Construção e melhoria do programa Superhost

Airbnb
Official Account

Construção e melhoria do programa Superhost

Superhost Criteria.jpg

 

À medida que nossa comunidade global de anfitriões cresce e se torna cada vez mais diversificada, os programas e as políticas do Airbnb precisam crescer e se adaptar também, tanto para garantir o sucesso de pessoas do mundo inteiro, quanto para mostrar nosso apreço pelo trabalho árduo e a hospitalidade incrível dos anfitriões. É por isso que estamos atualizando o programa Superhost para torná-lo mais justo, inclusivo e valioso para os anfitriões de todos os lugares.

 

 

Taxas de comentários

Comentários excelentes são essenciais para ganhar o status de Superhost. Eles também ajudam a criar uma comunidade de confiança e transparência compartilhadas entre hóspedes e anfitriões. No entanto, os anfitriões não podem controlar se seus hóspedes optam por deixar um comentário ou não. Depois de analisar dados globais e conversar com Superhosts de vários países, descobrimos que as taxas de comentários não são consistentes no mundo todo — alguns viajantes sempre deixam comentários, enquanto outros raramente deixam. Esta discrepância pode colocar alguns anfitriões em desvantagem quando se trata da avaliação para o status de Superhost. Para tornar o processo de comentários mais justo para todos em nossa comunidade global, não exigiremos mais que os anfitriões tenham uma taxa de comentários de pelo menos 50% (ou mantenham seu status existente) para se tornarem Superhosts.

 

 

Política de cancelamento

Como parte de nosso esforço para garantir que os programas do Airbnb atendam às necessidades de todos os anfitriões, estamos atualizando também nosso requisito de cancelamento. Anteriormente, exigíamos que os Superhosts não tivessem cancelamentos, mas, para anfitriões que têm um volume muito elevado de reservas em vários anúncios, esse padrão é impraticável. Para tornar o programa mais justo para esses anfitriões, agora permitimos um cancelamento por 100 viagens reservadas no último ano, o que significa uma taxa de cancelamento inferior a 1% em todos os seus anúncios. É importante notar que ainda levamos o cancelamento muito a sério. Nos últimos 5 anos, a comunidade de Superhosts trabalhou arduamente para ganhar a confiança dos seus hóspedes, por isso, vamos continuar recompensando essa confiança ao reconhecer os anfitriões mais confiáveis com o status de Superhost.

 

As alterações dos nossos requisitos de cancelamento e de comentários entrarão em vigor na avaliação trimestral de Superhost de 1º de julho. Vamos atualizar também os painéis de hospedagem para refletir esses novos critérios.

 

 

Fique de olho

Temos o compromisso de aprimorar constantemente o programa Superhost para que ele funcione para toda a comunidade de anfitriões. Isso inclui usar critérios de qualificação claros e justos e torná-los valiosos para todos os Superhosts. Desde o design geral do programa até o modo como ele recompensa a comunidade, estamos procurando maneiras diferentes de não só tornar sua experiência de hospedagem mais positiva, mas também ajudar você a ter mais sucesso. Por isso, fiquem de olho, pois ainda traremos muitas notícias incríveis.

70 Respostas 70
Maria-Lucia2
Level 1
Rio Grande do Sul, Brazil

Ótima sugestão Luis Otávio esse tipo de comentário não deve ser permitido pura maldade da pessoa.

Roberto601
Level 3
Saquarema, Brazil

Parece que todos reclamam da mesma coisa: Perdi meu status de superhost pelos comentários maldosos e mentirosos de dois hóspedes, normalmente para aqueles que querem modificar as regras da casa. Quando isso aconteceu fiquei triste e confesso que me decepcionei com o airbnb por achar injusto este critério, pois apesar das explicações eles não podiam fazer nada me deixando completamente a mercê dessas pessoas mal intencionadas. Mas resolvi continuar, agora mais atento e um pouco mais rigoroso nos meus critérios de bem receber e principalmente nos critérios de ajuda do airbnb. Passada a ansiedade de ser um superhost agora procuro ser feliz e que meu hóspede se sinta bem em minha casa levando e deixando energias positivas. Um grande abraço queridos amigos.

Helder35
Level 1
Albufeira, Portugal

A taxa de 1% nos cancelamentos é ridícula ,pois muitos hosts trabalham com varias plataformas e é muito fácil haver reservas para a mesma data em determinadas alturas do ano.

1 % estamos a falar em recusar uma viagem em 100 , na pratica traduz-se em 1 cancelamento entre 2 e 3 anos  de atividade ou seja ter uma taxa de 1% ou 0 é praticamente igual.

Na minha opinião a melhoria que dizem ter implementada não é real , 

Rita154
Level 3
Rio de Janeiro, Brazil

Achei vcs muito injusto comigo, pois tive várias avaliações 5 estrelas,só pq alguns hóspedes mal educados me deram poucas estrelas vcs tiraram logo o meu Superhost, vc devia também avaliar o que alguns hóspedes aprontam na nossa residencia, nem todos são educadas e seguem as regras, aliás nem leem as nossas regras e querem fazer o que quiser na nossa residencia. Vcs deveriam ouvir melhor os anfitriões do que acreditar em muitos hóspedes sem caráter.

Marilene23
Level 1
Porto Alegre, Brazil

Já passei por isso também, com pessoas mal educadas, já me aconteceu de mandar antecipar o check-out.

Rita154
Level 3
Rio de Janeiro, Brazil

Tive uma hóspede que fumou no meu quarto que não permitia, queimou meu colchão e meu lençol, fez uma avaliação ruim da minha casa e o site tirou meu superhost , não teve menor consideração de entender o o que ocorreu, a hóspede não pagou nada e ainda me prejudicou.

Marilene23
Level 1
Porto Alegre, Brazil

Ótimo essa nova atualização, pois tem hóspedes que avaliam pessoalmente e acabam não deixando comentários.

Outros comentários injustos, devido ao não cumprimento das regras, reclamei, cobrei, e por acharem injusto se cobram nos comentários e acabam afetando nosso negócio.

Lidamos com todos os tipos de pessoas! Ainda bem que 90% A comunicação é ótima. Sempre fazendo o possível para que não haja, nenhum incoveniente e ter uma boa avaliação.

 

Comecei há pouco no Airbnb mas espero que próximo ano, com muito trabalho e dedicação neste, conseguir me tornar superhost.

Sandra988
Level 1
Brasília, Brazil

Recebi uma avaliacao mentirosa e totalmente sem proposito.

Isso me deixou muito contrariada, pois todas as minhas avaliacoes tinham nota maxima sempre e essa unica avaliacao desonesta  fez baixar totalmente minha media.

Acho que no caso de uma discrepancia tao grande o Airbnb deveria averiguar .

Ha hospedes que desrespeitam as regras, o  nosso espaco e nao querem ser alertados por isso.

Muito injusto e por isso deixei meu imovel muito tempo fora da disponibilidade.

Alexandre-M0
Level 2
Vila Velha, Brazil

Boa tarde...


Estou cada vez mais desiludido com o suporte e a parceria do AIRBNB , recentemente recebi um email muito genérico relativo a uma suposta denúncia de tratamento não conforme, não reconheço a denúnica e o email é totalmente vago e não dá detalhes é mais um aviso de "se comporte" , "seja um bom soldadinho e venda pro AIRBNB sem preocupar com sua propriedade"... 

 

Digo isso da leitura do email , MAS mais notadamente porque após gastar meu tempo escrevendo a msg que vou copia e colar abaixo, recebi OUTRO email vago e padrão do AIRBNB, talvez seja todo o suporte que não tenha supervisão, talvez seja apenas o atendente Renan B que não seja pró ativo e apenas responda como um automato, ou talvez seja mesmo a empresa que agora é apenas share-holder driven...não se importando para nada e ninguem só resultados.


Segue o email:

 

Prezados,
 
Não é mais com perplexidade que recebo vosso último email. Há muito tempo AIRBNB deixou de ser a grande empresa que era para ser uma empresa
"shareholder-driven" , não há uma real parceria entre anfitriões e a plataforma como antes. A companhia se torna portanto regida pela hipocrisia de mercado.
 
Vossa última mensagem deve estar se referindo , é bem vaga não poderia portanto eu identificar qual para me defender , a uma das duas últimas duas consultas.
Como não é específica é , provavelmente, um aviso de "se comporte" do que realmente uma tentativa de entender o acontecido.

Se fosse uma tentativa de entender o acontecido , citaria quais fatos e regras foram violadas de forma clara e direta e teria ANTES lido o chat que supostamente deu 
"razão" a queixa.
 
Mas não soa mais como uma msg aparentemente protocolar, pro-forma. 
 
Protocolar e "pro-forma" .  Como a muito tempo é o título de "superhost" que hoje não vejo valor nenhum em ter, pelo contrário tenho vergonha. Superhost hoje
é como o "funcionário do mês do Mc Donalds"  alguém que se sacrifica sem contrapartida nenhuma da empresa. 
 
Como disse o AIRBNB como é atualmente não é mais a empresa com princípios que era antigamente. Hoje a empresa não contempla , não vê a importância de seus anfitriões de anos... seu verdadeiro patrimônio e infra-estrutura.
 
Veja, vou citar os dois últimos casos apenas ao qual o vago email ao qual estou respondendo poderia eventualmente estar se referindo, mas gostaria de enfatizar que são apenas dois exemplos entre inúmeros que aparecem todos os dias, e com os quais temos que lidar... entre tantas consultas de curiosos, de perfis anônimos, recentes tentando todo tipo de vantagem e , na grande maioria, sequer lendo antes as regras de hospedagem ou atentando a características do imóvel bem diferentes do que querem ou do que se propõem a pagar por.  A grande maioria , de consultas não poderiam ser chamadas de "hóspedes"  são na verdade perfis por vezes recentes , muitos  praticamente anônimos, sem histórico, ou de boa fé sem conhecimento da plataforma ou de má fé  fazendo-se de desentendidos, e tentam alugar o imóvel para mais pessoas do que a capacidade máxima de pessoas definida no anúncio (e assim violando regras da plataforma), tentando por vezes pagar por apenas 1 pessoa e alocar 6 seis! em um imóvel com limite de quatro!! E tantos  outros absurdos e disparidades cotidianos e rotineiros quase sempre na tentativa de obtenção de vantagens, contatos externos etc. Os quais sempre refuto e denuncio.
 
 Um penúltimo "incidente" que tive foi de um perfil , ao contrário da grande maioria que causa problemas, que era bem identificado , antigo no airbnb e tinha um histórico reputado , eu APROVEI a reserva e pedi que os mesmos se apresentassem no chat dando nomes e idades e alertei que fizessem isso com a celeridade possivel pois a reserva pré aprovada deles estava bloqueando um outro pedido que eu poderia ter aprovado caso eles não estivessem de acordo ,toda consulta e reserva é condicionada as regras de hospedagem já explicitadas no anúnico ao qual os hóspedes fizeram o pedido , eles não leram o anuncio ou fizeram-se de desentendidos e eu então para comodidade e transparência repeti as regras QUE JA ESTAVAM NO ANUNCIO AO QUAL SOLICITARAM A RESERVA novamente repeti as MESMAS no chat (vide conversas no chat com tudo isso em mente).  Veja que eles, após muito enrolarem, e deixarem a reserva EXPIRAR por fim  me pediram várias exceções as regras, eu já tendo perdido o pedido de outra consulta por estes não firmarem a reserva e descordarem das regras perdi também a paciência e disse para eles o que de fato houve que eles não atendiam as regras e nem a atenção e a empatia com as quais trato e espero de meus hóspedes... gastei MUITO tempo e muito escrevi para poder atender ao perfil deles, mas fui , vide chat, completamente desrespeitado e abusado. Então aqui , qual política do AIRBNB eu violei? Quais eles violaram cito no minimo 3 ,  não respeitaram as regras do anúncio, fizeram consulta com indicação/precificação de nurmero de pessoas a menor que o real  (queriam colocar parentes adultos e crianças como hospedes travestindo-os de visitas e não os contabilizando)
 
O último incidente ao qual o VAGO email que recebi  me pedindo explicações, as quais poderiam ser simplesmente levantadas lendo os diálogos dos chats das consultas e analisando-se os perfis e o histórico meu e do demandante , o incidente talvez diga respeito a uma consulta de um "Osvaldo" perfil novato de 2021 , para todos efeitos praticamente anônimo, não tem descrição , sem verificações de segurança , não diz de que cidade é etc... Bem o perfil anônimo rotulado como Osvaldo faz uma consulta onde informa nos parametros de  precificação 1 (um) hóspede apenas, e no chat pede , INSISTENTEMENTE, para deixar 6 hóspedes num anúncio onde o máximo são 4! Eu peço a ele que se identifique e a todos hóspedes com nomes completos e idades (sempre faço isso para evitar menores como titular de reservas) e por achar que é boa e transparente prática, e digo que deve corrigir a consulta para um máximo de 4 (quatro) pois o apto não comporta 6.  Não obstante ele mente , diz já ter retificado a consulta, continua se recusando a dar os nomes dos hóspedes e insiste no pedido de 6 e apela pro fato de ser evangélico (que para mim é uma apelação que não faz sentido algum, como se isso fosse algum tipo de vantagem ou abrisse exceções).
 
Bem dos exemplos que relatei vê-se que ambos exemplos os perfis fazendo as consultas faltaram em alguns ou todos casos com a transparência, me tomaram tempo, jogaram com o tempo bloqueando datas até por default as pré autorizações vencerem e eu perdesse outros pedidos pendentes,  violaram ou pediram para violar ou exceções as regras de hospedagem e ou limites e , mesmo assim me acusaram... é risível um perfil ser insistente, desonesto na proposta e ao ser negado ou bloqueado, sem ter visitado ou usado de meus serviços , portanto apenas não foram ou tiveram noção de limites fazerem , sem ter se hospedado, qualquer queixa a meu serviço, serviço este respaldado em ANOS de AIRBNB e CENTENAS de avaliações positivas.
 
E mais perplexo disso TUDO é a falta de parceria do AIRBNB de me escrever o email abaixo, sinceramente  esta ficando muito difícil continuar numa plataforma que nos trata como ferramenta e não parceiros.
 
Querem superhosts (que não sejam uma plaquinha de funcionário do ano na parede do Mc Donalds) ? Então sejam a empresa que se propuseram a ser.
 
Favor nao me contactarem mais por email  para assuntos como esse, senão tem funcionários e supervisão para realmente ter um SAC não se respaldem e se justifiquem com essa automação virtual.
 
Muito cordialmente,
Alexandre [Dados pessoais removidos por motivos de segurança e de acordo com as Diretrizes da Comunidade] (host com mais de 9 anos de experiência , 5 propriedades na plataforma e CENTENAS de comentários positivos)  x  Perfis anônimos x SAC (atendimento) protocolar
ALEXANDRE MARTON PIMENTA SANTOS

Saudações a comunidade.

 

Nas minhas locações procuro não só a recíproca da educação, ca boa vontade e da transparência como pressuponho que "o combinado não sai caro", então não costumo como quando atendo ligações a dar informações a quem não se identifique mas sempre tendo o cuidado de me apresentar e explicar e vencer a barreira das apresentações.

 

Não obstante há varios perfis , muitos até antigos alguns mais a maioria novatos (com menos de um ano ) quase completamente "anônimos" que não tendo nenhuma verificação de segurança, apenas um pré nome, não tendo qualquer informação sobre localidade de residência e , muito menos,  algum comentário ou histórico que o balize fazem inúmeras perguntas, muitas das quais tentando um contato externo anti ético e perigoso (disfarçado de consulta para uma locação mensal de longo período que não poderiam fazer pois não atendem as garantias, fiadores, etc  de uma imobiliária) ou informações bobas ou outras até sensíveis (de localização que poderiam levar a arrombadores num período onde (pelo calendário disponível no AIRBNB) notassem que o imóvel esta vago. Estes perfis nunca se identificam, por mais que eu peça e ou explique a importância e o recíproco de confiança de uma relação ter que começar com isso...

 

Eu sugiro que o AIRBNB implememente uma funcionalidade para que nós , hosts e parceiros, nós que somos o AIRBNB em tempo integral e não o cliente eventual sejamos protegidos de golpes e respaldados, é uma sugestão simples de que nós possamos visualizar senão quantas denúncias um perfil já sofreu (pressuposto de onde há fumaça há fogo) senão o teor das mesmas.

 

Pois do jeito que está o AIRBNB não tem ajudado muito seus parceiros que são literalmente sua estrutura e ainda por cima nos penalizam ao recusar consultas de perfis mal intencionados assim, o que tem sido cada vez mais frequente na medida que a carestia  no país e no mundo , as necessidades das famílias que não podem mais pagar um aluguel e recorrem a todo e qualquer subterfúgio para sua própria sobrevivência assim como os golpistas de plantão veem conhecendo as vulnerabilidades da plataforma e a que a mesma "impõem" a seus hots.

 

Gostaria mesmo de ver um respaldo, pois estou e me sinto só nestas trincheiras, o atendimento telefonico do AIRBNB hj é risível perto do que era a 5 anos atrás, meramente protocolar , distante e difuncional.

 

Sugestões: 

 

1- Hosts poderem ver e consultar denúncias feitas a perfis de hóspedes, tanto o quantitativo como seria interessante o teor

 

2 - Recusa a hóspedes que muito perguntam e nada divulgam no chat (nem nome completo) não afetassem a pontuação ao status de super host nem qualquer outra penalidade em nosso rating

 

Cordialmente

Alexandre Marton, host desde 2010.

ALEXANDRE MARTON PIMENTA SANTOS

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias