Chantagem de hóspedes

Respondido!
George1717
Level 4
Brasília, Brazil

Chantagem de hóspedes

Olá pessoal, 

venho aqui compartilhar um dos piores momentos já vividos nestes 13 meses de operação de meu anúncio no Airbnb. Um hóspede recente fez check-in às 11 da noite. Preocupados com o horário e pelo fato dele ter em sua lista de convidados um bebê e uma pessoa idosa, decidimos enviar uma porção de esfiras de um excelente restaurante libanês. Por acaso do destino, teve um pico de luz e o sistema derrubou os disjuntores. Ele entrou em contato e em menos de 5’ demos respostas e tudo foi resolvido. Tudo rolou tranquilo depois de então. Contudo, na inspeção pós check out observamos que queimaram um cobre-leito com cigarro ou ferro de passar roupa. Fizemos o pedido de reembolso e foi ae que o pesadelo começou. Foram trocas de mensagens onde ele ameacava ser “rigoroso” na avaliação caso eu não desistisse da cobrança. Busquei suporte Airbnb e recebi informações protocolares. Segui o protocolo. Resultado: nota 3 e nota 1 para localização. Fiz reclamação ao suporte e não recebi nenhum apoio efetivo. Mantiveram as notas e a avaliação. Confesso que pensei e, ainda, penso em desistir do Airbnb. Me senti desamparado e injustiçado. A política da plataforma, com o afã de respeitar a opinião do hóspede, deixa nos anfitriões e anfitriães na total berlinda.Apos este caso eu optei por continuar por mais alguns meses e ver se ainda tenho ânimo para gerir o negócio. Contudo, desisti de buscar o título de super host e preferido dos hóspedes pois com 47 avaliações, tenho uma nota 2 ( hóspede reclamou do colchão, cancelou e deu nota baixa) e uma nota 3( caso da chantagem). Os demais deram, em sua maioria 5. Enfim, um desabafo de um anfitrião que investiu e investe muito para ofertar o melhor, as vezes tem que ter diárias que em grupo ficam mais baratas que hostel e mesmo assim não tem suporte da plataforma. 

1 Melhor Resposta
Lucas1178
Level 3
São Paulo, Brazil

Tenho percebido que a verdade é que eles não apagam avaliação por nada nesse mundo mesmo que você prove de várias formas que a avaliação é injusta - e tenho percebido que a maioria das avaliações negativas começam com um erro de hóspedes que não aceitam de forma alguma uma represália ou um pedido de compensação, o que pra mim é coisa de gente narcisista que não aceita jamais a hipótese de estar errada. Também tenho percebido que é comum em casos de hóspede que se surpreende com algum aspecto porque não leu nem a descrição do anúncio e nem as regras da casa antes de fechar a reserva. Felizmente, uma minoria, mas a média pra superhost é tão alta que basta pegar um desses a cada 20 pessoas que a média 4.8 já se torna muito difícil de alcançar.

 

O seu caso pra mim entra claramente em uso de avaliação como represália ou vingança. Um dos termos dessa política https://www.airbnb.com.br/help/article/2673 cita a palavra represália mas cita como exemplo ameaçar represália por conta de uma avaliação negativa e não menciona diretamente o uso de avaliação negativa como represália a uma tentativa de compensação por dano. O que, pra mim, é um grande equívoco e torna a hospedagem completamente refém de agradar o hóspede a todo custo mesmo que ele tenha comportamentos que inclusive ferem as regras da casa. Já peguei hóspede que chegou antes do horário de check-in sem avisar, achou ruim que não pode entrar (limpeza em andamento ainda) e me avaliou mal por isso. Ela está 100% errada e ainda assim eu posso perder um superhost pra isso. E é uma situação facilmente checável e com provas, basta o Airbnb olhar o diálogo e o horário das mensagens no chat. Mas eles optam por chamar isso de "avaliação subjetiva" e que "não avaliam veracidade" mesmo em casos onde é possível comprovar a veracidade pelo próprio histórico de interação com o hóspede.

 

A política é a mesma de toda plataforma de tecnologia de intermediação: fingir que nada é com eles.

 

Pra mim também é o maior motivo de eu considerar abandonar a plataforma é o nível inexistente de proteção contra hóspede mal intencionado.

Exibir Melhor Resposta no post original

17 Respostas 17
Jeanne852
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Passei por isso esse ano. Depois de 5 anos hospedando, repentinamente dois hóspedes diferentes fizeram isso comigo, depois de terem usado a casa, ainda conseguiram reembolso de valores usando os canais do Airbnb e mentindo descaradamente sobre as condições do local. Eles aprenderam que se usar a palavra : cheiro de mofo, o Airbnb acata pois não tem como provar que não tem cheiro de mofo. Fazem dois meses que só recebi 500 reais de aluguel por conta de ficar com meu nome manchado com essas avaliações injustas. O pior que isso é minha única fonte de renda. Estou lutando para me reerguer. Coloquei o preço no chão pra ver se consigo receber mais hóspedes que possam me avaliar bem novamente e quem sabe as avaliações injustas parem de aparecer no topo. Enfim...Sou solidária a você mais não sei como nós podemos nos unir e acabar com essas injustiças da plataforma.

Lamentável essa situação. Essa semana um hospede veio me xingar porque não aceitei sua reserva no meu apartamento, já que ele queria levar um animal de grande porte e as regras não permitem isso. Achava que esse comportamento era "coisa de brasileiro" mas vejo que existe gente de má fé em todo lugar... Espero que você consiga se recuperar o mais rápido possível.

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Jeanne852 

É gritante como, ao invés do Airbnb evoluir e buscar mecanismos mais assertivos e menos falhos, vê-se justamente o contrário. 

Há cerca de pouco mais de 3 anos, em Janeiro de 2021, na mesma semana da tragédia de Capitólio quando Minas se encontrava sob um dilúvio, o hóspede tentou, a todo custo, inventar gum problema pra receber reembolso integral e fez uma denúncia sobre cheiro de esgoto na cabana.

Apesar de eu ter levado um puxão de orelha em mensagem do Suporte sem ao menos ouvirem o meu lado, a coisa não foi adiante justamente pelo fato da hóspede não ter conseguido provar cheiro de esgoto.

Porque até onde sei, o ônus da prova cabe ao acusador.

Portanto é a hóspede que deveria provar que havia cheiro de esgoto e, do mesmo modo, caberia à sua hóspede provar que havia cheiro de mofo.

Falo tanto para a questão do reembolso qto para avaliação. 

 

Talvez não adiante muito, mas se eu fosse vc eu insistiria mais. 

Sabemos que não há um padrão nos atendimentos do Airbnb, cabendo a cada atendente decidir segundo seu critério. 

Sugiro que vc entre em contato com o Suporte tantas vezes for necessário até que vc pegue um atendente mais consciencioso e competente. 

Vai que...

 

Espero ter ajudado. 

Depois nos conte o que decidiu fazer.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias