o que me aconselham a fazer numa situação destas. A hóspede não chegou a fazer o check in porque reservou só para uma pessoa, e escreve me a perguntar se tinha de alterar a reserva para virem duas. Informei que sim, porque o preço também seria diferente além da identidade do segundo hóspede também ser importante, como é óbvio. Quando recebo uma mensagem a dizer me que o preço duplicava e que não tinha condições para pagar. A solução dela era eu receber a segunda pessoa fora de reserva através do Airbnb e que como ela não tinha dinheiro para pagar, eu devia fazer um grande desconto e receber o pagamento em dinheiro. Acresce dizer que a segunda pessoa iria chegar muito antes dela. Recusei por uma questão de segurança e infração às leis internas de regulação da actividade do Airbnb. Ela insistiu durante oito horas para me pagar em dinheiro e pressionava para receber a segunda pessoa. Como não cedi às nove da noite, recebo uma alteração da reserva mas entendi que não iria aceitar tendo em conta o teor das mensagens que recebi da hóspede ao longo de um dia inteiro. Após isto ela quis manter a reserva individual e pediu me as instruções para check in e Que iria chegar às três da madrugada. Informei que a essa hora não seria possível fazer o check in. Numa situação de reserva normal e comportamento adequado do hóspede claro que poderia ajustar o horário para receber o hóspede. Mas toda a situação já tinha criado um sentimento de desconfiança e insegurança. Ao longo do dia fui falando com o suporte e fui dando conhecimento do teor das mensagens. Ao final da noite informei o Airbnb que não iria receber a hóspede é expliquei porque não o faria. O Airbnb já na posse de todas as informações compreendeu e respeitou a minha decisão e não sofri nenhum tipo de sanção. Após isto fui ameaçada no chat e sofri injúrias. Reportei e o Airbnb actuou internamente. E aqui começou a retaliação nas redes sociais da hóspede que se diz influencer. Publicou screenshot das mensagens, incentiva ao ódio contra os portugueses pela comunidade brasileira uma vez que esta é a sua cidadania e deturpa a história por completo dizendo apenas que foi roubada. Assim vejo o meu anúncio a ser exposto publicamente. Antes de ontem tinha 300 e poucas visualizações, hoje estou perto das 900
Não tenho um profundo conhecimento de leis, mas sei que o STJ entendeu que a divulgação pública de conversas pelo WhatsApp, sem autorização de todos os interlocutores, é ato ilícito e pode resultar em responsabilização civil por eventuais danos.
Acredito que por, isonomia, o mesmo deve valer para conversa de chat, uma vez que também é um meio de comunicação privado.