Como lidar com a monkeypox?

Clarissa122
Level 2
State of Rio de Janeiro, Brazil

Como lidar com a monkeypox?

A epidemia de monkeypox é uma realidade e é nosso dever enquanto anfitriões garantir a segurança dos hóspedes e de nossos colaboradores. Gostaria de saber o que vocês estão fazendo ou pretendem fazer para tornar o espaço de vocês mais seguro. Eu vou fornecer luvas descartáveis e máscara para minha colaboradora usar ao manusear roupas de cama, toalhas e utensílios de cozinha sujos.  Mas estava pensando hoje se não seria melhor parar de oferecer roupa de cama e toalhas até esse surto passar. Penso que seria interessante que o próprio Airbnb orientasse os anfitriões e os hóspedes nessa questão. O que acham? 

12 Respostas 12
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Clarissa122 , realmente não vi nenhum tópico ainda sobre esse assunto, mas acho bastante relevante de ser discutido para que os anfitriões possam estar preparados para possíveis desdobramentos. 

Vou marcar alguns anfitriões aqui para que eles possam dar a opinião deles sobre esse assunto: @Fabricio50 , @Denise583 , @Beatriz98 , @Mari26145 , @Leander1 , @Guilherme329 , Soraya50,@Loni56 

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Leander1
Level 5
Rio de Janeiro, Brazil

Olá pessoal! 

Momentaneamente continuarei oferecendo roupas de cama e banho por alguns motivos. 

1- Por ser uma necessidade característica das minhas hospedagens, por estar próximo ao aeroporto e as estadias serem de um dia, os hóspedes não costumam carregar roupas de cama na mala, acredito que a falta destes itens comprometeria a estadia.

2- Não tive informações  até o momento de que oferecendo as roupas comprometeria a saúde e segurança de hóspedes e colaboradores. 

3- Substituo todas roupas de cama e banho nos check outs por roupas limpas e passadas, respeitando intervalo de 3 horas entre os hóspedes.

Por hora são essas medidas que tenho tomado. Caso alguém tenha alguma informação nova será de grande valia.

Espero ter ajudado.

Leander 

Clarissa122
Level 2
State of Rio de Janeiro, Brazil

@Leander1 , eu também não estou tão preocupada com a segurança dos hóspedes porque eu lavo todas as roupas de cama e toalhas a 50ºC desde o início da pandemia e isso deve bastar para protegê-los.

 

Minha maior preocupação é realmente com minha colaboradora (e trabalhadores do turismo em geral). De acordo com o guia de classificação de contatos do governo do Reino Unido, o manuseio (troca) de roupas de cama e toalhas de pessoas infectadas ocupa o nível 3 de risco (o maior que há). É tão perigoso quanto o contato íntimo ou sexual. E não temos como saber se nossos hóspedes estão ou não infectados. 

 

Apesar da doença não ser letal para a maioria das pessoas, ela é chata e demorada de curar. O paciente pode ficar até 1 mês afastado do trabalho. No meu caso, se por ventura acontecer da minha colaborado ficar doente, eu vou cobrir o mês dela, mas sabemos que não é o que a maioria das pessoas vai fazer. Quantos profissionais do turismo podem ficar afastados de seus empregos? Acredito que seja um direito dos colaboradores receberem a informação adequada e EPI fornecido por quem os contrata. E seria muito bom que o Airbnb orientasse os anfitriões a respeito disso. 

Alyson48
Level 6
State of Pernambuco, Brazil

oi, CLarissa! você pode compartilhar a fonte dessa informação do governo do Reino Unido, por favor?

Alyson Lima
Clarissa122
Level 2
State of Rio de Janeiro, Brazil
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Obrigada por fornecer esse guia de classificação de transmissão @Clarissa122 , muito pertinente esse tópico e a informação disponibilizada.

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Laura e @Clarissa122 

Eu não vejo necessidade de fazer nada além do que sempre fiz e faço. 

Antes da Pandemia já adotava cuidados, pois doenças sempre existiram e a maioria é transmitida através dos fluidos mesmo.

Sarna, tuberculose, hepatite, conjuntivite, herpes... só pra dizer algumas.

Nunca deixei de oferecer roupa de cama e banho, pois não só elas podem transmitir doenças; talheres, copos, e o que dizer do BANHEIRO???!!!

Não tem pra onde correr.

Ou vc encara, ou vc muda de área de atuação. 

Minha opinião...

 

 

Clarissa122
Level 2
State of Rio de Janeiro, Brazil

oi @Denise583,

 

Claro que riscos sempre haverão quando lidamos com pessoas, mas uma coisa são os riscos comuns do dia a dia, outras são epidemias, ou seja, quando o risco aumenta demais. Não existe nenhum aviso de emergência sanitária por tuberculose, por exemplo. 

 

O tópico foi para que pudéssemos trocar ideias sobre como proteger nosso colaboradores acima de tudo e levantar a questão se, diante de uma emergência global, o airbnb não deveria estar orientando os anfitriões.

Essa não vai ser uma pandemia como a do covid, o que não significa que não possamos nos preparar e discutir um assunto que pode vir a nos afetar. Pandemias de doenças infecciosas são sempre temas de importância para quem trabalha com turismo. A política de reembolso do airbnb por covid acabou de terminar e podemos ter que encarar uma nova política de cancelamento por monkeypox. Eu não sei você, mas eu perdi algumas reservas importantes por hóspedes que cancelaram em cima da hora e receberam 100% do reembolso do airbnb por conta dessa política. Tratar do tema como se estivéssemos falando de sarna não é muito produtivo. 

 

 

Oi @Clarissa122 

Assim como vc e o @Leander1 deram suas opiniões, eu dei a minha, que não precisa combinar com a sua. 

Nem por isso mensurei a produtividade da sua.

Aliás, não se trata disso.

Apenas contribuí para a discussão com a minha opinião. 

Cadum, cadum...

Simples sim!

Clarissa122
Level 2
State of Rio de Janeiro, Brazil

blz!

Alyson48
Level 6
State of Pernambuco, Brazil

Consideração Muito IMPORTANTE. Surpreende a precarização dos trabalhores e trabalhadoras do turismo ainda quando vivemos pandemias globais. Foi assim com a COVID e parece que será com a varíola. Eu mesmo cuido da limpeza ou da maior parte dela da minha hospedagem e tenho tido muito cuidado. 

 

Mas como você bem colocou não há um direcionamento claro das plataformas de alugueis, tampouco do ministério da saúde por aqui. Andei pensando nessa questão do enxoval, mas também considero essencial para meu negócio. 

 

Todas as peças de enxoval são devidamente lavadas entre as hospedagens, o que é o mínimo a se fazer. Utilizo luvas e máscara, mas ainda é muito difícil evitar o contato acidental. 

Alyson Lima
Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

Olá CC!

 

Não ofereço enxovais nas minhas hospedagens, minha janela de reserva é de um dia, ou seja, de uma reserva para a outra, somente de um dia para outro, não hospedo ninguém no mesmo dia, a higienização que faço é segundo as orientações dadas pelo site para a covid, creio que essas medidas são eficazes para a proteção do contágio e proliferação da varíola do macaco, somadas a utilização de EPI,s (luvas, máscaras, etc), todo o cuidado deve ser observado, para si e para os outros.

 

A varíola do macaco é uma epedemia, mas, queira Deus que não se torne uma pandemia, poucas pessoas estão se contaminando 🙏, não tem a mesma gravidade de uma covid e o mundo já tem vacina para o dito mal, temos, então, que seguir atentos ao que a comunidade científica está dizendo e propondo para o combate do mal, atento também ao que a OMS está falando sobre como se pega, como se previne e como se acautelar, também ajudar, com informações corretas sobre o tema, aos grupos que no momento estão correndo mais riscos de contaminação.

 

Lembrando sempre de que, muito do que estamos vivendo hoje dessas pandemias, epidemias e endemias, deve-se a ação do homem na degradação do meio ambiente. 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias