Bom dia! Estou há 2 dias tentando fazer uma reserva, porém t...
Última resposta
Bom dia! Estou há 2 dias tentando fazer uma reserva, porém todos os métodos de pagamentos são negados, já consultei o banco e...
Última resposta
Colegas anfitriões,
Já decidi que o número máximo de 2 noites é, por enquanto, adequado e razoável para a minha acomodação.
No entanto, estou em dúvida quanto ao número máximo de noites. No caso da acomodação de vocês, quanto vocês utilizam e que critérios utilizaram para essa definição?
Respondido! Ir para Melhor Resposta
Olá @Regina1105 !
Bem interessante esse seu post, vou dar o meu pitaco, para você e para a Comunidade aqui da nossa CC.
Se você está pensando no número máximo de noites para a sua acomodação, acho que a questão principal é o tipo de hóspede que você quer atrair e como isso afeta a sua gestão.
Aqui vão algumas dicas que podem servir para todos:
Fique atento ao prazo de 90 dias
A lei brasileira, especificamente a Lei do Inquilinato, coloca um limite de 90 dias para locação por temporada. Se passar disso, o contrato pode ser considerado por tempo indeterminado. Isso complica na hora de retomar o imóvel, porque você teria que seguir um processo mais burocrático.
Então, o ideal é sempre manter esse limite em mente.
Vantagens de estadias curtas (2 a 7 noites)
Se você quer rotatividade, estadias curtas são ótimas. Com hóspedes de 2 a 3 noites, você pode ter um fluxo constante de reservas, especialmente se a sua acomodação está em uma área turística ou de eventos. Isso também dá flexibilidade para ajustar os preços conforme a demanda.
O lado não tão bom? Pode dar mais trabalho com check-ins e check-outs frequentes, além do tempo e custo com a limpeza.
E se você quiser estadias mais longas?
Agora, se a ideia for ter menos trocas e mais estabilidade financeira, talvez você possa pensar em estadias de até 30 dias, sem ultrapassar o limite de 90 dias.
Assim, você reduz o trabalho logístico e pode atrair perfis diferentes, como profissionais em viagens de negócios ou pessoas em tratamento médico.
No final das contas
Vai depender do seu objetivo com o imóvel. Se a ideia é maximizar a rotatividade e estar sempre com hóspedes novos, estadias curtas são o caminho.
Mas, se você quer um público mais estável e menos trabalho diário, pode ser interessante estender um pouco mais, sempre respeitando o limite de 90 dias.
Para que nossas expectativas sejam atendidas, sempre é bom analisar o perfil dos seus hóspedes, ou seja, seu público alvo e a localização da sua propriedade para fazer ajustes no limite de estadia de acordo com a demanda de mercado.
Boas reservas! 👍😁👍
Oi @Regina1105
Meu conselho é, fuja de reservas de "longa duração".
Se vc pegar um hóspede "mala", ficará com ele por muito tempo.
E nao esquecer do alto risco de BO com os pagamentos das parcelas futuras.
Partindo desta premissa, meu máximo é 15 dias.
Alem disso prefiro ter um contato mais amiúde com minhas acomodações e assim manter a limpeza e manutenção em dia.
Abraços!
Excelente ponto, @Denise583 ! Apesar de estar hospedando há pouco tempo, já tive momento de levantar as mãos para o céu quando um hóspede fez check out. Quando li seu comentário, pensei imediatamente nesse perfil. 👀 Realmente, um risco muito alto!
@Denise583 você já passou por alguma situação de ter uma reserva de 15 dias e o hóspede pedir para estender ao final desse período? 🤔
Oiê queridona @May
Tive alguns pedidos de extensão, mas não paraqueles que reservaram 15 dias.
Na verdade, só tive reservas assim na pandemia.
Infelizmente o home office não vingou muito no Brasil. O máximo que reservam agora são 7 dias.
Bjcão 💋
Olá @Regina1105 !
Bem interessante esse seu post, vou dar o meu pitaco, para você e para a Comunidade aqui da nossa CC.
Se você está pensando no número máximo de noites para a sua acomodação, acho que a questão principal é o tipo de hóspede que você quer atrair e como isso afeta a sua gestão.
Aqui vão algumas dicas que podem servir para todos:
Fique atento ao prazo de 90 dias
A lei brasileira, especificamente a Lei do Inquilinato, coloca um limite de 90 dias para locação por temporada. Se passar disso, o contrato pode ser considerado por tempo indeterminado. Isso complica na hora de retomar o imóvel, porque você teria que seguir um processo mais burocrático.
Então, o ideal é sempre manter esse limite em mente.
Vantagens de estadias curtas (2 a 7 noites)
Se você quer rotatividade, estadias curtas são ótimas. Com hóspedes de 2 a 3 noites, você pode ter um fluxo constante de reservas, especialmente se a sua acomodação está em uma área turística ou de eventos. Isso também dá flexibilidade para ajustar os preços conforme a demanda.
O lado não tão bom? Pode dar mais trabalho com check-ins e check-outs frequentes, além do tempo e custo com a limpeza.
E se você quiser estadias mais longas?
Agora, se a ideia for ter menos trocas e mais estabilidade financeira, talvez você possa pensar em estadias de até 30 dias, sem ultrapassar o limite de 90 dias.
Assim, você reduz o trabalho logístico e pode atrair perfis diferentes, como profissionais em viagens de negócios ou pessoas em tratamento médico.
No final das contas
Vai depender do seu objetivo com o imóvel. Se a ideia é maximizar a rotatividade e estar sempre com hóspedes novos, estadias curtas são o caminho.
Mas, se você quer um público mais estável e menos trabalho diário, pode ser interessante estender um pouco mais, sempre respeitando o limite de 90 dias.
Para que nossas expectativas sejam atendidas, sempre é bom analisar o perfil dos seus hóspedes, ou seja, seu público alvo e a localização da sua propriedade para fazer ajustes no limite de estadia de acordo com a demanda de mercado.
Boas reservas! 👍😁👍
Muito obrigada, @Fabricio50 !
De fato, um dos pontos que me levou a pensar sobre isso é que minha acomodação fica perto de um setor hospitalar aqui de Brasília (tudo aqui é setorizado), então pensei na possibilidade de hospedar acompanhantes ou profissionais de saúde em trânsito por aqui, por tempo maior que uma semana.
E essa questão dos 90 dias é muito séria, hun? Melhor nunca arriscar.