Este tópico faz parte do Festival de Hospitalidade da Central da Comunidade, clique aqui para saber mais!
O tópico original foi postado na Central da Comunidade italiana por @Bridget130 e nós o traduzimos abaixo.
Ficar com um apartamento vazio de repente, sem receber o famoso aviso prévio de 6 meses, não é nada agradável, acredite. Principalmente no verão! Então, quando voltei das minhas férias na Córsega, em 25 de junho, eu acabei tendo que fazer tudo com pressa.
Defini como objetivo estar com tudo pronto até 15 de julho, então passei dias no computador trabalhando na papelada e nos registros, incluindo o SPID, a verificação de identidade que eu tinha que fazer para acessar o site da região da Ligúria.
A casa estava em boas condições, devo dizer. No ano passado, o inquilino anterior pintou as paredes de branco e colocou azulejos bege no piso. Para começar a decoração com o pé direito, a primeira coisa foi saber quais cores escolher e quais descartar.
Depois de escolher as cores básicas, tirei as medidas e encomendei os móveis. Como eu estava com pressa, comprei quase tudo na Amazon Prime, mas encontrei algumas boas empresas que vendiam móveis baratos, como o Marinelli Group (você tem que montá-los, mas me parece justo!). Também comprei algumas coisas no eBay.
Não comprei nada na Ikea porque eles cobram frete. Por fim, comprei um móvel para a TV na Maison de Monde — e não precisei montar!
Como escolher os móveis?
Os móveis devem ser escolhidos com base no espaço que você tem, mas o principal é que você deve gostar deles. Por exemplo, para a sala de estar, comprei uma mesa branca e redonda de 90 centímetros, feita de PVC e com pernas grandes de tipo Tulip do mais puro estilo dos anos 1960, e a combinei com cadeiras cinzas de plástico com pernas de madeira clara de estilo escandinavo. Nesse caso, também tive que procurar bastante para encontrar algo bonito e com um bom preço. Pesquisar online economiza muito tempo.
Já havia um sofá de dois lugares lá, mas o estofado estava danificado (parecia que um gato tinha se divertido muito afiando as garras nele). Era um sofá-cama pesado e extremamente confortável, então decidi ficar com ele. Encomendei uma capa de sofá Damasco cinza e azul para usar sempre, depois comprei uma boa manta de cor cinza pérola e branco rigoni para trocar entre uma estadia e outra. Limpeza em primeiro lugar!
Coloquei também algumas mesas agradáveis ao lado do sofá neste cômodo. Havia um pufe velho, que cobri com veludo cinza (fácil de limpar) para combinar com as belas cortinas cinza escuro. Na cozinha, coloquei uma mesa de bar branca e alta com tampo cinza e dois belos bancos giratórios de couro sintético cinza, além de um belo aparador baixo com três portas brancas.
A cozinha branca da Ikea que havia era horrível. Não podia trocar as portas porque, nesse tempo, a Ikea tinha trocado os padrões, então a única coisa que eu podia fazer era...isso mesmo, pintar!
Primeiro, limpei tudo por dentro e por fora, e removi a gordura. Depois, tirei as alças e... joguei-as fora! Colocar alças novas muda radicalmente o estilo! Usei uma tinta fosca, fantástica. Optei pelo branco e diferentes tons de cinza.
No quarto, havia um guarda-roupa branco que já era meu e o inquilino deixou para trás uma cama em ferro forjado azul escuro. Tive que fazer alguns reparos, porque ela estava rangendo, e troquei as tábuas. O colchão estava bom, então só precisei cobri-lo. Para a cabeceira, peguei duas almofadas velhas, coloquei fronhas de cor azul-turquesa, pus alguns laços e pronto! Pus um tapete no chão e o quarto de casal ficou pronto.
No quarto menor, havia também um belo guarda-roupa branco com espelho, então adicionei algumas estrelas do mar e várias decorações, além de cortinas com listras cinzas e brancas. Encomendei duas redes individuais que podiam ser postas uma sobre a outra, para que só uma ficasse à vista.
Por fim, comprei colchões do tamanho certo para a cama secundária.Tudo tinha que ficar perfeito, incluindo, é claro, os travesseiros!
Enquanto esperava os móveis chegar, pintei as portas da cozinha. Tive que tirar um armário baixo para pôr uma máquina de lavar louça de 45 cm e coloquei alças novas.
A entrada é muito grande, então coloquei um grande espelho e uma mesinha de minha sogra, que pintei de azul claro.
Havia uma cômoda alta com gavetas, que coloquei na cozinha para fazer uma pequena divisão e pôr uma cafeteira. Não gostei de como ficou, então fiz umas listras de gorgorão.
Também pintei umas listras cinzas bonitas na parede atrás do sofá. Quando removi o papel, me assustei com o resultado: a parede parecia uma casca de laranja e a tinta cinza tinha escorrido, então tive que retocar tudo em branco. Como escolhi o cinza e o branco como tons de base, pude colocar acessórios de cor turquesa, azul e verde. A propósito, encontrei uma bela luz de teto com um visual moderno, que parece fios de plástico retorcido. É o modelo Oxford do site Luciamo.it
Depois, coloquei meus quadros na parede (vou ter tempo para fazer alguns retoques mais tarde!).
Deu trabalho, não vou negar, mas o primeiro hóspede chegou em 16 de julho.
Sinceramente, por mim nós teríamos ido ao brechó que sempre vou, mas meu marido queria os recibos, então comprei quase tudo novo! Ah, me esqueci de mencionar os pratos, a louça, os copos, lençóis, toalhas... e os eletrodomésticos!
Fiquei com as mãos cheias de calos!
Resumindo, não foi nada fácil, mas posso dizer que dá para criar uma casa moderna e, ao mesmo tempo, acolhedora, pagando preços justos.
O resultado está aqui: https://it.airbnb.com/rooms/666642371207545016?source_impression_id=p3_1659468711_ZPRKeSB1ASeeKkll&...
Estas são algumas dicas para escolher móveis vintage:
- Se você encontrá-los, compre-os. Não deixe que escapem. Compre no mesmo dia. Não existem dois móveis iguais!
- Se tiver alguns arranhões, não tem problema: encontrar um móvel impecável é difícil, mas é bom ter uma peça que tenha história. Nem tudo tem que ser vintage. Use seus critérios para decidir.
- Pesquise online e economize tempo.
- Confira todos os detalhes do frete. Eles levam até sua casa, ou você tem que ir buscar? O frete vale a pena?
- Devolução: se você mudar de ideia ou algo não couber, devolva-o!