Como comecei como anfitriã no Airbnb

Ana23204
Level 10
State of Bahia, Brazil

Como comecei como anfitriã no Airbnb

IMG-20220527-WA0006.jpg

 

Meu primeiro hóspede foi na época de Copa do Mundo, em 2014, jogos realizados no Brasil, muita gente chegando, procurando reservas em hotéis...

Eu desempregada, endividada, lascada e com medo de fazer Airbnb como anfitriã.

 

Não sabia nem como começar, mas tinha um amigo que me ajudou com dicas. Ele já era anfitrião desde 2012 e me disse que era seguro. Eu morava sozinha numa quitinete do tamanho de um ovo. Só cabia eu e eu. Eu morava no Pituaçu que nem é bairro turístico em Salvador, mas era pertinho da praia. Enfim, quando chegou nas oitavas de final da Copa, resolvi entrar no Airbnb. Fiz tudo conforme o figurino: tirei fotos, fiz a descrição do espaço, coloquei o menor preço possível só pra começar.

 

Daí coloquei o meu quarto de quitinete no anúncio pra 1 hóspede. Assim que o anúncio ficou ON, apareceram uns 2 interessados. Fiquei besta com a rapidez. Ô...época boa de Copa do Mundo, né?! Os 2 dizendo a mesma coisa no chat que tava difícil achar lugar em Salvador para dormir. Os 2 no aeroporto. Aceitei 1 deles que queria pra 3 dias. Mas não reservei dentro do Airbnb não. Fiquei com medo do Airbnb não me pagar, óia rs...

 

Combinamos dele me pagar quando chegasse. Aí minutos depois ó ele na porta. Era um rapaz holandês que não falava nem espanhol pra 'tapiar'. Aí foi na base do Tradutor do Google e mímica. A comunicação deu certo.Ele chegou de noite, se acomodou no quarto, numa cama de solteiro e eu fui “dormir” na sala num colchão de ar.

 

Detalhe:

O banheiro era no quarto, ele se trancou por dentro. E eu sempre me levanto no meio da noite pra fazer xixi. Como é que faz xixi??? Ó a bagaceira

aí ó, como é que mija?! Aí dei uma de 'MacGyver'. Peguei um balde, fui lá fora no corredor de acesso para as quitinetes, lá no final tinha um ralo, fiz meu xixi, joguei ali mesmo, voltei e limpei o balde na pia de lavar roupa, tudo às 3h da manhã.Eu acho q só fui dormir mesmo na hora de levantar. Levantei bem cedo, depois de uma noite praticamente sem dormir nada pq eu fiquei com medo de acontecer qq coisa...sei lá, ser estuprada pelo holandês. Novata ainda no Airbnb e sem saber de nada.

 

Os 3 dias de hospedagem com ele foram tranquilos, graças a Deus. O rapaz se comportou muito bem e de lá ele continuou em Salvador, dizendo q iria encontrar amigos na Barra e tal. Então foi assim minha primeira vez em hospedar alguém. Ao longo dos tempos fiz algumas adaptações do espaço, já que era apenas uma quitinete apertada. Uma delas foi colocar uma cortina blackout dividindo o quarto da passagem do banheiro. A orientação era não trancar o quarto por dentro. E daí passei a usar o banheiro também de noite. Esse lance só incomodou um único hóspede q veio da Índia com sua mulher (certo

tempo passei a aceitar 2 hóspedes tb – cama de solteiro e +1 colchão de ar solteiro). Disse nos comentários que não sabia da cortina. Foi daí que fui entendo cada dia mais como lidar com os hóspedes desde do chat. E claro, melhorando a descrição e fotos no anúncio, fazer ficar muuuito claro que era um espaço minúsculo, q eu morava lá e tal... eu fiquei 1 ano morando lá e foi assim, até me mudar pra Barra num apto um pouco melhor e numa localização muito

boa.

 

Segue as fotos do lugar que eu morei em 2014 :

 IMG-20220527-WA0013.jpgIMG-20220527-WA0001.jpgIMG-20220527-WA0008.jpgIMG-20220527-WA0007.jpgIMG-20220527-WA0012.jpgIMG-20220527-WA0010.jpgIMG-20220527-WA0011.jpg.  IMG-20220527-WA0002.jpg

59 Respostas 59
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Isso mesmo @Fabricio50 ! Então foi JK que abriu as portas para as empresas americanas, principalmente a Ford, entrar no país... eu até lembro disso na minissérie que teve na Globo há alguns anos atrás.

Eu adoraria ir viajar pelo Brasil de trem, eu não dirijo e não sou muito fã de avião (além de ser super caro), mas sabe que ontem olhei uma passagem de Londres para Amsterdã de trem e estava mais cara que de avião? Eu achei um absurdo aquilo, porque aqui a passagem de trem é abusiva de tão cara, ainda mais comprando sem meses de antecedência....

Eu aos pouquinhos tento ir pro campo nas férias ou quando posso, não tenho muita flexibilidade porque não tenho carro, mas adoraria ter uma casa de campo, ou de praia, mas levar uma galera sabe? Todo mundo cozinhando junto, fazendo o almoço na cozinha, aquela bagunça boa.... Ficar no campo completamente sozinha me deixa deprê 😂😂

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

@Laura , na Europa tem alguma coisa barata em comparação com o Brasil? Rssss... tudo é em euros ou libra, o real na faz frente a essas moedas em termos comparativos de preços e de poder aquisitivo...rsss...

 

Penso que a passagem de trem de Londres para Amsterdã deve ser cara pela distância, uns 360 km, passa por alguns países, tem uma estrutura bem diferente da brasileira, etc. Porém, vc ainda tem a opção do ônibus, que sai mais em conta do que o trem e o avião. 

 

Falo em ir morar no interior, não no campo isolado, isso realmente pra mim também é bem deprê, no caso morar em cidade pequena e estruturada, com certa infraestrutura, com gente por perto e com acesso a centros urbanos maiores... é isso, sou caseiro, mas não sou ermitão...rssss...

 

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Então penso igual a você @Fabricio50 , porque no interior eu moraria, mas também não afastado demais e com uma distância razoável da cidade ou de um centro urbano com coisas pra fazer ....

Você tem planos de ir morar no interior por agora ou só quando se aposentar?

 

Sobre a passagem de trem, é caro até em libra ou euros também! Mas é verdade que se você considerar a distância entre Londres e Amsterdã, a distância é longa, mas pensar que é mais barato viajar de avião é muito doido! Tem alguns países na Europa, que a passagem de trem de uma cidade para a outra vale super a pena! Mas também se for pensar a distância é muito mais curta do que uma viagem internacional 🧐

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Então @Laura , quem pensa em morar no interior sou eu,  minha esposa e filha, nem querem saber, penso que morar no interior vai ficar apenas no meu desejo mesmo, rssss... Porém, não gostaria de morar em qualquer interior, o único que me chama a atenção é Triunfo, outro no meu estado não iria não...

 

Já que a passagem de avião tá em conta por aí, aproveita e faz umas viagens de fim de semana, vapt-vupt, por algum país que a passagem aérea esteja valendo a pena...😉

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Ixi Maria, essas viagens de final de semana saem tão caras amigo @Fabricio50 , você não tem ideia....porque todo mundo esquece do trajeto de ida e volta pro aeroporto, ai na hora de fazer as contas valor não fecha, e também a dor de cabeça de ficar pra cima e pra baixo, dormindo mal e acordando cedo pra pegar voo as 6 da manhã, eu pareço uma velha, mas só de pensar dá preguiça kkkk

Esse final de semana vamos para a praia aqui perto -2 horas de carro, vou finalmente estrear o carro segunda mão que o marido comprou, ele tá em pânico não querendo nem que eu encoste no carro, quanto mais dirigir kkkkkk

Mas já intimei ele e pra passar na auto escola tenho que praticar né?

Por mim viajaria de trem e as vezes carro pra distâncias menores, a chatice de aeroporto já me dá preguiça de viajar kkkk

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Parabéns pela aquisição @Laura ...🚙👏👏👏👏, só falta vc tirar a carteira agora, né? Diz ao maridão que os brasileiros dirigem bem, afinal, são 8 títulos de fórmula 1...😉

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

O meu problema é na hora de fazer a prova @Fabricio50 , me dá uma diarreia mental e eu fico tremendo igual vara verde kkkkk

E como ele ainda tá em lua de mel com o carro, qualquer desculpa para eu não dirigir tá valendo.....ele já disse que eu vou estragar a embreagem, que a gasolina ta cara, que eu vou muito devagar.... Já ouvi de tudo 😂

Agora essa da F1 vou falar pra ele hoje!

O carrinho é bem bom, é um Honda Jazz de 2004 mas está em ótimo estado, ele comprou de uma senhorinha que quase não dirigia então tá praticamente novo.

Fiz ele prometer que na volta da praia eu digiro, segunda feira venho aqui atualizar se sobrevivi ou não à viagem! 😅

Algum plano pra esse final de semana ou o Netflix já tá confirmado @Fabricio50 ?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Esse terror todo pelo maridão hein @Laura ?😅, só não vá traumatizar...kkkkk...

 

Com coragem, paciência e um pouco de prática, vc vai tirar sua carteira sem maiores problemas, o maior estímulo é querer e confiar em si mesma...

 

O fds vou ali em Porto com a família, mas o Netflix também tá nessa, pois tem lá  na casa...

 

Depois, nos conte a sua aventura automobilísticas de seu retorno da praia...🚙 🌴 🏖 🩳 🩲 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Poxa @Fabricio50 , acabou que não fomos para a praia acredita? Fez sol e calor esse final de semana todo e nenhum dos dois está conseguindo dormir direito, ai domingo os dois estavam mortos de cansaço.... o calor dá uma lezeira na gente, sem ar condicionado então.....

Como foi o fds em Porto? Curtiram uma praia por lá?

Eu já desisti de Netflix, vou dar umas férias pra plataforma pra não cansar demais!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Eita @Laura , quer dizer que tá um calorão por aí? Fins dos tempos, a minha idéia era que por aí, mesmo no verão, a temperatura máxima seria de 20° e não 35°, aliás essa é a temperatura média no verão nordestino...😓

 

Bom, tá na hora de vc investir em um ventilador, né? Vai amenizar o calor e proporcionar noites mais agradáveis...

 

Fomos à praia na sexta e voltamos no sábado, muita chuva, não foi legal...😔

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Esses dias estão completamente atípicos, hoje está fazendo 40 graus e ta todo mundo derretendo @Fabricio50 !

Parece que amanhã já volta um pouco à temperatura normal, mas desde que me mudei pra cá não lembro de um calor tão horrível quanto esse....o ventilador tadinho está trabalhando dia e noite mas nem assim consegue dar vazão! Imagina os apartamentos aqui que são preparados para o inverno rigoroso não tem bom fluxo de ar, as janelas são grossas, não tem ar condicionado.... a gente não está preparado para esse calor por aqui 🫠

 

Ainda tem chovido muito por ai?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Tem passado no noticiário por aqui que o verão tá brabo por aí @Laura , com incêndios em Portugal e na Espanha, essas coisas atípicas são já as consequências do aquecimento global, penso que vai ser daí para pior, quem viver verá...🥵♨️🌧

 

Continua chovendo por aqui no Nordeste, notadamente em Pernambuco, estamos em pleno período de chuvas, é o nosso inverno, daí as chuvas só vão parar lá para o início de setembro...

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu não sabia que a época de chuvas no Nordeste era no inverno @Fabricio50 , porque eu me lembro que no Sul também é (se eu não me engano), então imaginei que chovia mais no verão por aí....

 

Eu sofri esses últimos dias em casa hein, pra dormir foi um sufoco, a cama parece que ta pegando fogo, e eu ainda moro no loft de um prédio, então o apê virou uma sauna kkkk

Vou ver se tiro umas fotos para te mostrar... Ai ontem foi me arrastando pra academia, depois pro super, e quando cheguei em casa o apt tava todo ALAGADO porque deu essas chuvas de verão e as janelas todas estavam abertas, e tava tudo molhado 🥹

 

Resumindo o drama, hoje a temperatura está mais amena mas ainda bem abafado, mas me preocupa como os animais conseguiram aguentar essas últimas semanas, tadinhos, fico morrendo de dó pensando nos esquilos, pássaros, raposas, que não estão acostumadas com esse calor! Também estou seriamente preocupada com essas mudanças climáticas tão ferozes, o futuro parece assustador e ontem tivemos uma palhinha disso....

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Rindo litros @Laura ...🤣🤣🤣 com essa inundação do loft...

 

O aquecimento global vai atingir tudo e a todos, animais, natureza e seres humanos, o mundo vai ter que acordar ou vamos nos extinguir...🤔

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Foi um drama @Fabricio50 ! Esses dias parece que tava todo mundo com o cérebro derretido (incluindo eu 😅

 

Apareceram na internet vários gráficos da mudança de temperatura de 100 anos atrás até agora, dá até medo de pensar....Eu fico tentando achar algo que eu possa fazer pra ajudar, porque não dá só pra reclamar mas ficar em casa no sofá esperando que todo mundo acorde... que aflição que dá! Mais de 40 graus em Londres é inimaginável!! Imagina a rainha Elizabeth coitada, deve ter tido que instalar um AC no palácio de Windsor todo!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias