Olá bom dia pessoal... Espero que estejam todos bem... Então...
Olá bom dia pessoal... Espero que estejam todos bem... Então sou nova no Airbnb... E tenho muitas coisas a aprender c vcs que...
Colegas, bom dia!
Quero compartilhar uma experiência com vocês, que me trouxe muito preocupação.
Recebi uma solicitação de reserva com vários problemas: a reserva era para terceiros; o hóspede solicitou o valor para só uma das duas pessoas que ele pretendia hospedar, pois, segundo ele, um deles "ficaria mais na casa dele aqui em Brasília que no estúdio"; e, o pior, insinuou que poderia fazer pagamento por pix para "garantir a reserva". Ao mesmo tempo em que ele fazia os pedidos, eu verifiquei o perfil dele e constatei que está no AirBNB desde 2017, mas sem nenhuma viagem. Nesse ponto, eu encerrei a conversa, recusei a reserva e denunciei o perfil ao AirBNB. Duas vezes, por dois dias seguidos. Nada foi feito e não recebi sequer mensagem de que haveria alguma verificação por parte da plataforma.
Semanas depois, busquei o perfil do hóspede e vejam o que aconteceu nesse período que eu recusei a reserva, a avaliação que ele teve:
Minha conclusão é que há uma certa leniência do AirBNB com relação aos hóspedes, mesmo quando há sinais evidentes de que representam um risco à comunidade.
Senti que estou sozinha nessa e que cabe somente a mim identificar possíveis riscos e problemas, pois parece que a plataforma "dorme" enquanto o circo pega fogo.
E sinto muito pela colega anfitriã, que vem fazendo um trabalho incrível de hospedagem aqui no DF, com todas as avaliações 5 estrelas, e teve que passar por esse perrengue, que poderia ter sido evitado se minha denúncia tivesse sido levada em consideração. Lamentável.
Respondido! Ir para Melhor Resposta
Olá @Regina1105 !
A situação que você relatou é complexa, pois envolve não só os limites da sua responsabilidade como anfitriã, mas também o nível de suporte que o Airbnb deveria oferecer.
Trago alguns pitacos e sugestões sobre a questão, vamos por partes:
1. Sinais de Alerta e Recusa de Reserva:
Você identificou uma série de "red flags" que justificam plenamente a sua decisão de recusar a reserva.
Reservas para terceiros e tentativas de pagamento fora da plataforma violam as políticas do Airbnb, como explicitado nas suas diretrizes. Além disso, o fato de o hóspede não ter histórico de viagens pode aumentar o risco.
Manter a comunicação na plataforma e evitar pagamentos externos é essencial para garantir nossa proteção, conforme sugerido pelo próprio Airbnb em suas políticas de segurança.
2. Denúncias e Inação da Plataforma:
Infelizmente, ouvimos muitos relatos sobre isso. O Airbnb afirma que revisa denúncias e toma medidas apropriadas, coisa que eu acredito que eles fazem, pode ser que não seja na velocidade que esperamos, todavia, sempre há espaços para melhorias e celeridades na solução das denúncias.
Penso que denúncias reiteradas como a sua devem ser tratadas com certa prioridade, especialmente porque impactam diretamente na confiança da comunidade, acho eu.
Agora, se você acha que a denúncia foi ignorada, é possível reforçar o caso utilizando canais adicionais, como a Central de Resoluções ou até mesmo a opção de entrar em contato com o suporte por telefone para destacar a urgência do problema.
3. Responsabilidade e Suporte:
Embora o Airbnb tenha o compromisso de zelar pela segurança de anfitriões e hóspedes, também acho que os anfitriões devem estar atentos nas avaliações de riscos das suas reservas. Você agiu com prudência e sabedoria, soube avaliar os riscos da reserva.
Para nos proteger, acho importante detalharmos regras claras nos nossos anúncios, exigir a verificação de identidade de todos os hóspedes e confiar nos nossos instintos também ao avaliar reservas, né não?
4. Algumas Sugestões para Melhorar a Experiência:
Feedback para o Airbnb:
Considere enviar um feedback estruturado à plataforma explicando o impacto dessa situação na comunidade local.
Muitas vezes, mudanças ocorrem quando há pressão organizada de anfitriões.
Conexão com outros anfitriões:
Relatar experiências como essa, seja na Central da Comunidade ou em grupos locais de anfitriões, é uma ótima maneira de compartilhar aprendizados e criar soluções coletivas.
Monitoramento do perfil denunciado:
Continuar verificando o perfil e reunir informações adicionais pode fortalecer sua posição caso precise recorrer ao suporte novamente.
Você agiu com prudência e responsabilidade. Mesmo com falhas no sistema, priorizar nossa segurança e a da comunidade é fundamental.
Estamos todos no mesmo barco, e sua experiência reforça a importância de nos ajudarmos.
Denunciar, compartilhar histórias e manter nossas casas seguras são atitudes que fortalecem nossa comunidade.
Olá @Regina1105 !
A situação que você relatou é complexa, pois envolve não só os limites da sua responsabilidade como anfitriã, mas também o nível de suporte que o Airbnb deveria oferecer.
Trago alguns pitacos e sugestões sobre a questão, vamos por partes:
1. Sinais de Alerta e Recusa de Reserva:
Você identificou uma série de "red flags" que justificam plenamente a sua decisão de recusar a reserva.
Reservas para terceiros e tentativas de pagamento fora da plataforma violam as políticas do Airbnb, como explicitado nas suas diretrizes. Além disso, o fato de o hóspede não ter histórico de viagens pode aumentar o risco.
Manter a comunicação na plataforma e evitar pagamentos externos é essencial para garantir nossa proteção, conforme sugerido pelo próprio Airbnb em suas políticas de segurança.
2. Denúncias e Inação da Plataforma:
Infelizmente, ouvimos muitos relatos sobre isso. O Airbnb afirma que revisa denúncias e toma medidas apropriadas, coisa que eu acredito que eles fazem, pode ser que não seja na velocidade que esperamos, todavia, sempre há espaços para melhorias e celeridades na solução das denúncias.
Penso que denúncias reiteradas como a sua devem ser tratadas com certa prioridade, especialmente porque impactam diretamente na confiança da comunidade, acho eu.
Agora, se você acha que a denúncia foi ignorada, é possível reforçar o caso utilizando canais adicionais, como a Central de Resoluções ou até mesmo a opção de entrar em contato com o suporte por telefone para destacar a urgência do problema.
3. Responsabilidade e Suporte:
Embora o Airbnb tenha o compromisso de zelar pela segurança de anfitriões e hóspedes, também acho que os anfitriões devem estar atentos nas avaliações de riscos das suas reservas. Você agiu com prudência e sabedoria, soube avaliar os riscos da reserva.
Para nos proteger, acho importante detalharmos regras claras nos nossos anúncios, exigir a verificação de identidade de todos os hóspedes e confiar nos nossos instintos também ao avaliar reservas, né não?
4. Algumas Sugestões para Melhorar a Experiência:
Feedback para o Airbnb:
Considere enviar um feedback estruturado à plataforma explicando o impacto dessa situação na comunidade local.
Muitas vezes, mudanças ocorrem quando há pressão organizada de anfitriões.
Conexão com outros anfitriões:
Relatar experiências como essa, seja na Central da Comunidade ou em grupos locais de anfitriões, é uma ótima maneira de compartilhar aprendizados e criar soluções coletivas.
Monitoramento do perfil denunciado:
Continuar verificando o perfil e reunir informações adicionais pode fortalecer sua posição caso precise recorrer ao suporte novamente.
Você agiu com prudência e responsabilidade. Mesmo com falhas no sistema, priorizar nossa segurança e a da comunidade é fundamental.
Estamos todos no mesmo barco, e sua experiência reforça a importância de nos ajudarmos.
Denunciar, compartilhar histórias e manter nossas casas seguras são atitudes que fortalecem nossa comunidade.
Te agradeço, @Fabricio50 , suas ponderações fortalecem meu sentimento de comunidade por aqui e trazem possibilidades de encaminhamento para situações como essa que vivenciei. Sem dúvida, é um processo complexo e dinâmico e a pressão dos anfitriões tem um peso fundamental para equilibrar as relações e diminuir riscos.