Como você incentiva seus hóspedes a deixar uma avaliação?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Como você incentiva seus hóspedes a deixar uma avaliação?

Avaliação Hóspedes - Airbnb Central da Comunidade .jpg

 

Olá a todos!

Você já notou que apenas uma porcentagem dos hóspedes deixa uma avaliação da sua acomodação? Esse é um tema muito comum na Comunidade e um grande número de anfitriões acredita ser necessário ter boas avaliações para conseguir mais reservas e assim impulsionar seu anúncio.

Muitos anfitriões se esforçam para prestar um serviço excepcional e, no final da hospedagem, descobrem que alguns hóspedes não deixaram uma avaliação e, pior ainda, não têm nem ideia se gostaram ou não da estadia!

Isso pode ser um pouco desanimador e levanta a seguinte questão: O que fazer quando os hóspedes não deixam uma avaliação? 📝

Algumas opções que podem ajudar à contornar essa situação:

 

  • Pedir diretamente ao hóspede que para deixar uma avaliação já que isso é muito importante para certificar a veracidade do anúncio
  • Enviar uma mensagem pré-programada no final da estadia perguntando o que ele achou do serviço e da experiência em geral
  • Mencionar que uma avaliação que será feita para o hóspede para que eles sejam incentivados a fazer o mesmo


Essas são apenas algumas ideias que eu gostaria de abordar com vocês e também saber quais estratégias você usa para fazer com que seus hóspedes deixem uma avaliação. Essas iniciativas funcionaram têm funcionado? 

Nos conte nos comentários 👀

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

93 Respostas 93
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Sério @Bete2 ? E nāo tem como os dois terem esse contato com os hóspedes? Ou você acha que confunde muito?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Deixamos um folheto com o QRCode direito pra avaliação. E incentivamos com um mimo.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Wellington62 , que interessante a ideia do QR Code....onde você deixa isso disponível para os hóspedes?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Josicleide0
Level 2
São Sebastião, Brazil

Eu acho que eles ñ tem uma in formação específica na plataforma com relação a essa importância para nós....

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Você diz que muitos hóspedes não tem ideia muitas vezes de como a avaliação é importante para os anfitriões @Josicleide0 ?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Josicleide0
Level 2
São Sebastião, Brazil

Sim, exemplo na Amazon sempre tem lembretes que são enviados por email para qualificar o vendedor e produto. Acho que o Airbnb poderia enviar mais de 1 vez o lembrete tbm

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Mas se eu não me engano a plataforma também envia um email recordando os hóspedes de fazer a avaliação após a reserva @Josicleide0 ...

Você já passou pela experiência de ser hóspede ou somente como anfitriã?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Marcelo951
Level 10
Florianópolis, Brazil

Boa noite @Laura , no início eu ficava esperando a avaliação do hóspede, pois acha incomodo fazer esse pedido, afinal esta bem claro e todos que recebem mensagem da plataforma para avaliar.

Hoje eu envio uma mensagem programada 2hs antes do checkout:

 

"Boa dia XXXXXX
Espero que sua estadia tenha sido muito boa.

Seu checkout está programando para hoje às XXhs, ou no horário combinado antecipadamente.


Eu não estarei presente no checkout, por favor me envie uma mensagem na sua saída.

Se puder nos avaliar, é muito importante para que possamos prestar um trabalho de excelência."


Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Interessante você mandar essa mensagem antes do checkout @Marcelo951 ....você acha que é mais provável que eles tem avaliem quando a mensagem for enviada antes do checkout do que algumas horas depois?

 

@Josicleide0 levantou essa questão da plataforma enviar um email lembrando os hóspedes de fazer a avaliação....no meu caso, eu sempre faço logo após o checkout então acho que só recebi os emails iniciais, você sabe com que frequência eles enviam isso automaticamente caso o hóspede não faça logo após sair da acomodação?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Marcelo951
Level 10
Florianópolis, Brazil

Realmente  se  olhar por este lado @Laura , enviar a mensagem depois seria mais prudente, porém vou te explicar porque eu faço antes:

 

Se tem uma coisa que eu detesto " Eu como hóspede "são aqueles excessos de mensagens e recomendações, da plataforma , do anfitrião, repetindo as mesmas coisas, eu entendo que cada um sabe onde aperta o calo, mas no meu caso eu gosto de trabalhar da mesma forma que eu quero ser tratado.

 

Quanto ao horário de envio, eu faço às 8:00 da manhã porque meu checkout é as 10:00, então serve de aviso para o  hóspede sair do apartamento, sem me atrasar com a limpeza e o próximo hospede, afinal minhas reservas são para o mesmo dia. 

E se eu enviasse após, onde o hospede vai estar ? Viajando, no voo, no carro, se olhar a mensagem, não vai responder e depois esquecer.

No meu caso tenho tido um retorno bom +- 80% das reservas são avaliadas.    

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Super concordo @Marcelo951 , eu fico só pensando em quem está se preparando e arrumando mala, fazendo check in, vendo taxi ou transporte pro aeroporto, vendo oque mais pode ser feito nessas últimas horas, porque eu me coloco nesse lugar de hóspede também e fico pensando que estaria atordoada pensando em tudo, e depois do check out ai já fica tudo mais tranquilo....

 

Você diz então que mandando a mensagem antes do checkout já dá pra avisar tudo em uma só mensagem?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Marcelo951
Level 10
Florianópolis, Brazil

Eu concordo com você @Laura, porém a questão de avisar sobre o checkout é mais importante neste momento, é o próprio aplicativo envia uma mensagem no período da tarde para o hospede fazer a avaliação, dai ele vai lembrar que eu já havia pedido também.

Se eu enviar no período pós checkout será 2 mensagens seguidas do mesmo assunto que o hospede vai receber, eu me incomodo em receber a mesma coisa seguido (parece que estão dizendo, ei você não entendeu ? Faz a avaliação kkk)

 

Mas vou considerar em fazer pós checkout e avaliar os resultados. Depois eu conto.

 

Esse um tema que poderia ser levantado @Laura 

 

* Que tipo de mensagens devem ser enviadas?

* Quantas mensagens enviar para não se tornar maçante.

* Quando enviar as mensagens e que horas?

 

  

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Esse assunto dá muuuito pano pra manga @Marcelo951 , porque eu não sei (e não me lembro pra falar a verdade 😅) depois de quanto tempo ou com que frequência a plataforma manda automaticamente uma mensagem lembrando de deixar uma avaliação. Seria até uma boa saber essa informação pro anfitrião intercalar entre esses períodos para não ficar maçante a quantidade de notificações enviadas (que você pessoalmente não curte também 🥹)

 

Vou até anotar essas sugestões para gente poder debater sobre como os anfitriões gerenciam isso 🧐

 

Uma outra opção seria até perguntar para alguns hóspedes que você tem mais contato que momento eles preferem receber essa mensagem...você já pediu esse feedback?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Marcelo951
Level 10
Florianópolis, Brazil

Eu nunca fiz esse questionamento com hóspedes @Laura , mas vou começar a conversar com amigos que usam Airbnb e saber suas opiniões.

Eu quase não tenho contado com meus hóspedes, como os meus imóveis tem fechadura eletrônica, meu contato 90% é somente pela plataforma.

Mas eu tenho um vizinho da minha casa na Vila, onde ele faz todo esse contato, explica minuciosamente o funcionamento da casa e neste momento de check-in ele pede para que no final seja avaliado, o checkout o hospede dele faz sozinho, é ele tem poucas avaliações, mas quem faz escreve um livro, então eu pergunto? Qual momento exato de fazer isso, e de que forma, por mensagem ou pessoalmente faz diferença?

     

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Hmmm interessante isso @Marcelo951 🧐

Acho que no check in é muito cedo mesmo para pedir uma avaliação....

Ele não envia nenhuma mensagem durante o check out ou algumas horas depois?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias