Como cobrar consumo de energia dos hóspedes?

Rodrigo12
Level 5
Campo Grande, Brazil

Como cobrar consumo de energia dos hóspedes?

Olá a todos.

Infelizmente não posso fazer o check-in pessoalmente e não acho eficiente ficar pedindo para conscientizar o uso do ar condicionado.

 

Como alugo o apartamento inteiro também não posso ficar de sentinela olhando o consumo tal como aqueles que alugam somente 1 ou 2 quartos.

 

Não vejo nada de mal em cobrar pela energia pois quando eu fui a espanha me disseram que eu poderia gastar somente uma caixa dagua de 500l. Tb achei estranho mas tive que me adaptar pois eu estava visitando a casa de outros.


Acho que o airbnb poderia disponibilizar uma ferramenta para esse tipo de cobrança (energia) já que nosso governo fez o favor de colocar em alta inflação.

 

 

87 Respostas 87
Dilton3
Level 5
State of Bahia, Brazil

Os meus são mais simples, comprei no mercado livre, a instalação seu eletricista de confiança faz tranquilamente, segue o link dos que comprei:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-744664070-medidor-bifasico-110110220v-100a-hiking-2-fases-ne...

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-692866072-medidor-consumo-de-energia-monofasico-110v-127v-65...

 

 

@Olidia0 @Eliane0 @Nany0 

Boa tarde!

Vc informa que também comercializa o equipamento. Como posso obter mais informações?

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Humberto-Jorge0 , uma dica para futuras interações: utilize o @ para marcar outros membros. Com isso, eles recebem uma notificação e sua mensagem tem mais chances de ser lida, nesse caso o @Cassio2  🙂

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Tem um equipamento melhor e mais barato e mais fácil de instalar, é esse disjuntor wifi aqui, da uma olhada no vídeo

 

https://www.aliexpress.com/item/4001051030611.html?spm=a2g0o.cart.0.0.2f7c3c00q2jNsF&mp=1

 

 

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Cassio2  , não deixe de usar o @ para marcar outros membros. Assim eles recebem uma notificação e sua mensagem tem mais chances de ser lida, nesse caso o @Humberto-Jorge0 e a @Karina78 🙂

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Samanta64
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

mas de que adianta monitorar se não pode cobrar a parte? 

Já vi pessoas que deixam o ar ligado direto, saem de casa com ele ligado alegando que já esta na conta... fora o risco que é deixar qualquer tipo de equipamento ligado sem ninguem em casa. 

@Samanta64 Oi, Samanta, como assim não pode cobrar? Tem mais de um ano que cobro e só teve uma pessoa que demorou um pouco, mas no fim acabou pagando pelo excesso... O segredo é como repassar essa informação ao hóspede... eu sempre aviso quando confirma a reserva, no dia de entrada, tem um poster bem atrás da porta que a pessoa sempre vê quando sai do apartamento, além de ter instalado um disjuntor inteligente com tela onde o hóspede vê em tempo real o consumo.

 

E também consigo desligar o ar condicionado remotamente sempre que acho necessário, como 30 minutos atrás que percebi que todos os hóspedes tinham saído e ambos aparelhos de ar estavam ligados até então. 

 

Como sei que saíram? Tem um sensor na vaga da garagem do prédio que me indica se há ou não veículo lá, caso não tenha e o ar está ligado há algum tempo, ligo no interfone, se não atendeu, quase certeza que não tem ninguém. Se por acaso tiver, a pessoa apenas religa o ar e vida que segue. Se a pessoa atende (até hoje nunca atendeu), perguntaria se está tudo bem com a reserva, se precisa de algo, confirmo o horário de saída, sei lá, repasso alguma informação.

 

Agora na casa que eu gerencio, tem câmera apontando pro portão que dá para saber quantas pessoas saíram mais ou menos, e apenas desligo, se tiver gente lá, eles religam, até hoje não tive reclamação, mas já aconteceu de eu desligar e segundos depois religarem, de novo, vida que segue.

Karina78
Level 2
London, United Kingdom

@Cassio2

 

Você colocou e aconteceu isso?

 

Estou interessada em fazer isso. 5 dias de hospedagem e o hóspede gastou a energia de um mês inteiro.... Ninguém merece!

 

Obrigada por compartilhar!

Tem um equipamento melhor e mais barato e mais fácil de instalar, é esse disjuntor wifi aqui, da uma olhada no vídeo:

 

https://www.aliexpress.com/item/4001051030611.html?spm=a2g0o.cart.0.0.2f7c3c00q2jNsF&mp=1

 

 

 

Eliane0
Level 2
Santo André, Brazil

Alguem que usa esse metodo poderia me dizer quanto devo disponibilizar de energia por estadia? Nao faco a menor udeia, e quanto vcs cobram por energia gasta extra?

Cassio2
Level 4
São Paulo, Brazil

 


Eliane escreveu:

Alguem que usa esse metodo poderia me dizer quanto devo disponibilizar de energia por estadia? Nao faco a menor udeia, e quanto vcs cobram por energia gasta extra?



30KWh por dia todos os dias do mês sua conta dá uns R$450 em São Paulo.

Karina78
Level 2
London, United Kingdom

Olha no seu descritivo de cobrança da conta que eles informam valor de kwh, aqui na minha cidade é cerca de R$0,60/Kw

Karina78
Level 2
London, United Kingdom

Gostei muito do seu comentário.

 

Meu primeiro hóspede em 5 dias gastou a energia que nós pagava no mês inteiro.

 

Quero cobrar a parte a energia. Você já está fazendo isso?

 

Esta questão do sensor, é possível instalar em qualquer equipamento?

 

Muito Obrigada desde já

Ricardo11
Level 4
Rio de Janeiro, Brazil

Ola @Rodrigo12 @Nany0 @Guacira0 @Rose0

 

Esse assunto é polemico, ainda mais no Brasil onde temos aumentos constante das contas de energia e custos gerais... Darei minha sugestão:

- Fica muito mais simples vocês fazerem uma média ponderada do uso de energia do imóvel e embutir isso no valor das diárias. Acreditem, cobranças a parte nao são bem vistas pelos hóspedes. Recomendo a criação de um "Guia de boas maneiras do Hóspede". Faço isso em meus imóveis e tenho obtido bastante êxito. Falem sobre a conscientizacao global pela escassez de recursos, sobre a liçao educacional com seus filhos ao apagarem as luzes e ar condicionado ao sairem de casa, sobre a crise que vivemos no país... Todos recursos são válidos. Inclusive uma placa ao lado do ar condicionado informando "Me desligue ao sair!"

 

Espero ter ajudado. 

 

Abraços, 

 

Ricardo Rocha

Andrea146
Level 1
Lauro de Freitas, Brazil

Olá pessoal!

Tenho a mesma dúvida: como proceder com a cobrança das taxas de água e luz, pois já trabalho com hospedagem a algum tempo e sempre negociei isso com os hóspedes. O que consumirem, pagam. Outro problema que venho enfrentando é com relação à taxa de limpeza, pois não cobro, mas solicito que os hóspedes deixem o imóvel limpo assim como receberam.

O que acham?! Essa é a melhor forma de proceder ou deveria cobrar a taxa de limpeza e embutir o valor da água e da luz nas diárias?!

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias