Número máximo de noites

Respondido!
Regina1105
Level 10
Brasilia, Brazil

Número máximo de noites

Colegas anfitriões,

Já decidi que o número máximo de 2 noites é, por enquanto, adequado e razoável para a minha acomodação.

No entanto, estou em dúvida quanto ao número máximo de noites. No caso da acomodação de vocês, quanto vocês utilizam e que critérios utilizaram para essa definição?

Melhor Resposta
Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

Olá @Regina1105 !

Bem interessante esse seu post, vou dar o meu pitaco, para você e para a Comunidade aqui da nossa CC.

Se você está pensando no número máximo de noites para a sua acomodação, acho que a questão principal é o tipo de hóspede que você quer atrair e como isso afeta a sua gestão.

Aqui vão algumas dicas que podem servir para todos:

Fique atento ao prazo de 90 dias

A lei brasileira, especificamente a Lei do Inquilinato, coloca um limite de  90 dias para locação por temporada. Se passar disso, o contrato pode ser considerado por tempo indeterminado. Isso complica na hora de retomar o imóvel, porque você teria que seguir um processo mais burocrático.

Então, o ideal é sempre manter esse limite em mente.

Vantagens de estadias curtas (2 a 7 noites)

Se você quer rotatividade, estadias curtas são ótimas. Com hóspedes de 2 a 3 noites, você pode ter um fluxo constante de reservas, especialmente se a sua acomodação está em uma área turística ou de eventos. Isso também dá flexibilidade para ajustar os preços conforme a demanda.

O lado não tão bom? Pode dar mais trabalho com check-ins e check-outs frequentes, além do tempo e custo com a limpeza.

E se você quiser estadias mais longas?

Agora, se a ideia for ter menos trocas e mais estabilidade financeira, talvez você possa pensar em estadias de até 30 dias, sem ultrapassar o limite de 90 dias.

Assim, você reduz o trabalho logístico e pode atrair perfis diferentes, como profissionais em viagens de negócios ou pessoas em tratamento médico.

No final das contas

Vai depender do seu objetivo com o imóvel. Se a ideia é maximizar a rotatividade e estar sempre com hóspedes novos, estadias curtas são o caminho.

Mas, se você quer um público mais estável e menos trabalho diário, pode ser interessante estender um pouco mais, sempre respeitando o limite de 90 dias.

Para que nossas expectativas sejam atendidas, sempre é bom analisar o perfil dos seus hóspedes, ou seja, seu público alvo e a localização da sua propriedade para fazer ajustes no limite de estadia de acordo com a demanda de mercado.

Boas reservas! 👍😁👍

Exibir Melhor Resposta no post original

6 Respostas 6
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Regina1105 

Meu conselho é, fuja de reservas de "longa duração".

Se vc pegar um hóspede "mala", ficará com ele por muito tempo.

E nao esquecer do alto risco de BO com os pagamentos das parcelas futuras.

Partindo desta premissa, meu máximo é 15 dias. 

Alem disso prefiro ter um contato mais amiúde com minhas acomodações e assim manter a limpeza e manutenção em dia.

Abraços!

Excelente ponto, @Denise583 ! Apesar de estar hospedando há pouco tempo, já tive momento de levantar as mãos para o céu quando um hóspede fez check out. Quando li seu comentário, pensei imediatamente nesse perfil. 👀 Realmente, um risco muito alto!

May
Administrator
Administrator
Newport Beach, CA

@Denise583 você já passou por alguma situação de ter uma reserva de 15 dias e o hóspede pedir para estender ao final desse período? 🤔

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oiê queridona @May 

Tive alguns pedidos de extensão, mas não paraqueles que reservaram 15 dias.

Na verdade, só tive reservas assim na pandemia.

Infelizmente o home office não vingou muito no Brasil. O máximo que reservam agora são 7 dias.

Bjcão 💋

Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

Olá @Regina1105 !

Bem interessante esse seu post, vou dar o meu pitaco, para você e para a Comunidade aqui da nossa CC.

Se você está pensando no número máximo de noites para a sua acomodação, acho que a questão principal é o tipo de hóspede que você quer atrair e como isso afeta a sua gestão.

Aqui vão algumas dicas que podem servir para todos:

Fique atento ao prazo de 90 dias

A lei brasileira, especificamente a Lei do Inquilinato, coloca um limite de  90 dias para locação por temporada. Se passar disso, o contrato pode ser considerado por tempo indeterminado. Isso complica na hora de retomar o imóvel, porque você teria que seguir um processo mais burocrático.

Então, o ideal é sempre manter esse limite em mente.

Vantagens de estadias curtas (2 a 7 noites)

Se você quer rotatividade, estadias curtas são ótimas. Com hóspedes de 2 a 3 noites, você pode ter um fluxo constante de reservas, especialmente se a sua acomodação está em uma área turística ou de eventos. Isso também dá flexibilidade para ajustar os preços conforme a demanda.

O lado não tão bom? Pode dar mais trabalho com check-ins e check-outs frequentes, além do tempo e custo com a limpeza.

E se você quiser estadias mais longas?

Agora, se a ideia for ter menos trocas e mais estabilidade financeira, talvez você possa pensar em estadias de até 30 dias, sem ultrapassar o limite de 90 dias.

Assim, você reduz o trabalho logístico e pode atrair perfis diferentes, como profissionais em viagens de negócios ou pessoas em tratamento médico.

No final das contas

Vai depender do seu objetivo com o imóvel. Se a ideia é maximizar a rotatividade e estar sempre com hóspedes novos, estadias curtas são o caminho.

Mas, se você quer um público mais estável e menos trabalho diário, pode ser interessante estender um pouco mais, sempre respeitando o limite de 90 dias.

Para que nossas expectativas sejam atendidas, sempre é bom analisar o perfil dos seus hóspedes, ou seja, seu público alvo e a localização da sua propriedade para fazer ajustes no limite de estadia de acordo com a demanda de mercado.

Boas reservas! 👍😁👍

Muito obrigada, @Fabricio50 !

De fato, um dos pontos que me levou a pensar sobre isso é que minha acomodação fica perto de um setor hospitalar aqui de Brasília (tudo aqui é setorizado), então pensei na possibilidade de hospedar acompanhantes ou profissionais de saúde em trânsito por aqui, por tempo maior que uma semana.

E essa questão dos 90 dias é muito séria, hun? Melhor nunca arriscar.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias