[PESQUISA] Como você responde às avaliações dos hóspedes?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

[PESQUISA] Como você responde às avaliações dos hóspedes?

Wosinska_Yucca-Valley_2243398_0822_HLP (1).jpg

 

Olá a todos,

 

As avaliações são um componente vital da experiência como um todo no Airbnb. Elas são muito úteis tanto para os anfitriões quanto para os hóspedes, ajudando a ter uma idéia da pessoa com quem você está falando, ou com quem você está pensando em reservar.

 

Quer sejam comentários positivos ou não, às vezes é útil respondê-los, apenas para explicar as razões por trás de uma decepção, para agradecer ao hóspede, ou para esclarecer alguma questão levantada no comentário. Dito isto, nem sempre é fácil encontrar o que dizer, saber quando responder, ou ajustar seu tom da melhor maneira possível.🧐


Com o intuito de ajudar outros anfitriões aqui na CC: Como você responde o comentário de uma avaliação e qual é o melhor conselho para saber o que responder?

 

 Selecione a melhor opção abaixo e deixe nos comentários o por quê da sua escolha:

 

 

Um abraço,

Laura👩🏼‍💻

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

81 Respostas 81
Izabel88
Level 10
Porto Alegre, Brazil

@Laura esclareci que ele hospedou-se conosco e fez inúmeros elogios ao espaço, acomodações, etc. e que na avaliação abordou algo que não fazia parte de nosso acordo, tornando-a sem sentido, pois não ajudaria outros hóspedes a conhecer melhor o espaço, pois não temos cavalos! Comentei que teria ficado mais feliz se ele houvesse abordado aspectos de nosso espaço, como a churrasqueira sob as árvores, redes na sombra, extenso gramado, jardins iluminados à noite, fogueira, forno de barro, etc. Aí tudo teria feito sentido! No mais,  Paz e bem, como diria São Francisco! 😊

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Perfeita colocação e resposta @Izabel88 ! Você é sempre super cautelosa com oque coloca para de fato esclarecer esse "mal entendido" por parte do hóspede!

 

PS: PARABÉNS pelo título Superhost querida!!! Você está com tudo e não está prosa!!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Izabel88
Level 10
Porto Alegre, Brazil

@Laura, obrigada♥️ nos anos anteriores não usei meu bônus, mas quero usá-lo este ano! Ehhhhhh, bora viajar! 

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Laura 

Faço uma observação na colocação e resposta da @Izabel88  👇🏻


Eis aí meu fundamento para o que sugeri sobre o Airbnb deixar apenas os comentários e retirar a nota por estrelas.
Aos comentários podemos refutar qqr mentira ali dita, mas a nota fica, rebaixando nossa acomodação e, muitas vezes, retirando o status de um Superhost, por uma irresponsabilidade ou má fé de um hóspede. E cuja reparação não há pois o "Airbnb não faz a apuração da veracidade das informações".
Qdo tive, por retaliação, nota 1* em todos os quesitos, pude refutar as mentiras, mas a nota baixa tá lá; só não perdi meu status pois, na época, tinha em torno de 100 avaliações e a nota baixa se diliuiu.
Semelhante situação deve ter acontecido com a Izabel.
Mas o que aconteceria se eu ainda fosse relativamente nova no Airbnb???!!!
Sabemos a resposta, né?
Portanto urge uma reformulação das Avaliações. 
Não entendo porque não há nenhum pronunciamento, NADA!!!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Não sei se ainda não foi encontrada uma outra solução que possa substituir a atual @Denise583 , @Izabel88 , ainda mais se tratando de um tema tão delicado quanto esse!

No caso das notas serem eliminadas, qual seria o critério para o anfitrião se tornar Superhost? Porque teria que ter alguma oura forma de avaliar a qualidade de serviço e a satisfação dos hóspedes....

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Uai @Laura 

Todos os outros critérios que já fazem parte da avaliação de um Superhost (taxa de cancelamento, taxa de resposta e estadias hospedadas).
No entanto é importante frisar que as notas poderiam permanecer se o Airbnb pudesse garantir aquilo que ele mesmo prega "Nossa comunidade se baseia na honestidade e na transparência", "As valiações devem ser úteis, informativas e que não prejudiquem a comunidade".
Só que ele mesmo não garante esses preceitos uma vez que "não faz apuração da veracidade das informações".

Orientam a mantermos todas as conversas no chat para comprovação futura, caso necessite, mas sequer verificam o que lá está escrito.

Só apagam a avaliação se esta fere a "Política de Avaliações" que nada, ou quase nada protege o anfitrião (Laura, te aconselho a ler essa Política na íntegra e irá entender o que digo).
Então qual o benefício de se usar NOTA para "avaliar a qualidade do serviço", se ela está sendo usada de forma equivocada ou por má-fé???!!! 
Onde está a utilidade de uma avaliação usada para fins de retaliação? 
Já que, escancaradamente, o Airbnb se esquiva de validar as notas, se ele não pode garantir a lisura do processo, então que as retire para que mais anfitriões não sejam prejudicados.

Minha opinião!!!

Izabel88
Level 10
Porto Alegre, Brazil

@Denise583 @Laura @Fabricio50 estes fatos ocorreram poucas vezes comigo, mas concordo que este tipo de avaliação prejudica e desmotiva.  Minha sugestão é de que avaliações negativas com fatos comprovadamente inverídicos sejam  deletadas. Simples. Por outro lado, pude contar com a parceria e bom senso da plataforma no ano passado quando uma hóspede partiu antes da hora e pediu reembolso (alegou que tinha cão e a propriedade não era cercada). Através de fotos pude refutar e provar inverídicos os argumentos dela. Recebi 100% do valor acordado, e não houve avaliação. Talvez fosse uma boa ideia alertar aos usuários da plataforma que avaliações não condizentes com a realidade serão deletadas e os responsáveis punidos. Que tal?

Oi @Izabel88 

Vc diz para "avaliações negativas com fatos comprovadamente inverídicos sejas deletados"

AÍ ESTÁ O CERNE DO PROBLEMA!!!!

O Airbnb não faz apuração da veracidade das informações, mesmo que comprovadamente esteja no chat, mesmo que o anfitrião envie provas, mesmo que já haja uma resolução de disputa favorável ao anfitrião, A AVALIAÇÃO NÃO SERÁ APAGADA!!!

Aconteceu poucas vezes contigo, vc diz, mas basta acontecer uma vez pra te ferrar por meses!!!

Como disse, aconteceu comigo, não perdi o Superhost mas baixou a nota da acomodação para 4,8. E mesmo agora depois de 9 meses e mais de 50 avaliações 5* só nesta acomodação, AINDA ESTOU COM 4.9.

Rápido e radical pra baixar a nota, mas longo e moroso pra eleva-la!!!

 

O caso descrito por vc não envolveu avaliação, apenas valores. Mas caso o hóspede houvesse usado a avaliação como retaliação, vc estaria com a nota lá em baixo, e ficaria assim por meses a fio.

 

Portanto não existe isso de "alertar aos usuários da plataforma que avaliações não condizentes com a realidade serão deletadas" simplesmente porque NÃO SERÃO DELETADAS e os responsáveis NÃO SERÃO PUNIDOS!!!

 

O Airbnb não garante a honestidade do processo, o anfitrião fica à deriva!!!

Oi amiga @Izabel88 , a discussão sobre avaliações e notas é longa, mas certamente só haverá mudanças na política de avaliação se houver discussões mesmo, os anfitriões, com seus feedbacks direto para a plataforma, devem continuar manifestando suas insatisfações, bem como, conjuntamente, propor soluções para que as avaliações e notas sejam mais justas e menos tendenciosas.

 

Uma atitude simples e imediata que a plataforma poderia tomar, seria aquela em que havendo disputa entre anfitrião e hóspede sobre algum problema na hospedagem, ambos não poderiam avaliar a hospedagem que foi objeto da disputa, daí, as avaliações por retaliação tenderiam a sumir. 

Izabel88
Level 10
Porto Alegre, Brazil

@Fabricio50 @Laura Oi! Acho válido trocarmos idéias, assim, poderão haver mudanças. Tenho sido muito feliz na resolução de problemas, e há inúmeros pontos positivos na plataforma, apenas tenho restrições quanto à avaliação.  Dia de sol aqui, bora viver e curtir meus gatinhos. ♥️

IMG_20221003_154924670~3.jpg

Que tranquilidade o gatinho deitado tá transparecendo @Izabel88 , será que eles sonham?

Izabel88
Level 10
Porto Alegre, Brazil

@Fabricio50 esse é o Shiraz, e sou apaixonada por ele, e pelos maninhos e maninhas: 07 no total! Aqui ele estava tirando um ronco com meu amado pai😘,  e sonhando😊! Bj.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu nunca tive muito contato com gato @Izabel88 , mas a minha irmã que tem dois tem uma que é um doce, interage com ela e as visitas, até bronca ela dá em quem não está se comportando e acorda a minha irmã com a patinha no rosto dela kkkk

 

Mas a outra eu acho que ela só conseguiu pegar umas quantas vezes.... 

gato tem disso não é? Eu que sempre tive cachorro não entendo muito esse comportamento dos felinos

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Izabel88
Level 10
Porto Alegre, Brazil

Amoooooo!  Cada um tem suas características, e todos são uns doces! Não imagino minha vida sem eles❤️😘@Laura 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Pets são tudo na nossa vida não é @Izabel88 ? 

 

Essa foto eu tirei outro dia das cachorrinhas da minha mãe cheirando e lambendo o creme....são duas figurinhas!! As alegrias da casa!

IMG_8381.jpg

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias