Sustentabilidade e da Vida, de forma geral,  é a mescla do antigo com o novo, da experiência com a inovação, da sabedoria com o entusiasmo em aprender, da ponderação com a coragem.

Assim como há equilíbrio no Universo e no Mundo, deve haver também nas atitudes.

 

@Loni56, muitíssimo agradecida, sua opinião é muito importante pra mim. Vc com sua simplicidade e generosidade de alma, faz a diferença aqui na CC.

🥰😘

Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

@Denise583. @Laura 

Sabe o que vejo em sua casa😊

uma obra de arte 

como artista 

vejo obra de arte em qualquer

tronco

lamento nao pude continuar

com meu talentos e dão

me alegro com sua obra de arte perfeita na sustentabilidade que tem tudo!

sobre sua vida de infância temos algo em comum

fui criada da mesma maneira tudo reaproveitado

Por isso falo que de uma cenoura

ovo e farinha faço um almoço

😊😊

 

Querida @Loni56 .

Como assim não continuar com seus talentos??!!

Vc já o faz em sua forma carinhosa de receber seus hóspedes, em deixar um tiquinho de seu amor em cada cantinho cuidado por vc.

E qto a outros talentos específicos, nunca é tarde.

Comece hj, amanhã, semana que vem... não importa quando, apenas comece.

Qqr jornada começa com o primeiro passo.

Bjcão 💋

Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

Obrigada @Denise583 

pelo carinho😘

 

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

À toda Comunidade!

Percebi que deixei de enviar uma foto que mostre a fachada da Cabana.

Portanto, apresento-lhes a Cabana Ypotyra. 

IMG_20211014_085939.jpg

Ribeiro19
Level 3
São Paulo, Brazil

Parabéns @Denise586  ficou muito bom.
Sua cabana combina e se integra com sua propriedade. Ficou muito bom e pratico. 

Maria-Luiza1
Level 2
Belo Horizonte, Brazil

Parabéns @Laura !  Ja adoto algumas práticas no nosso Solar, mas vendo sua postagem, vejo que posso melhorar ainda mais 

o conceito de sustentabilidade. Esta é minha meta! Bjs e obrigada

Carina226
Level 4
Maceió, Brazil

@Denise583 encantada com sua arte 

Maria-Brasilicia0
Level 7
Paraty, Brazil

Há muitos anos separamos os resíduos sólidos e pedimos a colaboração dos hóspedes para manter e estender esse hábito. Levamos os recicláveis diretamente para uma cooperativa, os orgânicos viram adubo e sobra bem pouco para descartar.

O trabalho feito nessa residência é exemplar, conheço bem o quanto de trabalho foi dedicado a cada item. 

Quando as pessoas acordarem para o fato de que tudo que produzimos e descartamos só muda de lugar em nosso planeta talvez mudem seus hábitos: espero que dê tempo!!Py by AMattoso.jpg

Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

Tua cabana é linda @Denise583 , capricho e bom gosto, tudo reunido.

 

O reuso deveria ser uma prática na civilização, o desperdício é latente, tudo é descartável, vivemos em uma sociedade ao mesmo tempo carente e consumista, totalmente paradoxal. 

 

Sou desse tempo também Denise, em que tudo era passado de um irmão para o outro, nada era desperdiçado, tudo era reutilizado ao seu limite máximo. Livros escolares, roupas e sapatos, tudo era repassado e a felicidade era encontrada no modo simples de viver, sem desperdícios ou maiores ostentações.

 

Vivíamos felizes assim, o reuso era normal e cultural na minha geração. Como e em que momento perdemos isso, não sei responder.

 

Esse seu post, me fez remontar ao passado, lembrando de tempos idos, simples, tranquilos e felizes. 

 

Parabéns amiga, pela cabana, pelo espaço bucólico, pelo reuso e pela conscientização transmitida aqui neste belo post.

 

Abraços fraternais do amigo,

 

Fabrício:)

 

 

 

Patricia2601
Level 6
State of Santa Catarina, Brazil

olho as imagens e leio o post e me transporto para um sonho pessoal. Parabéns Denise ❤️

Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

Parabéns @Denise583 !

Seu espaço é muito legal , adorei o cabideiro em bambu ! Detalhes tão interessantes! 

O hóspede reserva o seu espaço em busca de tranquilidade e ganha uma "experiência" em práticas para um mundo melhor. 

abraço!

 

Beatriz

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias