Comentários mais relevantes e úteis para nossa comunidade

Airbnb
Official Account

Comentários mais relevantes e úteis para nossa comunidade

PJMPHOTO19Q202_DSC07150_RET.jpg

 

Muitos de vocês confiam nos comentários para expandir seus negócios, já que eles destacam sua hospitalidade incrível. Eles também são muito úteis para receber feedbacks específicos sobre o que você está fazendo bem como anfitrião e onde pode melhorar. No entanto, existem momentos em que você sente que um comentário pode ser enganoso ou irrelevante para futuros hóspedes, e sabemos a frustração que isso pode acarretar, tanto no nível pessoal como profissional.

 

É complicado. Tanto os hóspedes quanto os anfitriões devem ter a chance de compartilhar o que acham importante sobre uma experiência, por isso não queremos limitar o que as pessoas podem dizer na plataforma. No entanto, também é essencial que os comentários demonstrem realmente como foi a estadia do hóspede, e que ele forneça informações úteis para futuros hóspedes e anfitriões. Confira aqui algumas das alterações que estamos fazendo para alcançar esse equilíbrio.

Apresentamos nossa Política de Comentários atualizada

Com a atualização em nossa Política de Comentários — em vigor a partir de 11 de dezembro de 2019— abordamos dois tipos de comentários que podem ser frustrantes: os comentários irrelevantes e os comentários tendenciosos. A política atualizada deixa mais claro nossas expectativas e permite que nossos agentes de atendimento ao cliente removam esses tipos de comentários.

 

Ao atualizar nossa política para abordar os comentários irrelevantes e tendenciosos, fortalecemos nosso compromisso de criar uma comunidade baseada na confiança. Estas atualizações na Política de Comentários tem como base nossaPolítica de Conteúdo existente (que define o tipo de conteúdo que nunca é permitido no Airbnb) e nossa Política de Padrões dos Hóspedes, que introduzirá um sistema para monitorar os maus hóspedes. De acordo com nossa Política de Comentários atualizada, os hóspedes e anfitriões que deixarem repetidamente determinados tipos de comentários tendenciosos podem ser removidos da plataforma.

 

Vamos ver os comentários irrelevantes e tendenciosos com mais detalhe:

 

Comentários irrelevantes

A política cobre situações em que um comentário contém informações irrelevantes para você como anfitrião ou para seu anúncio, não tendo utilidade futuros hóspedes.

 

Confira aqui alguns exemplos:

  • Um hóspede deixa um comentário destinado a outro anfitrião em seu perfil por engano
  • Um hóspede acaba não fazendo check-in no seu espaço (por um motivo documentado não relacionado a você como anfitrião nem à sua acomodação) e deixa um comentário irrelevante a respeito. Por exemplo, o hóspede não chega pois o voo foi cancelado, mas deixa um comentário reclamando do sofá sujo.

De acordo com a política atualizada, ambos os comentários serão removidos porque contêm apenas informações irrelevantes.

 

Há também momentos em que um hóspede comenta sobre problemas fora do seu controle ou não relacionados com o serviço que você forneceu. Esses tipos de comentários podem ser removidos se tiverem apenas conteúdos irrelevantes para futuros hóspedes. Confira aqui alguns exemplos de conteúdos irrelevantes que pode resultar na remoção de um comentário:

  • Um hóspede deixa um comentário sobre a aparência do anfitrião
  • Um hóspede deixa um comentário ruim porque se frustrou com o transporte público na sua cidade
  • Um hóspede deixa um comentário sobre o tipo de pessoas do seu bairro

Esses comentários não têm nada a ver com sua acomodação ou o serviço que você fornece como anfitrião e não são úteis para futuros hóspedes. Assim, de acordo com nossa Política de Comentários atualizada, nossos agentes de atendimento ao cliente poderão remover o conteúdo do comentário e a avaliação por estrelas.

 

Comentários com informações tendenciosas

É muito melhor para nossa comunidade quando os comentários dos membros demonstram uma visão imparcial sobre toda a experiência. Nossa Política de Comentários atualizada abrange a remoção de comentários inadequados, o que inclui situações em que a pessoa que faz o comentário tenta extorquir a pessoa que recebe, cria conflitos de interesse ou tenta competir com a pessoa avaliada. A seguir, analisamos com mais detalhe os três tipos de comentários tendenciosos que serão removidos de acordo com nossa política atualizada:

 

  • Extorsão: quando um hóspede tenta usar comentários para obter algo que deseja — por exemplo, ameaçar deixar um comentário negativo caso você negue o checkout depois da hora estabelecida. Usar os comentários ou as respostas aos comentários para forçar a pessoa a fazer algo que não seja sua obrigação é considerado mau uso dos comentários e não será permitido. Os usuários do Airbnb também não podem prometer comentários positivos mediante a promessa de qualquer tipo de compensação.
  • Conflito de interesses: apreciamos o esforço necessário para conquistar um comentário positivo. Como resultado, não permitiremos que os anfitriões melhorem suas avaliações de forma injusta aceitando reservas falsas em troca de um comentário positivo, usem uma segunda conta para avaliar o próprio anúncio ou forneçam algo de valor (como dinheiro ou checkout depois da hora estabelecida) em troca de comentários positivos.
  • Concorrência: removeremos comentários escritos por anfitriões de acomodações ou experiências concorrentes em que a essa pessoa (agindo como hóspede) deixa comentários negativos em anúncios concorrentes, ou quando entendermos que o conteúdo tem o objetivo de dissuadir outras pessoas de reservar ou encaminhar reservas a outros anúncios.

 

Os hóspedes e anfitriões que violarem repetidamente nossa Política de Comentários atualizada podem enfrentar consequências, incluindo suspensão da conta e remoção da plataforma. Investimos também na formação de nossos agentes de atendimento ao cliente e na melhoria dos fluxos de trabalho, para que os anfitriões sejam melhor atendidos em caso de comentários irrelevantes ou tendenciosos. Assim como nossa nova Política de Padrões dos Hóspedes, que monitora os viajantes com mau comportamento, nossa Política de Comentários atualizada inclui avisos e informativos que podem levar à suspensão ou remoção de pessoas que deixam comentários tendenciosos de forma reiterada.

 

Atualizar a Política de Comentários é outro passo importante em nossa caminhada para aprimorar o atendimento aos hóspedes e anfitriões que, como você, dependem de comentários relevantes e úteis.

Respostas para as suas principais dúvidas

 

Quais tipos de comentários serão removidos por esta Política de Comentários atualizada?

Um bom sistema de comentários é aquele que respeita e protege o feedback verdadeiro da nossa comunidade. Por esse motivo, levamos muito a sério a remoção de comentários, e só removemos aqueles que violem claramente a Política de Comentários do Airbnb. Você pode ler a Política de Comentários atualizada na íntegra, mas, em resumo, um comentário só é removido caso:

  • Viole a Política de Conteúdo do Airbnb;
  • Seja tendencioso; ou
  • Seja irrelevante para a experiência do autor no Airbnb

Os hóspedes e anfitriões que violarem repetidamente nossa Política de Comentários atualizada podem enfrentar consequências, incluindo suspensão da conta e remoção da plataforma.

 

Que tipo de documentação devo ter de acordo com a Política de Comentários atualizada?

Nunca é demais lembrar: sempre se comunique com seus hóspedes pela plataforma do Airbnb Se as conversas ocorrerem fora da plataforma, mantenha um registro dessas conversas. Dessa maneira, se você precisar denunciar um comentário, nossos agentes terão em mãos as informações necessárias para tomar a decisão correta. De qualquer forma, mesmo que você não tenha esse registro documentado, recomendamos que denuncie os comentários que violem nossa Política de Comentários, pois assim podemos identificar outras evidências ou padrões de comportamento do hóspede em questão. 

 

Todo o conteúdo irrelevante de um comentário será removido?

Se o Airbnb entender que o comentário não contém nenhuma informação relevante sobre um anfitrião, hóspede ou acomodação, o comentário será removido. Os comentários que tiverem informações irrelevantes em sua maior parte também estão sujeitos a remoção, mas apenas se as informações pertinentes não tiverem uma utilidade significativa para os membros da comunidade.

 

Quando um comentário contém informações não relacionadas a uma experiência como anfitrião ou hóspede ou se concentra em algo fora do controle da pessoa avaliada, nossa equipe determinará a relevância do comentário considerando a utilidade para nossa comunidade de anfitriões e hóspedes. Para isso, analisaremos duas coisas:

  • O comentário se refere à experiência do avaliador e representa sua perspectiva?
  • O comentário é útil para outros membros da comunidade do Airbnb? O comentário fornece informações essenciais sobre um anfitrião, hóspede, acomodação ou experiência que ajudariam outras pessoas a tomar decisões de reserva?

 

Qual é a diferença entre comentários extorsivos e retaliatórios?

Extorsão é quando um hóspede tentar usar os comentários (ou as respostas aos comentários) para forçar um anfitrião a fazer algo que não seja sua obrigação. Por exemplo, se um hóspede ameaçar deixar um comentário negativo se você não permitir que ele traga hóspedes adicionais, esse comentário seria considerado extorsivo e removido, de acordo com a política atualizada.

 

Em outras ocasiões, um anfitrião pode considerar que recebeu um comentário negativo como retaliação. Isso ocorre quando, por exemplo, um anfitrião não permite que o hóspede traga hóspedes adicionais, e o hóspede deixa um comentário sobre como seu anfitrião era inflexível, ou até escreve um comentário negativo sobre a limpeza ou a localização. No entanto, sem evidência de uma ameaça de escrever um comentário negativo, ele não seria considerado extorsivo e não seria removido, de acordo com a política atualizada. Se isso acontecer, recomendamos que os anfitriões usem a resposta pública para resolver o problema com educação.

 

Por que os comentários retaliatórios não são removidos?

Entendemos a frustração de receber comentários que parecem ser retaliação, mas não temos como saber as verdadeiras motivações de uma pessoa. Assim, sem uma ameaça documentada de deixar um comentário negativo ou outra evidência de comentário tendencioso, o Airbnb não intervirá. Saiba o motivo:

  • Como mercado, muitas vezes não sabemos a verdade sobre o que aconteceu, e o nosso sistema de comentários é um mecanismo de feedback fundamental para nossos anfitriões e hóspedes. Desse modo, queremos que o maior número possível de comentários permaneça sem alterações, para que nossa comunidade possa se beneficiar deles.
  • A maioria dos comentários dos hóspedes contém feedbacks honetos e informações úteis para anfitriões e hóspedes.

 

Para reiterar, conforme descrito em nossa Política de Comentários atualizada, o Airbnb pode intervir — e fará isso — se houver evidências de uma ameaça, promessa de ação que dependa de um comentário ou outro conflito de interesses e/ou concorrência. Além disso, continuaremos a interceder quando um hóspede deixar um comentário que viole as nossas políticas de conteúdo, o que inclui conteúdo discriminatório ou ameaça violenta.

 

Para obter mais informações, leia a Política de Comentários atualizada ou saiba mais sobre como moderamos disputas de nossa Política de Comentários em nossa Central de Ajuda.

Como lidamos com comentários inconsistentes

Às vezes, uma avaliação negativa não se deve à experiência do hóspede em seu espaço, mas a um entendimento ruim do sistema de avaliação ou da plataforma; Pode até ser o resultado de um erro não intencional. No início do ano, criamos uma ferramenta para lidar com esse tipo de avaliação, que detecta automaticamente inconsistências e interrompe o fluxo para oferecer aos hóspedes a oportunidade de corrigi-las. Por exemplo, se um hóspede valoriza cada categoria com 4 ou 5 estrelas (limpeza, veracidade etc.), mas deixa uma pontuação geral de 1, 2 ou 3 estrelas, uma janela pop-up pergunta se você tem certeza da classificação geral.

 

Da mesma forma, se um hóspede deixar uma avaliação baixa para algo como localização ou custo-benefício — duas categorias com interpretações subjetivas — eles serão solicitados a responderem a uma pergunta de esclarecimento.

  • Para a localização, perguntaremos se a localização foi descrita com precisão no anúncio
  • Sobre o custo-benefício, perguntaremos o que teria contribuído para aprimorar o equilíbrio entre o preço e a qualidade da estadia

 

Essas interrupções forçam os hóspedes a pensar um pouco mais sobre a avaliação que estão dando e permitem que eles voltem para corrigi-las. Em decorrência disso, já observamos uma coerência maior entre as avaliações por categoria e as avaliações gerais. Melhorias como estas ajudam a garantir que as avaliações dos hóspedes correspondam às suas experiências  — avaliações melhores são mais úteis para os hóspedes e recompensam o esforço dos anfitriões.

Ainda há mais por vir

Os comentários são a base da nossa comunidade, pois ajudam os anfitriões a expandir seus negócios e os hóspedes a ganhar a confiança necessária para reservar. Temos uma equipe especializada que trabalha constantemente para aprimorar a experiência geral de comentários para anfitriões e hóspedes. Vamos continuar aprimorando o sistema de comentários. Continue compartilhando conosco as melhorias que você gostaria de ver. Estamos muito felizes com essas mudanças e esperamos que você também esteja.

174 Respostas 174
Saulo27
Level 2
Rio de Janeiro, BR

Bom dia a todos!

Em minha recente experiencia como anfitrião, notei que um inconveniente problema se destaca em uma minoria de hospedes, qual seja? Incluir pessoas a mais que não fazem parte do acordo sem consulta anterior ao check-in.

Obrigado pela atenção.

Rosa1
Level 2
Foz do Iguaçu, Brazil

Mudanza es renovación. Muy interesante!

André977
Level 1
Aracaju, BR

Bom dia,

Em relação aos comentários, tenho uma crítica a fazer:

Aproximadamente, uns 03 hóspedes não fizeram os comentários após o checkout, não sei se eles não receberam o link de avaliação ou não souberam manusear a plataforma do site ou não quiseram acessar o link por preguiça.

Grato

Eduardo709
Level 3
São Paulo, Brazil

Acredito que fizeram uma grande melhora.

Tive hóspede que descreveu:  "Anuncio 100% condizente com o espaço: simples e aconchegante". E me deu 3 estrelas. Quando perguntei o motivo, ele informou que o espaço não era perfeito, por isso não merecia 5 estrelas. Desde então eu esclareço aos hospedes como funciona a pontuação no momento de checkout e nunca mais deixei de receber 5 estrelas.  É chato, mas necessário. 

Creio que precisamos urgente de uma melhoria: represália nos comentários após pedir dinheiro por danos ao imóvel. Isto é algo muito complexo.  Acredito que no caso de danos comprovados ao imóvel a avaliação deva ser impedida de ser realizada, ou deixe de contar para a pontuação geral.

Uma pessoa que quebra um item, pode ficar irritada, ainda que seja sua obrigação pagar e desmastrar seu desgosto na avaliação. 

Nota: Eu nunca cobro por copos quebrados ou ítens irrelevantes como talheres perdidos. Considero como coisas corriqueiras e inerentes ao trabalho. Porém mesas quebradas, sofás queimados de cigarro em um espaço onde fumar é proibido não são coisas que acontecem, ainda que por descuido ou desatenção, são itens que devem ser pagos.

Rachel1484
Level 2
Federal District, BR

Concordo plenamente com todos os comentários. Recebi poucos hóspedes ainda, mas já pude perceber o quanto pode ser complicado. Meu último hóspede é novato na plataforma e fez uma avaliação ruim quanto à limpeza e endereço, sendo que a questão da localização está toda explicada no anúncio, e ainda expliquei por whats, já que a casa fica em área de mata e não aparece no gps. E quanto à limpeza, ele não deixou o local adequadamente limpo. Enfim, não leêm o que está no anúncio. O Airbnb deveria ter uma política de resguardo maior para o anfitrião.

Hugo46
Level 2
Juiz de Fora, Brazil

A interpretação de todas estas informações e medidas é  que o anfitrião deve se submeter ao hóspede em qualquer circunstância,  sob pena de má  avaliação. 

Este site precisa entender que o maior parceiro é  o proprietário do imóvel e que  até  prova em contrário,  merece respeito e  credibilidade .

Afinal  ninguém iria disponibilizar um imóvel mobiliado, decorado, com diversos  valores para recepcionar inadequadamente. 

Não  trato aqui de avaliação óu estrelas, mas sim do princípio de respeito ao anfitrião. 

Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

Avaliações irrelevantes e tendenciosas por partes de hóspedes  são fatos.

 

Hóspede que, comprovadamente, não cumpre as regras postas no anúncio, não poderiam avaliar, se não tem credibilidade e honestidade para cumprir as regras postas no anúncio, como teriam esses requisitos para avaliarem uma hospedagem com isenção?

 

Hóspedes que mantenham disputas mediadas pelo Airbnb por prejuízos comprovados ao patrimônio do anfitrião, também não poderiam avaliar, por faltar o óbvio,  ou seja, isenção.

 

Creio também que sermos avaliados pela localização e pelo custo-benefício é surreal, totalmente subjetivo e descabido, ainda mais quando houver no anúncio fotografias atualizadas, a localização aproximada e a descrição do imóvel e da sua redondeza.

 

O anfitrião merece maior proteção, pela plataforma, dos maus hóspedes, por enquanto, essas mudanças ainda são tímidas, mas já há uma luzinha no final do túnel. 

Concordo plenamente!

leia meu desabafo acima.

Fui drasticamente retaliada com 1estrela em TODAS as categorias por descumprimento desregras e falta de isenção.

Perdi meu Superhost e ainda recebi e-mails de repreensão do Airbnb. 

Estou indignada!

MonicaBeatriz0
Level 1
State of Santa Catarina, Brazil

Olá, bom dia! Sou nova na comunidade más sou anfitriã há 3 anos! Bem, o airbnb incentiva a colocar a reserva instantânea para atrair hóspedes, porém, até agora não adotei esta política, justamente para evitar que qualquer pessoa, sem contato prévio, possa alugar meu espaço.  No contato prévio, informo todas as regras da casa, que estão no anúncio e pergunto se eles concordam, no chat mesmo.  Por exemplo informo: Não são permitidos hóspedes extras, pets, festas, musica alta. Ainda informo: se houver hóspede extra somente será permitido com consulta prévia ou alteração da reserva.  Isto têm evitado este tipo de comportamento, pois fica claro no chat e se ocorrer algo, há este diálogo que me permitirá expor eles até no comentário sobre eles.  Foi a solução que encontrei, até que o airbnb ofereça mais segurança para nós anfitriões quanto a este tipo de problemas recorrentes. Abraço a todos e espero que seja útil meu comentário! 

Melissa-Elaine-Campos0
Level 2
São Paulo, Brazil

O que seria de extrema importância é ao solicitar reserva mais que um hóspede , colocar nomes completos e RG ou CPF, pois isso dará mais segurança ao anfitreã .

Outra coisa vi que muitos prejuízos não foram ressarcido aos anfitreões, seria de extrema importância cobrar diretamente do cartão de crédito dos hóspedes caso deixem prejuízo e retirar de imediato do airbnb , bloqueando para não dar mais prejuízo ambos os lados . Caso os hóspedes que reservem para uma pessoa e queira ser o espertinho , o airbnb deverá cobrar a mais do cartão de crédito do hóspede que reservou querendo ser o esperto e dando prejuízo ao anfitreão, é por isso que colocamos um valor acessível quando é somente um hóspede, e acrescenta um valor a mais para que não tenha prejuízo como água, luz e limpeza a mais.

Comigo ainda não aconteceu nenhuma intercorrência, mais caso venha acontecer, retiro meu anúncio do airbnb que não me deu segurança como uma empresa parceira.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias