Bom dia a todos! Gostaria, por gentileza, de recomendações d...
Última resposta
Bom dia a todos! Gostaria, por gentileza, de recomendações de um modelo de chave eletrônica que desligue os equipamentos de a...
Última resposta
A poluição plástica tem se tornado um dos maiores desafios ambientais do nosso tempo, afetando tanto a terra quanto os oceanos. 🌊
Os resíduos plásticos podem levar centenas de anos para se decompor, liberando gases poluentes e prejudicando a qualidade do ar e da água. Quando jogados em rios, eles podem viajar para os oceanos, onde se acumulam na superfície e formam grandes ilhas de lixo, como a Grande Ilha de Lixo do Pacífico.
Essa poluição plástica tem um impacto devastador na vida marinha, com animais como tartarugas, baleias e aves marinhas confundindo o plástico com comida e ingerindo-o. Além disso, o plástico pode se fragmentar em microplásticos, entrando na cadeia alimentar e afetando a saúde humana.
Para combater a poluição plástica, muitos países têm implementado medidas para reduzir o uso de sacolas plásticas, incentivando o uso de sacolas reutilizáveis ou biodegradáveis. O movimento #AcabeComAPoluiçãoPlástica tem ganhado força em todo o mundo, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os problemas ambientais causados pelo plástico.
Eu reciclo quase tudo, tenho essa conduta há anos, separando tudo que é plástico, metais , esponjas, cápsulas de café , pilhas pequenas e grandes, vidros e aparelhos eletrônicos(que entrego para uma reciclagem especial ).
Você sabia que o item de maior impacto ambiental é a sacola plástica?
Desde a década de 1970, quando a indústria de plásticos começou a produzir sacolas como uma alternativa mais barata e conveniente às sacolas de papel, que as sacolas plásticas se tornaram um item comum no cotidiano das pessoas em todo o mundo, mas sua popularidade e uso excessivo têm gerado preocupação em relação aos impactos ambientais. O uso indiscriminado das sacolas plásticas em supermercados e lojas de departamentos, tomou uma proporção imensurável de consumo desenfreado , trazendo um impacto devastador ao meio ambiente . Elas são, frequentemente, descartadas de maneira inadequada e podem levar centenas de anos para se decompor. Além disso, elas podem prejudicar a vida selvagem e poluem nossos oceanos e rios.
As sacolas plásticas têm um impacto significativo e devastador no meio ambiente, especialmente quando são descartadas incorretamente.
Você tem ideia do tempo médio de decomposição de uma sacola plástica?
O tempo médio de decomposição de uma sacola plástica pode variar de 100 a 400 anos, dependendo das condições ambientais em que ela é descartada.
Você sabe qual a principal matéria-prima utilizada na fabricação de sacolas plásticas?
A principal matéria-prima utilizada na fabricação de sacolas plásticas é o POLIETILENO , um tipo de plástico derivado do petróleo.
Você sabia que existe um Tratado Global para a eliminação do resíduo plástico?
Foi assinado, em 2018 , o Tratado Global para a Eliminação de Resíduos Plásticos, que tem como objetivo reduzir a quantidade de plástico nos oceanos.
O tratado prevê a implementação de medidas como a redução do consumo de sacolas plásticas e o incentivo à reciclagem.
No Brasil , já existe Legislação e Políticas Públicas.
A Lei nº 12.305/2010 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que proíbe a distribuição gratuita de sacolas plásticas pelos estabelecimentos comerciais. Além disso, a lei determina que os fabricantes e importadores dessas sacolas devem se responsabilizar pelo seu descarte adequado.
E já existe um projeto de lei em tramitação no Senado que prevê a proibição da produção, importação, comercialização e distribuição de sacolas plásticas em todo o país. O projeto ainda não foi aprovado, mas se tornar lei, poderá ter um impacto significativo na redução do consumo desses produtos.
Quais Alternativas às Sacolas Plásticas?
1 -Reutilização e descarte adequado para reciclagem;
2- Sacolas de tecidos ;
3- Sacolas e plásticos oxi- biodegradáveis
4- Sacolas de papel ;
💡 Como você lida com seu lixo plástico?E dentro da comunidade Airbnb, há alguma possibilidade de levarmos uma ação de tomada de consciência sobre a reciclagem?
Fonte: https://blog.cicloorganico.com.br/sustentabilidade/a-historia-das-sacolas-plasticas/
@Laura eu tenho composteira sim, por conta das minhas filhas "plantas"! hahaha... Mas ficam poucas coisas para colocar nela, pq utilizo quase 100% das frutas, vegetais e legumes que consumo. Sou vegetariana e até a casca do ovo aqui vira pó para banho de descarrego e banimento! kkkkk... Quando tem muito, trituro para colocar na terra das filhas!
#ACasadaBruxa
Evoé!
Caramba @Priscilla213 , já ouvi falar que a casca de ovo triturada é ótima para colocar nos alimentos também...acho que é rica em ferro, não?
@Laura a farinha de casca de ovo é ótima fonte de cálcio e não de ferro, sendo 95% de carbonato de cálcio — substância usada como antiácido para aliviar dores de estômago, azia e indigestão. Mas só utilize como suplemento alimentar se você estiver precisando de um reforço neste mineral. A dica é fazer farinha de casca de ovo, lavando na água, assando e depois triturando até virar um pó.
Beijos!
#ACasadaBruxa
Óia eu chegando pra dar meu pitaco.
Eu sou bastante critica nesses assuntos de sustentabilidade (aliás pra tudo, né 🤭), só que a verdade nua e crua é que a grande maioria é só narradiva pra impor um nova vertente em que se pode lucrar mais.
Poucos se importam, verdadeiramente, com o meio ambiente e, geralmente, esses jamais conseguem chegar nalguma posição de poder ou decisória para fazer alguma diferença.
Nessa onda fake de sustentabilidade, o ônus sempre vai pra ponta final da linha, que é o consumidor, o povo.
De repente os combustíveis fósseis são o vilão, impõe-se uma data para a troca total da frota inteira de veículos de um país, por veículos elétricos.
Eletricidade, fonte essa de energia que, em praticamente todo o hemisfério norte, é oriunda de termoelétricas, onde a geração de energia se dá por meio da queima de combustíveis fósseis.
Piada né???!!!
Veículos elétricos que dependem de baterias cujo descarte é um veneno para o solo.
E não podemos esquecer que a indústria automobilística representa mais de 50% da emissão de poluentes para a atmosfera, muito disso oriundo dos gases tóxicos do uso de diversos materiais como tintas e "plásticos", em sua fabricação.
Nasci numa época em que não havia esse discurso de Sustentabilidade, mas embalagens, embrulhos, sacos e sacolas eram de papel, tudo colocado em grandes bolsas de pano ou "carrinhos de feira". Na feira então... a maioria dos produtos ia do prato da balança direto pra bolsa, sem saquinho nem nada kkkk
O que era líquido, vinha em garrafas de vidro retornáveis que chamávamos de "casco".
Paradoxalmente, agora temos uma grande profusão de plásticos e descartáveis justamente na geração que se diz tão "preocupada" com o meio ambiente.
Temos aqui outra piada???!!!
Acompanhei no Rio essa imposição que foi a proibição de sacolas plásticas nos mercados. É importante deixar claro que elas não "sumiram", apenas eram oferecidas com pagamento à parte (grande solução, né?)
Curiosamente a mesma proibição não atingiu indústrias e fabricantes que continuaram a fazer uso de embalagens plásticas.
"Engajados" no movimento de proteção ao meio ambiente, o feijão e o arroz, fubá, farinha de trigo e etc, não tiveram suas embalagens trocadas por papel (como o era na minha infância e adolescência).
Os saquinhos disponíveis para legumes e frutas tbm não.
E sabe a piada maior nisso tudo?
Imbuídos de genuína boa vontade, muitos consumidores passaram a levar suas bolsas e não fazerem uso das sacolas plásticas do mercado e, seguindo a mesma linha, passaram a descartar seus lixos tbm em embalagens de papel.
Resultado, o lixo não era recolhido! A Comlurb (Concessionária responsável pela cometa no Rio) só recolhia o lixo se estivesse devidamente armazenado em sacos plásticos.
Portanto, vc que "entrou de gaiato no navio", que não tinha mais sacolas plásticas de mercado para armazenar o lixo, era obrigado a comprar sacos de lixo.
Genial, não acham???!!!
Agora vemos a carne e similares já embaladas, além do plástico, em uma bandejinha de isopor.
Chega-se ao cúmulo de descascar mandioca e tangerinha e vendê-las na mesma bandejinha coberta com filme de pvc.
Tampouco vejo empregar, de forma sistemática, a oferta da opção de produtos em "refis", para que possamos reabastecer nas embalagens que já temos em casa, e assim haver menos descarte.
Nem ao menos a adoção de padrão de venda de produtos em formulação concentrada (necessidade de um tamanho reduzido de embalagem), para posterior diluição em casa.
Uma das maiores lições da pandemia foi a comprovação de que é possível trabalhar e estudar on line, pelo menos para a grande maioria.
Menor necessidade de veículos (consequentemente menor volume de fabricação), menos emissão de gases e menos um montão de coisa que todos nós estamos cansados de saber.
Mas...
Antigamente se dizia "o exemplo vem de cima".
Pena que é uma lição já há muito, esquecida...
Bjcão 💋!!!
Oi@Laura , vou pontuar minha posição a @Denise583: você está certa em apontar esses questões , até porque , o que vemos na mídia , é greenwashing ou lavagem verde, estratégias de marketing que manipulam o consumidor. É uma enganação que as empresas fazem para parecer mais sustentáveis do que realmente são e a mídia mundial sustenta essa enganação, levando essa mentira a bilhões de lares, criando uma ilusão de que as empresas estão investindo no meio ambiente e na qualidade de vida de seus consumidores. Balela!!! Como hoje em dia, quase ninguém pesquisa ou investiga a veracidade do que estão nas mídias sociais , tudo passou a ser verdade :” a mentira vestida com a roupa da verdade”. Mas eu sou uma andorinha, que posso não fazer uma revolução ou um verão ! Mas , que acredito , como ser humano que cada um de nós , podemos fazer muitas coisas e juntos , podemos mais …Como andorinha , uma pessoa sozinha pode influenciar muita gente, é nessa força que estou unida aos grupos de reciclagem e acredito na boa fé e na boa vontade de cada indivíduo, que luta pela qualidade de vida em nossa planeta. Se cada um de nós , recolhermos e cuidarmos do nosso lixo de forma responsiva e integrativa, estaremos criando um sistema de qualidade e acredito que em algum momento , sejam décadas ou séculos, surgirão , forçosamente, mudanças dessas mesmas empresas que hoje , poluem e destróem , massivamente, o nosso lindo planeta. Meu muito obrigada pela sua parceria e contamos , que juntas ou juntos , podemos mais … Sempre. Abraços .
Oi @Mária20
É o que fazemos, né? Aquele trabalho de formiguinha...
Só que, como vc mesmo apontou, somos andorinhas e não formiguinhas e já diz o dito popular, "uma andorinha não faz Verão"
E cada vez mais vejo como isso é verdade...
Quantas e quantas vezes vi o caminhão que recolhe dejetos das fossas sépticas dos condomínios chiques da Barra, jogar seu conteúdo nas lagoas da Barra da Tijuca.
Desde que me entendo por gente, existem as "línguas negras" nas areias da praia de São Conrado.
E vc sabia que Jacarepaguá inteira não tem rede de esgoto? Que é tudo despejado na rede pluvial?
Que há não muito tempo, das três usinas de separação de lixo do Rio que custaram aos cofres públicos R$ 79 milhões (isso há mais de 2 décadas - a de Irajá data de 1977) uma foi desativada, outra funciona com um terço de sua capacidade e a terceira opera precariamente.
Então não é difícil imaginar para onde vai o lixo que tão cuidadosamente, vc separa...
Vemos a Amazônia e o Cerrado queimarem de forma nunca vista em 16 anos...
Nos dez primeiros meses de 2023, 9 milhões de hectares foram atingidos pelas chamas no país.
Repito, os que verdadeiramente se importam, esses jamais conseguem chegar nalguma posição de poder ou decisória para fazer alguma diferença.
Já vivi mais de 6 décadas pra saber, exatamente, como as engrenagens se movem.
Ainda assim seguimos nós naquilo que acreditamos e fazendo o que precisa ser feito, mesmo que estejamos, de fato, apenas enxugando gelo.
Abraços!!!
Oi @Denise583, é lamentável o descaso de nossos governantes , desde Abril de 2021 que a Iguá venceu o bloco 2 do leilão da Cedae, assumindo os serviços de saneamento nas regiões da Barra e Jacarepaguá, zona oeste da capital fluminense, além dos municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes, no centro-sul do estado. É desconcertante o descaso com o meio ambiente e com a vida marinha, sem falar dos riscos , real , à saúde da população, porque o que é lançado nas águas pluviais , são levados pela correntes dos rios e mares para todas as regiões. Mas ainda assim , sinto-me disposta a seguir o meu caminho de andorinha , foi assim que aprendi com meu pai. Segurei confiante em minha jornada . Abraços
É bem por aí, @Mária20
Nossa consciência nos guia e nos faz agir como formiguinhas, quando, na verdade, somos meras andorinhas.
Curioso que hoje mesmo chegou a mim, pelo Facebook, uma charge muitíssimo interessante que retrata exatamente o que vemos conversando.
Óia ela aí 👇🏻
Essa imagem fala mais do que 1000 palavras @Denise583 !!!
O greenwashing hoje em dia é com tudo, e me fez pensar também nas minhas ações como cidadã, agora nesse época de Black Friday só se pensa em comprar....depois de passar horas fazendo carrinhos de compras sem consciência alguma me dei conta do esforço de tudo isso para ser produzido....
E não sei se o meu problema é maior ou menor pelo fato de que nem reciclagem de lixo existe na minha região....
Como podemos reverter isso, mesmo que seja uma ação singular, sem grandes pretenções de mudar o mundo de uma vez só?
Oi @Denise583, uma só palavra para essa imagem: insensatez… O mundo moderno e as novas tecnologias, oficializou a imbecilidade humana, por isso
mesmo acho
importante o nosso trabalho , seja de formiguinha ou de andorinha, nessa massa amorfa, que segue os modismos , sem reflexionar as causas e as ações das empresas de greenwashing , sem beira sem eira. Continuemos a nossa jornada, por
menor que seja a nossa ação . Abraços