Estou a procura de uma pessoa para realizar a limpeza do apa...
Estou a procura de uma pessoa para realizar a limpeza do apartamento e receber os hóspedes. Caso alguém se interesse me sinal...
Colegas, bom dia!
Quero compartilhar uma experiência com vocês, que me trouxe muito preocupação.
Recebi uma solicitação de reserva com vários problemas: a reserva era para terceiros; o hóspede solicitou o valor para só uma das duas pessoas que ele pretendia hospedar, pois, segundo ele, um deles "ficaria mais na casa dele aqui em Brasília que no estúdio"; e, o pior, insinuou que poderia fazer pagamento por pix para "garantir a reserva". Ao mesmo tempo em que ele fazia os pedidos, eu verifiquei o perfil dele e constatei que está no AirBNB desde 2017, mas sem nenhuma viagem. Nesse ponto, eu encerrei a conversa, recusei a reserva e denunciei o perfil ao AirBNB. Duas vezes, por dois dias seguidos. Nada foi feito e não recebi sequer mensagem de que haveria alguma verificação por parte da plataforma.
Semanas depois, busquei o perfil do hóspede e vejam o que aconteceu nesse período que eu recusei a reserva, a avaliação que ele teve:
Minha conclusão é que há uma certa leniência do AirBNB com relação aos hóspedes, mesmo quando há sinais evidentes de que representam um risco à comunidade.
Senti que estou sozinha nessa e que cabe somente a mim identificar possíveis riscos e problemas, pois parece que a plataforma "dorme" enquanto o circo pega fogo.
E sinto muito pela colega anfitriã, que vem fazendo um trabalho incrível de hospedagem aqui no DF, com todas as avaliações 5 estrelas, e teve que passar por esse perrengue, que poderia ter sido evitado se minha denúncia tivesse sido levada em consideração. Lamentável.
Respondido! Ir para Melhor Resposta
Olá @Regina1105 !
A situação que você relatou é complexa, pois envolve não só os limites da sua responsabilidade como anfitriã, mas também o nível de suporte que o Airbnb deveria oferecer.
Trago alguns pitacos e sugestões sobre a questão, vamos por partes:
1. Sinais de Alerta e Recusa de Reserva:
Você identificou uma série de "red flags" que justificam plenamente a sua decisão de recusar a reserva.
Reservas para terceiros e tentativas de pagamento fora da plataforma violam as políticas do Airbnb, como explicitado nas suas diretrizes. Além disso, o fato de o hóspede não ter histórico de viagens pode aumentar o risco.
Manter a comunicação na plataforma e evitar pagamentos externos é essencial para garantir nossa proteção, conforme sugerido pelo próprio Airbnb em suas políticas de segurança.
2. Denúncias e Inação da Plataforma:
Infelizmente, ouvimos muitos relatos sobre isso. O Airbnb afirma que revisa denúncias e toma medidas apropriadas, coisa que eu acredito que eles fazem, pode ser que não seja na velocidade que esperamos, todavia, sempre há espaços para melhorias e celeridades na solução das denúncias.
Penso que denúncias reiteradas como a sua devem ser tratadas com certa prioridade, especialmente porque impactam diretamente na confiança da comunidade, acho eu.
Agora, se você acha que a denúncia foi ignorada, é possível reforçar o caso utilizando canais adicionais, como a Central de Resoluções ou até mesmo a opção de entrar em contato com o suporte por telefone para destacar a urgência do problema.
3. Responsabilidade e Suporte:
Embora o Airbnb tenha o compromisso de zelar pela segurança de anfitriões e hóspedes, também acho que os anfitriões devem estar atentos nas avaliações de riscos das suas reservas. Você agiu com prudência e sabedoria, soube avaliar os riscos da reserva.
Para nos proteger, acho importante detalharmos regras claras nos nossos anúncios, exigir a verificação de identidade de todos os hóspedes e confiar nos nossos instintos também ao avaliar reservas, né não?
4. Algumas Sugestões para Melhorar a Experiência:
Feedback para o Airbnb:
Considere enviar um feedback estruturado à plataforma explicando o impacto dessa situação na comunidade local.
Muitas vezes, mudanças ocorrem quando há pressão organizada de anfitriões.
Conexão com outros anfitriões:
Relatar experiências como essa, seja na Central da Comunidade ou em grupos locais de anfitriões, é uma ótima maneira de compartilhar aprendizados e criar soluções coletivas.
Monitoramento do perfil denunciado:
Continuar verificando o perfil e reunir informações adicionais pode fortalecer sua posição caso precise recorrer ao suporte novamente.
Você agiu com prudência e responsabilidade. Mesmo com falhas no sistema, priorizar nossa segurança e a da comunidade é fundamental.
Estamos todos no mesmo barco, e sua experiência reforça a importância de nos ajudarmos.
Denunciar, compartilhar histórias e manter nossas casas seguras são atitudes que fortalecem nossa comunidade.
Olá @Regina1105 !
A situação que você relatou é complexa, pois envolve não só os limites da sua responsabilidade como anfitriã, mas também o nível de suporte que o Airbnb deveria oferecer.
Trago alguns pitacos e sugestões sobre a questão, vamos por partes:
1. Sinais de Alerta e Recusa de Reserva:
Você identificou uma série de "red flags" que justificam plenamente a sua decisão de recusar a reserva.
Reservas para terceiros e tentativas de pagamento fora da plataforma violam as políticas do Airbnb, como explicitado nas suas diretrizes. Além disso, o fato de o hóspede não ter histórico de viagens pode aumentar o risco.
Manter a comunicação na plataforma e evitar pagamentos externos é essencial para garantir nossa proteção, conforme sugerido pelo próprio Airbnb em suas políticas de segurança.
2. Denúncias e Inação da Plataforma:
Infelizmente, ouvimos muitos relatos sobre isso. O Airbnb afirma que revisa denúncias e toma medidas apropriadas, coisa que eu acredito que eles fazem, pode ser que não seja na velocidade que esperamos, todavia, sempre há espaços para melhorias e celeridades na solução das denúncias.
Penso que denúncias reiteradas como a sua devem ser tratadas com certa prioridade, especialmente porque impactam diretamente na confiança da comunidade, acho eu.
Agora, se você acha que a denúncia foi ignorada, é possível reforçar o caso utilizando canais adicionais, como a Central de Resoluções ou até mesmo a opção de entrar em contato com o suporte por telefone para destacar a urgência do problema.
3. Responsabilidade e Suporte:
Embora o Airbnb tenha o compromisso de zelar pela segurança de anfitriões e hóspedes, também acho que os anfitriões devem estar atentos nas avaliações de riscos das suas reservas. Você agiu com prudência e sabedoria, soube avaliar os riscos da reserva.
Para nos proteger, acho importante detalharmos regras claras nos nossos anúncios, exigir a verificação de identidade de todos os hóspedes e confiar nos nossos instintos também ao avaliar reservas, né não?
4. Algumas Sugestões para Melhorar a Experiência:
Feedback para o Airbnb:
Considere enviar um feedback estruturado à plataforma explicando o impacto dessa situação na comunidade local.
Muitas vezes, mudanças ocorrem quando há pressão organizada de anfitriões.
Conexão com outros anfitriões:
Relatar experiências como essa, seja na Central da Comunidade ou em grupos locais de anfitriões, é uma ótima maneira de compartilhar aprendizados e criar soluções coletivas.
Monitoramento do perfil denunciado:
Continuar verificando o perfil e reunir informações adicionais pode fortalecer sua posição caso precise recorrer ao suporte novamente.
Você agiu com prudência e responsabilidade. Mesmo com falhas no sistema, priorizar nossa segurança e a da comunidade é fundamental.
Estamos todos no mesmo barco, e sua experiência reforça a importância de nos ajudarmos.
Denunciar, compartilhar histórias e manter nossas casas seguras são atitudes que fortalecem nossa comunidade.
Te agradeço, @Fabricio50 , suas ponderações fortalecem meu sentimento de comunidade por aqui e trazem possibilidades de encaminhamento para situações como essa que vivenciei. Sem dúvida, é um processo complexo e dinâmico e a pressão dos anfitriões tem um peso fundamental para equilibrar as relações e diminuir riscos.