Como você incentiva seus hóspedes a serem mais conscientes do consumo de energia?

Laura
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Como você incentiva seus hóspedes a serem mais conscientes do consumo de energia?

Hóspedes mais conscientes do consumo de energia - Airbnb Central da comunidade.jpg

Olá a todos, feliz terça-feira!

Como anfitriões, um dos desafios constantes que vocês podem enfrentar frequentemente é garantir que os hóspedes sejam conscientes do consumo de energia durante a estadia.

Gerenciar viajantes que talvez não estejam cientes do impacto do desperdício de eletricidade ou aquecimento pode ser complicado, especialmente quando se trata de custos e preocupações ambientais. 🔌 ️🪫

Embora a comunicação clara sobre as regras da casa e as expectativas seja fundamental, também existem soluções práticas que vocês podem implementar para ajudar a minimizar o desperdício de energia. 🍃

Por exemplo, instalar termostatos programáveis pode ajudar a limitar o aquecimento ou resfriamento quando não for necessário. Dessa forma, os hóspedes podem desfrutar de um ambiente confortável sem o consumo excessivo de energia.

Outras soluções podem incluir o uso de eletrodomésticos eficientes em energia, fornecer lembretes para apagar as luzes e aparelhos eletrônicos quando não estiverem em uso, ou até mesmo oferecer guias sobre como usar os sistemas de energia da casa de maneira eficiente. 📋

Tenho certeza de que existem muitas outras maneiras de melhorar esse aspecto e reduzir o desperdício de energia.

Vocês implementaram alguma estratégia ou solução eficaz para incentivar seus hóspedes a serem mais conscientes do consumo de energia? 💡

Adoraria saber as suas ideias e experiências lidando com isso!

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

73 Respostas 73

Já tentei utilizar essa técnica de deixar um aviso relativamente ao ar condicionado, mas não tem resultado muito @Alexandre1287 .  

Laura
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Alexandre1287 , isso tem ajudado com os gastos mensais de eletricidade?

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Alexandre1287
Level 3
Rio de Janeiro, Brazil

Não consigo perceber porque a ocupação não é constante, pois eu também utilizo os espaços.

Fernando1569
Level 2
Sergipe, Brazil

@Laura, boa tarde.

Costumo operacionalmente deixar informando qual local que aquele interruptor acende. Ex: área externa frente, jardim....

As luzes da garagem deixei com sensor de movimento.

Sempre deixo umas placas informativas no banheiro "sabe the planet" e no ato do check in explico do que se trata.

Conscientizar e o melhor caminho.

Laura
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Fernando1569 , você também tem esse lembrete ou alguma placa para o ar condicionado?

-----

Casa-9-Aluga-E-Cuida-Ltda0
Level 2
Mata de São João, Brazil

Nossas casas possuem energia solar, mesmo assim temos sitema de sensores que ajudan no consumo, mas eu sempre solicito a os hospedes para que desliguem tudo ao sair da casa, isso quando nossa parceira de trabalho (consierge) nao esta que esta inclusa pacote de hospedagem. quando ela esta ela que cuida disso pessoalmente!

Laura
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Casa-9-Aluga-E-Cuida-Ltda0 , que bacana que você tem painéis solares na sua acomodação!

Como foi esse processo de instalação? 

A pessoa que cuida da acomodação fica normalmente presente durante todo o tempo durante a estadia do hóspede?

-----

Mauricio896
Level 2
São Paulo, Brazil

Olá Laura, tudo bem ?

Aqui na minha acomodação o cartão que abre a porta de acesso tem que ser inserido em um leitor que ativa a energia do apartamento, ao ser retirado ele desativa tudo exceto a geladeira.

Deixo recados sobre economia de energia e consumo conciente porém infelizmente o que surte efeito é o uso desse cartão, antes disso os hóspedes saim do quarto e deixavam o ar condicionado ligado para estar "geladinho" quando voltassem.

Aqui foi o que funcionou comigo. Espero ter ajudado.

Laura
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Obrigada por compartilhar a sua experiência conosco @Mauricio896 , super útil!

Teria como você explicar um pouco como foi o processo de implantação dessa funcionalidade na sua acomodação?

-----

Fabricia11
Level 5
Rolândia, Brazil

Deixo algumas informações, por escrito, no espaço. Ex: rede e senha do wi-fi, como utilizar alguns Eletros, regras da casa, e já aproveito para deixar algumas informações que desenvolva o bom senso, como: Utilizar o ar condicionado com as janelas e portas fechadas, lembrar de apagar as luzes e certificar de que todos os eletrodomésticos estejam desligados antes de sair do espaço, por segurança. Deixo bem claro que tudo foi preparado com muito carinho e que o cuidado com o espaço e com os ítens da casa representa reciprocidade. Nunca tive problemas com gastos exagerados de energia elétrica, água ... Nem problemas de falta de cuidado com o espaço.

Só não sei se é sorte ou resultado da minha estratégia rsrs...

Laura
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Que bacana @Fabricia11 !

Como você deixou essas informações todas para os hóspedes? Você fez tipo um manual da casa?

-----

Lucas1178
Level 3
São Paulo, Brazil

A única coisa que realmente preocupa e que fez eu passar a pagar mais de 100 reais no máximo por mês de luz é o ar condicionado, que aumentou minha conta pra 300+ mesmo sendo moderno e econômico. O aumento de valor da diária e de ocupação mal cobriu esses 200+ de diferença, fica elas por elas.

Logo depois que o hóspede faz check-in (a administração do prédio informa por email), eu mando uma série de orientações no chat mesmo, e que também estão na seção de guia da casa. Ensino a lidar com coisas que alguns hóspedes podem não conhecer (soundbar, cooktop de indução, como pagar se consumir algo do frigobar, onde estão alguns objetos etc) e aproveito pra não ter medo de ser bem direto em relação às minhas maiores preocupações.

Nessa mensagem, a parte de climatização vai assim, com o caps lock e tudo:

">>> CLIMATIZAÇÃO:
Use o ar condicionado, que tem função frio (até 16ºC) e quente (até 30ºC). Por favor, LEMBRE-SE DE DESLIGÁ-LO sempre que sair do apartamento. NUNCA USE COM AS JANELAS ABERTAS.
Além disso, o espaço conta com um ventilador de teto e mais um ventilador adicional de mesa, além de duas opções de umidificador: grande, atrás da cortina, e pequeno, na mesa de escritório."

Laura
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Lucas1178 , obrigada pela sua contribuição aqui na comunidade!

Você pensou em implementar algum sistema para controlar o consumo de ar condicionado pincipalmente?

@Leonardo798 fez uma postagem que virou referência nesse fórum, dá uma lida porque acho que tem dicas muito relevantes para ajudar vários anfitriões nesse quesito:

-Casa Inteligente (Desligar luzes, ar condicionado,etc)

Um abraço!

-----

Coloque um Ecotouch-Economizador de Energia Inteligente...funciona muito e economiza mais ainda!!! Postei sobre isso aqui no grupo.

Laura
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Rosele-Neetzow0 , vou marcar o @Lucas1178  senão ele não vai ver o seu comentário 🙂

-----

Mais ferramentas para ajudar você a atingir suas metas

Central de Recursos

Confira nossos guias de hospitalidade e descubra como gerenciar seu anúncio e expandir seus negócios.