Olá, pessoal!
Você pode ter percebido que há uma opção par...
Olá, pessoal!
Você pode ter percebido que há uma opção para marcar as respostas como a melhor resposta.
Queremos explicar ...
Para mim o uso sustentável passa, não só pelo uso consciente, uso de materiais renováveis, mas também pelo NÃO DESPERDÍCIO.
São primordiais tanto o uso consciente quanto o REUSO.
Sou da geração do Paz e Amor, que mesmo não levantando a bandeira da Sustentabilidade, praticávamos o uso consciente e o não desperdício.
As roupas passavam de irmão para irmão, primos e vizinhos. Rasgadinhos e furos eram remendados, arroz da véspera virava bolinho de arroz, pão dormido virava torrada ou farinha de rosca, embalagens eram retornáveis ou de papel, nada de descartáveis, bens duráveis REALMENTE duravam anos...
Enfim, fui criada assim e assim pratico na minha vida.
As fotos mostram por si só:
-Uma construção de tijolinho maciço à vista (menos cimento), madeira da propriedade, no alicerce há o uso de pedras da propriedade;
-Uso de aquecimento solar e tratamento natural das águas negras e cinzas;
-Largo uso de bambu, pallets e caixotes;
-As janelas e a mesinha de cabeceira foram resgatados no lixāo;
-Banheira antiga reformada;
-Vidros temperados, usados;
-A luminária da mesinha de cabeceira aproveita retalho de tronco e uma peça de filtro de ar automotivo, descartada;
-Reuso de embalagens plásticas de margarina para o lixo;
-O balde de ferro usado na obra, recebe uma pátina e, de cabeça pra baixo, faz de luminária pendente;
-Um toco de madeira vira suporte para as escovas de dentes;
Enfim, menos lixo, menos descarte, reuso, detalhes que contribuem para o não desperdício e para a sustentabilidade do planeta.
E você, como se mantém mais sustentável nas pequenas práticas do dia a dia?
Eu sou suspeita para falar porque amo a sua acomodação e como você administra o seu espaço @Denise583 🥰
Pra mim sustentabilidade é estar em contato coexistindo com a natureza e você pratica isso diariamente no seu estilo de vida!
Agradecimentos imensos pra vc @Laura.
É muito importante a oportunidade de compartilhar uma proposta que usa conceitos antigos, com alternativas atuais.
Sempre defendo que o caminho da Sustentabilidade e da Vida, de forma geral, é a mescla do antigo com o novo, da experiência com a inovação, da sabedoria com o entusiasmo em aprender, da ponderação com a coragem.
Assim como há equilíbrio no Universo e no Mundo, deve haver também nas atitudes.
@Loni56, muitíssimo agradecida, sua opinião é muito importante pra mim. Vc com sua simplicidade e generosidade de alma, faz a diferença aqui na CC.
🥰😘
Sabe o que vejo em sua casa😊
uma obra de arte
como artista
vejo obra de arte em qualquer
tronco
lamento nao pude continuar
com meu talentos e dão
me alegro com sua obra de arte perfeita na sustentabilidade que tem tudo!
sobre sua vida de infância temos algo em comum
fui criada da mesma maneira tudo reaproveitado
Por isso falo que de uma cenoura
ovo e farinha faço um almoço
😊😊
Querida @Loni56 .
Como assim não continuar com seus talentos??!!
Vc já o faz em sua forma carinhosa de receber seus hóspedes, em deixar um tiquinho de seu amor em cada cantinho cuidado por vc.
E qto a outros talentos específicos, nunca é tarde.
Comece hj, amanhã, semana que vem... não importa quando, apenas comece.
Qqr jornada começa com o primeiro passo.
Bjcão 💋
À toda Comunidade!
Percebi que deixei de enviar uma foto que mostre a fachada da Cabana.
Portanto, apresento-lhes a Cabana Ypotyra.
Parabéns @Denise586 ficou muito bom.
Sua cabana combina e se integra com sua propriedade. Ficou muito bom e pratico.
Parabéns @Laura ! Ja adoto algumas práticas no nosso Solar, mas vendo sua postagem, vejo que posso melhorar ainda mais
o conceito de sustentabilidade. Esta é minha meta! Bjs e obrigada
Há muitos anos separamos os resíduos sólidos e pedimos a colaboração dos hóspedes para manter e estender esse hábito. Levamos os recicláveis diretamente para uma cooperativa, os orgânicos viram adubo e sobra bem pouco para descartar.
O trabalho feito nessa residência é exemplar, conheço bem o quanto de trabalho foi dedicado a cada item.
Quando as pessoas acordarem para o fato de que tudo que produzimos e descartamos só muda de lugar em nosso planeta talvez mudem seus hábitos: espero que dê tempo!!
Tua cabana é linda @Denise583 , capricho e bom gosto, tudo reunido.
O reuso deveria ser uma prática na civilização, o desperdício é latente, tudo é descartável, vivemos em uma sociedade ao mesmo tempo carente e consumista, totalmente paradoxal.
Sou desse tempo também Denise, em que tudo era passado de um irmão para o outro, nada era desperdiçado, tudo era reutilizado ao seu limite máximo. Livros escolares, roupas e sapatos, tudo era repassado e a felicidade era encontrada no modo simples de viver, sem desperdícios ou maiores ostentações.
Vivíamos felizes assim, o reuso era normal e cultural na minha geração. Como e em que momento perdemos isso, não sei responder.
Esse seu post, me fez remontar ao passado, lembrando de tempos idos, simples, tranquilos e felizes.
Parabéns amiga, pela cabana, pelo espaço bucólico, pelo reuso e pela conscientização transmitida aqui neste belo post.
Abraços fraternais do amigo,
Fabrício:)
olho as imagens e leio o post e me transporto para um sonho pessoal. Parabéns Denise ❤️
Parabéns @Denise583 !
Seu espaço é muito legal , adorei o cabideiro em bambu ! Detalhes tão interessantes!
O hóspede reserva o seu espaço em busca de tranquilidade e ganha uma "experiência" em práticas para um mundo melhor.
abraço!