Como você incentiva seus hóspedes a deixar uma avaliação?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Como você incentiva seus hóspedes a deixar uma avaliação?

Avaliação Hóspedes - Airbnb Central da Comunidade .jpg

 

Olá a todos!

Você já notou que apenas uma porcentagem dos hóspedes deixa uma avaliação da sua acomodação? Esse é um tema muito comum na Comunidade e um grande número de anfitriões acredita ser necessário ter boas avaliações para conseguir mais reservas e assim impulsionar seu anúncio.

Muitos anfitriões se esforçam para prestar um serviço excepcional e, no final da hospedagem, descobrem que alguns hóspedes não deixaram uma avaliação e, pior ainda, não têm nem ideia se gostaram ou não da estadia!

Isso pode ser um pouco desanimador e levanta a seguinte questão: O que fazer quando os hóspedes não deixam uma avaliação? 📝

Algumas opções que podem ajudar à contornar essa situação:

 

  • Pedir diretamente ao hóspede que para deixar uma avaliação já que isso é muito importante para certificar a veracidade do anúncio
  • Enviar uma mensagem pré-programada no final da estadia perguntando o que ele achou do serviço e da experiência em geral
  • Mencionar que uma avaliação que será feita para o hóspede para que eles sejam incentivados a fazer o mesmo


Essas são apenas algumas ideias que eu gostaria de abordar com vocês e também saber quais estratégias você usa para fazer com que seus hóspedes deixem uma avaliação. Essas iniciativas funcionaram têm funcionado? 

Nos conte nos comentários 👀

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

93 Respostas 93
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Nicole13 , que bom te ver por aqui!! 

 

É verdade, você tem um contato. super próximo com os hóspedes porque a sua casa fica no mesmo terreno e vocês acabam dividindo a área externa não é?

 

Como a gente tinha conversado sobre visitar lugares incríveis e estar em contato com a natureza (olhei lá no seu perfil e você é super adepta da sustentabilidade, achei que seria legal compartilhar onde eu estou essa semana, num festival de yoga eespiritualidade incrível chamado Buddhafield Festival,  vou compartillhar algumas fotos aqui (olha que eu só  estou aqui há menos de 1 dia! Quando voltar compartilho mais😅)

 

0BB678D1-579F-45DE-B755-6CB5ADC65A44.JPG 3BC713EB-51B2-4C03-8A4B-C66326702CDB.JPG

4CED6301-52D0-43D4-A8C6-CE84881528C0.JPG IMG_0245.jpg

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Laura como vai? Me ausentei nesse período porque estive doente, mas já estou bem e agora podendo responder com mais tranquilidade.

Sei que esse evento ocorreu já faz um tempinho, mas fiquei interessada em  saber mais a respeito da gestão de resíduos de um evento assim. Houve algo que tenha te chamado atenção nesse sentido?

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Nicole13 ,que bom que tenha voltado e melhorado de saúde, espero que você esteja bem 🥰 

Te mando um abraço bem apertado virtualmente....

 

Então, você diz a gestão de resíduos de um festival por exemplo?

 

Eu fui em dois esse ano, em ambos eles pediram para que quem fosse lidasse com os próprios resíduos e lixo, mas também tinham lixeiras separadas para reciclagem mas para falar a verdade não parecia ser muito bem feito não...ou você quer dizer também de resíduo químico?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Eduardo1764
Level 2
Campina Grande, Brazil

Eu costumo conversar com os hóspedes antes, durante e depois da estadia. Procuro informar a melhor forma de chegar ao imóvel, portaria, lugar da garagem, as normas do condomínio, pontos de interesse, procuro saber o motivo da viagem e transmito opções para ele dentro do motivo da viagem... e ao final da estadia eu sempre peço para que ele me diga o que eu posso melhorar para melhor recebê-los. Eles sempre respondem com algumas coisinhas que nós deixamos passar por estarmos acostumados com o espaço. Essas respostas eu acho extremamente valiosas. Nesse momento da conversa pós estadia eu lembro que a avaliação é importante para ajudar a outros hóspedes assim como ele a me achar.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Eduardo1764 , normalmente os hóspedes fazem a avaliação após você fazer esse lembrete e explicar a importância da avaliação?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Eduardo1764
Level 2
Campina Grande, Brazil

Sim, 90% fazem a avaliação. A resposta é sempre de duas formas:

1- Que não sabiam dessa avaliação.

2- Que haviam esquecido pois as tarefas do dia a dia tomam todo o tempo.

 

Ou seja, a avaliação POSITIVA é desconhecimento ou esquecimento. Não é má vontade.

 

Mas digo mais: A NEGATIVA o hóspede procura e acha o canal rapidinho. 👍🏼😃😃😂

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Verdade @Eduardo1764 😅

Quem quer reclamar vai lá e acha mesmo!

Quantas vezes a gente gosta da comida de um restaurante ou de alguma coisa que a gente comprou mas nunca chega a fazer uma avaliação ou dá esse feedback? Às vezes a gente precisa desses lembretes mesmo porque o que está bom a gente esquece de falar...

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Carlos3126
Level 2
Pinhal Novo, Portugal

Envio sempre mensagem final a agradecer a estadia e peço que deixem os comentários e avaliação. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Carlos3126 , a maioria dos seus hóspedes faz a avaliação depois dessa mensagem final que você envia?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Carlos3126
Level 2
Pinhal Novo, Portugal

Oi Laura,

Sim, a maior parte dos hospedes fazem a avaliação depois da minha mensagem final.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Que bom @Carlos3126 ! 

Imagino que agora seja a época de alta estação, não?

O calendário está bem cheio?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Aline473
Level 10
Belém, Brazil

Quando eu gosto muito do hóspede ( a grande maioria) já dou o feedback na saída dele; eu digo: adorei receber você, parabéns por ser tão agradável....vou falar bem de você lá na avaliação, viu?

Não tenho mensagem de checkout programada, mas penso em programar alguma coisa, quem sabe...vou ler as opiniões dos colegas.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

HAHAHA  adorei o " a grande maioria" @Aline473 , que bom que no geral os hóspedes sejam agradáveis, você chega a ter um contato maior com eles ou é mais na entrada e saída mesmo?

 

Acho que uma vez que o anfitrião faz a avaliação o hóspede recebe uma notificação, confere essa informação @Denise583 ?

 

@Denise583 é o exemplo vivo da anfitriã que não tem como dizer que os hóspedes não sabiam ou nāo foram lembrados o bastante de fazer a avaliação, @Aline473 , dá uma lida onde ela explica o que faz, vai que dá certo contigo também!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi cumadi @Laura 

Lá no inicio quando comecei no Airbnb, era assim. E olha que havia um contato bem mais pessoal, pois servia o café da manhã 

Aí resolvi, além das mensagens de boas vindas, dicas, check-in e check-out, enviar uma pós check-out para os bons hóspedes, pelo WhatsApp mesmo.

Agradeço o bom uso e o cuidado com que deixaram a acomodação, infomo que já deixei a minha avaliação e que aguardo a deles.

Só isso já resolve uns 99%.

Chegando no meio do prazo e ainda sem avaliação, envio outra mensagem infomando do prazo e reforçando a importância da avaliação para o anfitrião comprometido coma excelência de seu trabalho. 

Fatando 2 dias e ainda nada de avaliação, envio a derradeira.

Com isso, só não deixa avaliação quem não quer. 

Bjcão 💋

 

Oi a todos! Já notei que a melhor estratégia é deixar uma avaliação e aí eles, com curiosidade de lerem a deles, escrevam também uma para nós. No início pensava que não deveria ser eu a pedir uma avaliação, por uma questão de orgulho (ou de profissionalismo)! Mas agora penso que talvez seja bom pedir-lhes essa avaliação pessoalmente, mesmo antes do check-out, ou seja, penso que o pedido olhos nos olhos talvez seja mais eficaz do que se for por escrito.  Escrito só para relembrar! Contudo, como comecei há pouco e tenho pouca experiência, ainda não percebi qual a melhor estratégia. Até agora todos os hóspedes, exceto dois, deixaram uma avaliação, por sinal, esses dois hóspedes foram os que estabeleci uma relação mais próxima e pessoal, terá sido por isso? 

Fiquem bem, boas hospedagens!

Maria João Sousa

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias