Horários de check-in/check out - antecipando um possível conflito com futuro hóspede

Paulo-Roberto0
Level 5
São Paulo, Brazil

Horários de check-in/check out - antecipando um possível conflito com futuro hóspede

Já estou antecipando um possível conflito com futuro hóspede, este hóspede está para entrar no próximo sábado com horário de entrada/check-in marcado entre 13 e 14 horas.  Mas ele afirma,com bastante convicção, que o horário seria ao meio-dia (12 hrs).  Tentei explicar a ele que tenho um outro hóspede que, de acordo com os meus registros, neste horário ainda estará no meu imóvel, se preparando para deixar o imóvel.

Por mais que eu tente argumentar com este futuro hóspede ele é bastante inflexível, agressivo até no diálogo.

Tanto é que pensei em cancelar porém como ele já esteve hospedado em meu imóvel penso que o cancelamento não é a melhor solução e sim tentar o diálogo com ele.

Vou enviar o itinerário de hóspede para este futuro hóspede e ainda para o atual hóspede que tem agendado sua saída para as 12 horas.

Porém este atual hóspede me havia pedido no sábado passado para ficar umas horas a mais por conta do atraso que houve do hóspede anterior que também me causou transtornos em função deste problema de hóspedes não combinarem antecipadamente o horário de entrada e saída. Sempre deixam isso para o último dia, principalmente o  horário de check-out/saída.

Anteriormente sempre deixei um dia o imóvel indisponível justamente para evitar este tipo de problema (hóspedes entrando e saindo no mesmo dia). Mas desta vez resolvi ceder aos pedidos de hóspedes com relação a datas que neste período de Janeiro é bastante procurado e agora estou tendo que resolver este problema angustiante.

Aprendi a lição: nunca mais cederei às vontades de hóspedes no que se refere a horários serei bastante inflexível embora acredite ainda que tudo isso pode ser negociado, se a pessoa tiver boa vontade.

E ainda sempre deixarei um dia indisponível do imóvel entre um hóspede e o outro.

Agindo assim acredito que evitarei esse tipo de problema pelo qual estou passando.

 

Saudações a todos que lerem este post e puder fazer um possível comentário.

Paulo

 

9 Respostas 9
Bárbara5
Level 10
Gramado, Brazil

Oi @Paulo-Roberto0

 

Eu sempre bloquei uma noite antes e depois de cada reserva. Justamente pra não ter esse tipo de problema. Mas se você quer alugar direto, sugiro que coloque horário de check-in e check-out bem estebelcidos. Vi que num dos seus anúncios você colocou check-out ao meiod-aie e check-in às 13h. Não vejo como você conseguirá fazer a limpeza em 1h. Sugiro deixar pelo menos 3h de intervalo...e deixar sempre claro, na troca de mensagens com os hóspedes, qual é o horário de check-in e check-out. Claro que se você não tiver hóspedes no mesmo dia dá pra ser flexível...

 

Mas colocar as informações de forma clara para os hóspedes é muito importante. Boa sorte

 

Bárbara

@Bárbara5 agradeço pela gentil resposta. Só para esclarecer eu sei que uma hora é pouco e realmente me arrependo de não deixar no mínimo um dia entre um e outro hóspede. Eu não cobro taxa de limpeza e considero que o hóspede q sai deve entregar o apto tal como ele encontrou na chegada e se no check-in ele tiver algum comentário a fazer sobre o estado do apartamento que ele faça na hora e não após a saída dele, o que eu não acho correto.

Por último é bastante recorrente os hóspedes só avisarem na véspera (tanto da chegada como da partida) o horário . Eu tento ser flexível porque sei q no litoral o tempo pode mudar, ou seja, estar bom ou até mesmo chovendo o que às vezes acaba influenciando esses horários.

Mas cheguei à conclusão que ser flexível no horário acaba me prejudicando.

E outra coisa que vale destacar os hóspedes, ao que tudo indica, não lêem o Itinerário do Hóspede que o Airbnb dispôs para imprimirem antes da viagem. 

Se tivessem lido saberiam que a informação do check-in e do check-out está bem determinada lá e não há como discutir e negociar já que ela se encontra lá. Tenho um futuro hóspede para sábado que vem q discutiu grosseiramente comigo (os ânimos no Brasil andam bem acirrados) que o horário de check-in dele seria ao meio-dia. Posteriormente fui verificar e está lá : 13/15 horas (de 1 a 3 horas da tarde) isso porque está havendo muito congestionamento neste trecho e no trecho da Dutra e Tamoios no verão.

Só que não vou discutir com ele. Deverei enviar em breve um email para ele com o link do seu Itinerário de Hóspede.

É isso e mais uma vez obrigado pela atenção e tempo dedicado na resposta.

Saudações,

Paulo

 

Resultado : hóspedes inflexíveis e minha avaliação foi bastante negativa injustamente e recebo um aviso do Airbnb q estou correndo risco de ser rebaixado, ou seja, que por um tempo determinado o meu anúncio não aparecerá nas Buscas. O mais interessante é que tenho 50% de avaliação 5 Estrelas.

 

att,

Paulo

Fred33
Level 2
Barcarena, Portugal

O truque é mesmo colocar check-out 12:00.
Check-in 15:00.
Assim não correrá qualquer risco.

Claudio38
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Olá @Paulo-Roberto0, desculpe mas você está se prejudicando (já se prejudicou) mas também está prejudicando os hóspedes adotando essa política.

 

É uma péssima coisa deixar apenas uma hora de "gap" entre um e outro hóspede e deixar por conta do hóspede anterior a responsabilidade de deixar a sua acomodação limpa. Se por exemplo um hóspede não fizer ou o fiz de forma não perfeita o hóspede posterior que não tem nada a ver com a estadia do anterior sairá prejudicado.

 

Coloque-se do lado do hóspede, imagine-se fazendo uma reserva e ver esse tipo de informação (apenas uma hora entre um e outro - eu posso chegar e dar de cara com outro hóspede ainda - e que a limpeza que eu vou encontrar é a limpeza feita pelo outro - ou seja, eu posso chegar e encontrar o banheiro cheio de areia, papel higienico no lixo, cama com cabelos, etc...). Você reservaria?

 

Ou pior, não saber disso e encontrar esses problemas ao chegar. Seria uma boa experiência?

 

acaba queimando o seu filme e o filme dos demais anfitriões.

 

 

Claudio Correia
Prazer em receber bem!
J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Olá @Paulo-Roberto0

Concordo com o @Claudio38 ! É preciso se colocar no local de um viajante em férias ou hospede para entender que muitas vezes uma reclamação deve ser assimilada para melhorar o que se promete. Ou então aprender dizer não a algum pedido fora do combinado caso não seja possível cumprir. Quem faz as regras da casa é o proprietário do espaço (anfitrião) e não o hospede, estas devem ser claras para quem lê o anúncio. Permitir entrar ou sair antes do horário de checkin/checkout não é uma obrigação e sim uma concessão feita somente quando é possível. E portanto cabe ao proprietário se organizar para oferecer a propriedade limpa, isto não é problema de quem vai chegar.  Concordo com @Bárbara5 e @Fred33 que deram sugestões de como ajustar hora para checkin e checkout.

Quando alguém chega após uma longa e cansativa viagem, quer descansar e encontrar um local limpo e pronto.

O próprio Airbnb até sugere dar algum presente para o hospede, mas obviamente algo que seja uma cortesia.

Ninguém vai viajar e querer ganhar uma "vassoura" de presente para fazer uma faxina no local que alugou 🙂 

E por fim, não adianta culpar ninguém pela desorganização ou sujeira ! Não se pode culpar um hospede por falta de tempo para limpeza, da mesma forma que não se pode culpar algumas baratas por terem entrado na casa ou culpar a ex-hospede cabeluda pelos fios de cabelo encontrados no ralo! Sim, é tudo complicado. Mas é por isto que quem viaja paga para encontrar um espaço limpo e organizado.

Abraços a todos.

 

Мαxiмiliαno-Αvelαr0
Level 1
Santa Cruz do Sul, Brazil

Pessoal, reportei o problema ao Airbnb que já ocorreu comigo e que pode ser o problema de muitos por aqui. Não há qualquer ferramenta de proteção ao anfitrião no aspecto abaixo e a sugestão enviada dará fim não somente ao quesito "extorsão" mas como também pelas diversas horas de espera do anfitrião para realizar o check-in do hóspede. Segue abaixo o texto encaminhado, e peço para que todos também compartilhem desta ideia e exijam pela criação desta ferramenta que controlará o horário de check-in do hóspede automaticamente. 

Encaminhem também ao Airbnb de maneira massiva para que tenhamos retorno o tão logo possível, pois já fui prejudicado nas minhas avaliações por uma estadia que não aconteceu. 

 

Segue:

 

"Veja que não há qualquer ferramenta de proteção ao anfitrião nos casos em que o hóspede avalia negativamente o anfitrião por uma estadia que o mesmo não fez o uso e não compareceu no check-in, não realizando o cancelamento antecipadamente. Eu, inclusive, já fui alvo de extorsão para que cedesse outra data para a estadia do hóspede, caso contrário receberia a pior avaliação possível - denegrindo o meu anúncio com um falso comentário (falso, já que o hóspede se quer gozou de fato da estadia contratada). 

Vemos que, conforme a política do Airbnb, o anfitrião não tem a obrigatoriedade de lhe ofertar cortesias ou ceder seus cômodos em outras datas quando ocorrer a desistência da reserva por parte do hóspede. Porém, em prática, vemos que os hóspedes, muitas vezes, se utilizam dessa fragilidade do programa quando não se fazem presentes na estadia. Ou seja, porque cancelar previamente a sua  reserva quando o mesmo pode simplesmente não fazer o check-in para então, por meio de extorsão, obrigar o anfitrião a garantir-lhe uma futura estadia como cortesia, sob pena de lhe causar prejuízo moral com falso comentário e com uma péssima avaliação, que no entanto, o Airbnb, por meio dessa falha, se quer sabe que a estadia não ocorreu de fato.

Exijo imediatamente a aplicabilidade de uma regra que, nos casos de NO SHOW, o hóspede fique impedido de avaliar tal estadia, uma vez que é conflitante avaliar algo que se quer consumiu-se. Essa regra terá como penalidade o cancelamento automático pelo Airbnb quando o hóspede não se fazer presente (e não realizar o check-in) no horário previsto e determinado do anúncio. 

 

Não é possível aceitar tamanha fragilidade na plataforma diante de um corpo profissional e capacitado de engenheiros digitais o qual o Airbnb possui. 

 

Aguardo por providências na proteção do anfitrião nos aspectos citados acima, para que assim, não haja mais falsas avaliações enfraquecendo e estreitando a relação e confiança com futuros e próximos hóspedes."

 

Maximiliano Avelar. 

Gabriel481
Level 1
State of São Paulo, Brazil

Como ex anfitriao e usuário compartilho da idéia de não aplicar  exigências de check in e check out como de Hoteis.

Se deve respeitar os horários da "Diária" e dos horários da administração do condomínio.Ponto

Quem Quise duas diárias no mesmo dia que se complique com atrasos e limpeza e fique negativo.

Sandrine336
Level 2
Atibaia, BR

Coloco meu check-in 18h e checkout 12h.

Mesmo assim bloqueio a data imediatamente posterior as reservas e desbloqueio assim que organizo a limpeza.

Como sugestão acho preferível vc cobrar uma taxa de limpeza a deixar para o hóspede fazer isso, algumas pessoas tem padrões muito baixos quando se trata de higiene, ou tem preguiça. Já teve situação de o hóspede fingir que deixou a louça lavada rsrsrs só passou água e botou pra escorrer.... se tivesse hóspede em seguida receberia uma péssima avaliação (com razão).

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias