Lavar louça

Joana127
Level 2
São Paulo, Brazil

Lavar louça

Boa Tarde!

Uma hóspede me perguntou se podia deixar a louça suja. Ela também disse a minha faxineira que havia pago taxa de limpeza é que isto estava incluso. Isto nunca me aconteceu antes, meus hóspedes sempre cuidaram de suas louças e do que sujavam. Eu respondi a ela que geralmente os hóspedes que cuidavam de suas louças, mas se ela tivesse com alguma dificuldade, que me avisasse. Eu entendo que o Airbnb não é como um hotel, e que estamos compartilhando nossas casas com outras pessoas. Como devo agir em relação a este tipo de situação? Fiz errado? Como proceder em minhas futuras estadias pra oferecer o melhor para meus hóspedes? Obrigada!!!

3 Respostas 3
Mário28
Level 10
Brasília, BR

Oi, @Joana127, td bem? A cobrança da taxa não exime o hóspede da responsabilidade de zelar pela limpeza do ambiente. Tanto é assim que, a despeito da taxa, o anfitrião avalia o hóspede no quesito limpeza. Vale dizer que taxa é apenas simbólica e muitas vezes não paga nem a diária de uma faxineira, sobretudo quando faxinamos antes e depois da hospedagem.

O que eu faço para evitar situações como essa é não cobrar muito caro pela taxa de limpeza (para evitar esse argumento de que "estou pagando e caro pela limpeza, logo, sujo o quanto quiser") e deixar sempre um manual do hóspede (bem simpático) pedindo a gentileza de manter o ambiente limpo, jogar o lixo fora e lavar a louça (obs: deixe um chocolatinho ou um mimo junto). 

Infelizmente, tem muita gente mal educada que não entende o espírito do aplicativo, que é de hospedagem compartilhada e não de prestação de serviço em sentido estrito. Aliás, mesmo que fosse um serviço de hotelaria, não justificaria porquice. 

Se ainda assim vc tiver problema, não entre em atrito com o hóspede, pois o anfitrião tem muito mais a perder. Mas é justo que diga no privado como é e deve ser o uso do aplicativo. Boa sorte e sucesso!

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Joana127

Uma coisa é fazer faxina, outra coisa é deixar o ambiente organizado e limpo, dentro do aceitável.

Nem em hotel, hospedes de bom nível deixam tudo sujo e desorganizado.

A taxa de limpeza é para entregar o apartamento limpo, incluindo lençois e faxina. 

Se um hospede deixa o apartamento muito desorganizado ou muita louça suja e cozinha suja (além do aceitável), isto pode ser mencionado de duas formas na avaliação.

No item Limpeza, sugiro atribuir menos de 3 estrelas.

No review escrito, você pode mencionar algo como - "Um pouco a desejar no quesito limpeza. Sugiro que em estadias futuras, deixem o apartamento em condições acitáveis, como fazem os bons hóspedes do Airbnb.

Marcus318
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

@Joana127 O airbnb deveria colocar como regra básica lavar a louça. Já tive hóspedes que deixaram pilhas de pratos, copos e panelas. Falta bom senso de alguns hóspedes 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias