A Reserva Imediata é adequada para si?

Airbnb
Official Account

A Reserva Imediata é adequada para si?

Noções básicas sobre a Reserva Imediata

A Reserva Imediata é uma ferramenta poderosa que permite aos hóspedes poderem reservar a sua casa de imediato para as datas disponíveis; esta retira a necessidade de os anfitriões analisarem e aceitarem de modo individual cada pedido de reserva.

Muitos anfitriões informam que ganham mais dinheiro ao facilitar o processo de reserva aos hóspedes e que apreciam a conveniência que isto proporciona. Os anúncios com Reserva Imediata também tendem a posicionar-se melhor nos resultados de pesquisa da Airbnb. "Para nós, a funcionalidade de Reserva Imediata tem funcionado muito bem", refere o anfitrião Antonio de Goa, Índia. "Mantenho o calendário atualizado e muitos hóspedes reservam sem que eu intervenha."

 

É fundamental manter o calendário atualizado, para utilizar a Reserva Imediata com sucesso. Se não o fizer, pode ser surpreendido com reservas inesperadas, ou ter de cancelar uma reserva devido a um erro de agendamento, uma situação não aceitável por parte da Airbnb e que pode resultar numa taxa de cancelamento. Para garantir a atualização permanente do seu calendário Airbnb recomendamos que o sincronize com o calendário que utiliza habitualmente (iCal, Google, etc.). Veja aqui ao tutorial sobre como fazer.

 

 

Ferramentas para maior tranquilidade

Inicialmente, alguns anfitriões podem sentir-se hesitantes em utilizar a Reserva Imediata, pois receiam a escassez de informação sobre os potenciais hóspedes antes da reserva. Pode definir as suas preferências para apenas disponibilizar a Reserva Imediata aos hóspedes que tenham recebido comentários positivos de outros anfitriões e/ou hóspedes que tenham documentos de identificação oficiais. Também pode criar uma saudação personalizada e incluir perguntas importantes (por exemplo, "Quem são os outros hóspedes? Qual é o objetivo da sua viagem? Pode confirmar que leu as Regras da Casa?) que os hóspedes da Reserva Imediata visualizarão durante o processo de reserva. Após a confirmação da reserva, pode dar seguimento ao contacto inicial para fazer perguntas adicionais, se necessário. "Eu costumava exigir pedidos de reserva", afirma a anfitriã Kristine de São Francisco, "mas assim que percebi que o que procurava nos hóspedes (avaliações positivas) poderia ser tratado de modo automático pela Airbnb, na realidade, para mim passou a fazer mais sentido utilizar a Reserva Imediata, para obter os benefícios de mais visualizações e reservas, enquanto mantinha o mesmo nível de qualidade de hóspedes que usufruía ao analisar pessoalmente os pedidos."

 

 

Os motivos para ainda receber pedidos de reserva

Mesmo que tenha a Reserva Imediata ativa, existem casos em que pode receber pedidos de reserva dos hóspedes. Isto pode ocorrer se não atualiza o seu calendário há já algum tempo, ou se teve de cancelar uma reserva recentemente. Os hóspedes que não cumprirem os seus critérios de reserva imediata também podem enviar pedidos de reserva. Para quaisquer pedidos rececionados, terá de responder aos seus potenciais hóspedes se aceita ou recusa a reserva, ou enviando uma mensagem no prazo de 24 horas.

 

 

Os motivos para alguns anfitriões não utilizarem a Reserva Imediata

Apesar dos vários benefícios da Reserva Imediata, alguns anfitriões consideram que os pedidos de reserva funcionam melhor na sua situação. Annie, uma anfitriã em Sonoma, Califórnia, utiliza os pedidos de reserva porque só oferece estadias de longa duração, de 30 dias ou superiores, para cumprir os regulamentos de hospedagem da sua região. "Adoraria utilizar a Reserva Imediata, mas é necessário um planeamento logístico maior quando se hospeda alguém por um período tão grande", afirma. "É como ter um inquilino."

 

Nichola, uma anfitriã em Guelph, Canadá, tem uma sensibilidade ambiental que a obriga a manter o seu espaço livre de fragrâncias; por isso, ela utiliza os pedidos de reserva para garantir que os hóspedes estão dispostos a aceitar as suas regras da casa muito específicas. "Tenho enxaquecas com produtos perfumados; por isso, preciso de ter a certeza de que os meus hóspedes são pessoas que entendem as alergias a fragrâncias", afirma.

 

Outra razão para preferir os pedidos de reserva à Reserva Imediata pode ser porque o seu espaço possui qualidades específicas que necessita de garantir que os hóspedes as entendem antes da respetiva estadia. Os exemplos podem incluir um quarto privado no interior de uma casa onde habitam animais de estimação ou crianças, ou um espaço extremamente rústico que pode colocar dificuldades a determinados hóspedes. Os pedidos de reserva podem ser uma boa escolha para garantir que os hóspedes estão cientes de todos os aspetos singulares da sua casa antes de a visitarem.

 

 

A confiabilidade é fundamental para a utilização da Reserva Imediata

Seja qual for a sua decisão, tenha em mente de que a Airbnb possui políticas rigorosas relativas aos anfitriões que cancelam reservas, porque a fiabilidade é essencial para ser um excelente anfitrião. Dito isto, caso permita que os hóspedes reservem imediatamente e se se sentir desconfortável com uma reserva assim que for efetuada (por exemplo, porque os seus potenciais hóspedes estão a solicitar algo que infringe as suas regras da casa), pode cancelar uma reserva sem penalizações , através da ferramenta de cancelamento online, até três vezes por cada ano civil. Tenha presente que o cancelamento de uma reserva indica que, neste momento, a Reserva Imediata pode não ser uma boa opção para si; por isso, se o fizer, a Airbnb poderá, em vez desta, enviar pedidos de reserva para as suas próximas reservas.

 

Pretende atualizar as suas configurações para ativar ou desativar a Reserva Imediata? Veja como o fazer.

42 Respostas 42
Eduardo62
Level 2
Sao Paulo, Brazil

Entendo que a Reserva Imediata não deva ser considerada tão importante e fundamental assim... Em especial pelo próprio Airbnb ("Os anúncios com Reserva Imediata também tendem a posicionar-se melhor nos resultados de pesquisa da Airbnb" - está escrito aqui mesmo nesta resenha!!!)- isso é um tanto injusto com quem tem seu espaço e os comentários altamente positivos por parte dos hóspedes anteriores... Tudo o que me aparece como imediato, instantâneo, sem conversa, fica despersonalizado e tende a cair em banalização...

Quero conhecer o escopo e as características de cada pessoa, individualmente... e não por 'baciada'...

Mais a mais, reitero minha observação e insisto: no meu ponto de vista, TODOS os usuários Airbnb, sejam anfitriões, sejam hóspedes, deveriam ter fotos nítidas e claras de perfil... Atualmente, o Airbnb não acredita que isso seja importante, mas é muito chato falar com uma 'parede cinza' e sem o mínimo de informações... Pior: o hóspede, em consulta, pode ver fotos de meu perfil e de meu espaço sem que eu o veja!!! Desnecessário, deselegante e desigual!!!

Rubens-and-NIna0
Level 2
Blumenau, Brazil

Nos já praticamos está modalidade de reserva imediata, e achamos muito bom!.

 

Maria-Clara1
Level 2
São Paulo, BR

tive uma reserva imediata para este verão... o que eu não gostei é que embora tenha descrito um chalé para 3 pessoas, este hóspede em questão quer levar 4 adultos porque viu na descrição que tenho um sofá cama com bicama na sala - na verdade isto é para casais que viajam com filhos pequenos! Não contente com isso, ainda disse que por uns dias virá o namorado da filha!!! Disse que não queria 5 pessoas num chalé para 3 de maneira alguma porque não cabe; acho q o hóspede fingiu não entender e disse que não teria 5 pessoas, que o namorado viria apenas por uns dias!!!! Nossa, fiquei bem chateada e só não cancelei para não ter prejuízo devido ao modo rigoroso de cancelamento que eu optei, depois de ter levado 'um cano' em cima da hora, quando ja havia preparado meu chalé para receber um hóspede! Este hóspede ainda veio me perguntando se aceitava pagamento parcelado.... não entendi.... se o hóspede ja faz uma reserva, ele já não paga ??? Gosto do BnB porque ele organiza tudo pra você, anfitrião, faz as métricas e tal, mas sinceramente acho também que o anfitrião deve ser mais protegido de hóspedes abusivos!! Eu deveria poder cancelar esta reserva sem ônus algum porque ela viola as regras da casa!! Não quero 5 pessoas no meu chalé!!!

Eduardo20
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

Reserva instantânea é uma arma traiçoeira. 

Eu estava fora do Brasil, procurando um apartamento em Paris e por algum motivo eu mesmo ACIONEI a MINHA RESERVA INSTATÂNEA do meu apartamento no Rio de Janeiro. Vi que era um erro MEU e tentei DESATIVAR a reserva por algumas vezes, mas o link do Airbnb, não abria e informava "TENTE MAIS TARDE"..

Nesse interim uma pessoa fez a tal reserva instantânea do meu apartamento e que não me interessava e eu CANCELEI a tal RESERVA e expliquei logo em seguida para a pessoa o motivo do cancelamento e ela entendeu perfeitamente.

O Airbnb bloqueou meus dias os quais são de muita importância (REVEILLON - passagem de ano), pelo qual ganhamos mais nesse período..

Mesmo estando em férias fora do Brasil,  tentei por todos os modos, por muitas mensagens, inclusive pedindo que observassem o Sistema  deles, pois eu eu não consegui DESATIVAR a reserva instantânea por erro do sistema..que dizia, repito, TENTE MAIS TARDE...mas em vão foram minhas palavras, minhas explicações..e meus dias continuam BLOQUEADOS.

A única coisa que o Airbnb fez, por ironia, foi ELES MESMOS conseguiram desativar a RESERVA INSTANTÂNEA.

Por fim continuo prejudicado pelo erro do Sistema... e vejam que sou SUPERHOST..

Pensei em sair até o Airbnb, porém necessito do programa.

  

Eduardo .existe o booking também 

Delfina-and-Jorge0
Level 4
Vila Nova de Gaia, Portugal

Aceito Reserva Imediata e estou muito contente, é mais rápido e prático e os hóspedes adoram isso. Claro que mantenho sempre os calendários e regras da casa atualizados.

Não fazemos reservas automáticas, porque geralmente não tenho tempo hábil para preparar o imóvel para receber os hóspedes da melhor maneira possível, por isso prefiro deixar do jeito que está, até também para que eu tenha tempo de conhecer os hóspedes antes de aceitar a reserva.

Edson6
Level 3
Brazil

Uma vez que atende os requisitos do Airbnb, vejo, como sendo, um bom caminho, pois, muitos hóspedes querem facilidade, agilidade.  Pra mim, tem sido bem conveniente! 

Maria-Brasilicia0
Level 7
Paraty, Brazil

Entendo que a reserva imediata permite ao interessado uma decisão imediata. Não tive problemas por adotar essa opção, mas é um trabalho contínuo manter os anúncios e os calendários atualizados.

 

Soraia6
Level 1
Faro, Portugal

Eu faço reserva imediata, onde defino para quem abro essa oportunidade, têm de ser uns certos requesitos, assim fico protegida q.b, e o meu anuncio fica muito mais favorável a reservas.

 

😉

Josi14
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

Não aceito mais reservas automáticas. Para mim a experiência não foi positiva.

MariaCristin17
Level 3
Porto Alegre, BR

Prefiro esclarecer sobre o número de hóspedes antes e analisar o perfil. 

MariaCristin2
Level 2
Curitiba, Brazil

Já tive problemas com reserva instantânea, por isso agora não utilizo mais. Um grupo de pessoas que se hospedaram com reserva instantânea não respeitaram as regras da casa (e do condomínio) e fizeram festa no apartamento, levaram várias pessoas, fizeram barulho e incomodaram os vizinhos. Tive que antecipar a saída deles. Além disso queimaram um edredom, lençol, levaram um secador de cabelos, etc sendo que não é permitido fumar no apto. Muito desagradável!

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias