Limpeza extra

Luiza197
Level 4
Balneário Camboriú, Brazil

Limpeza extra

Gostaria de registrar minha insatisfação com uma situação de “ limpeza extra” . Eu tenho uma cobrança de limpeza extra, conforme detalhado no meu anúncio, para os casos em que o imóvel seja deixado em condições de limpeza inadequadas. No caso da hóspede, ao fazer o checkout, encontrei uma frigideira e uma panela completamente encrustadas com feijão e ovo, além da pia toda suja de ovo e restos de alimentos, como feijão, o que gerou um cheiro desagradável de feijão podre no apartamento, que é pequeno. 

Diante dessa situação,conforme orientação pelo suporte,  entrei com um pedido de reembolso através do AirCover, com as fotos, solicitando a cobrança de R$ 200,00, conforme as regras do meu anúncio. No entanto, a plataforma simplesmente negou minha solicitação, alegando que a limpeza se enquadra na categoria de “limpeza geral” e não “limpeza adicional”, conforme explicado no e-mail enviado. Abaixo, a mensagem recebida:

“ lamentamos informar que esta limpeza se enquadra na limpeza geral e não na limpeza adicional, conforme esclarecido em nosso e-mail anterior, descrevendo a distinção entre as duas categorias. […]””

Ou seja, as regras do meu anúncio, que deixam claro a cobrança de taxa extra de limpeza quando o imóvel é deixado em condições deploráveis , não têm validade perante a plataforma. Isso é extremamente decepcionante e frustrante. Parece que o Airbnb está mais interessado em apoiar hóspedes que deixam o imóvel em situações deploráveis de limpeza, simplesmente porque a taxa de limpeza já foi paga no ato da reserva , e não leva em consideração a integridade do espaço.

Gostaria de compartilhar essa experiência para que todos entendam como, muitas vezes, as políticas da plataforma não estão alinhadas com a realidade de quem cuida do imóvel e oferece uma experiência de hospedagem de qualidade. A plataforma não só desconsidera as regras do meu anúncio, mas também parece não se importar com o descaso dos hóspedes, o que prejudica a experiência como anfitrião.

3 Respostas 3
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Luiza197 

Realmente concordo que não se deve deixar louça suja, inclusive está nos Termos de Serviço que o hóspede deve deixar a acomodação como a encontrou.

No entanto tenho que concordar que 2 panelas sujas estão longe de se enquadrar em "limpeza extra" ou "estado deplorável", ainda mais se vc cobra "taxa de limpeza".

É mais o caso pra vc fazer uma avaliação e um comentário à altura.

O Airbnb até permite cobrança além do previsto pelo sistema, como cobrança de luz, por exemplo; mas entenda que a plataforma não terá nenhuma responsabilidade ou dará qqr apoio ou respaldo.

Não é porque vc cobra um valor extra que a plataforma irá acatar.

Portanto, essa cobrança de 200,00, mesmo estando nas Regras da Casa, estã exclusivamente por sua conta e risco.

Aliás, você poderia pensar em suavizar um pouco o conteúdo das Regras da Casa.

Sei que é importante determinar as regras que queremos que o hóspede siga durante a estadia, mas não precisa ser 80% falando em cobranças extras.

Acho que dá pra mencionar, de uma forma geral, que qqr dano causado à acomodação, deverá ser ressarcido.

Espero ter ajudado. 

Depois nos conte o que resolveu fazer. 

Luiza197
Level 4
Balneário Camboriú, Brazil

Discordo de você! Quando alguém lê as regras e concorda com elas, está aceitando os termos. Esse tipo de hóspede não é bem-vindo! Sim, havia duas panelas com restos de comida incrustados e o cheiro de feijão podre no apartamento. Se isso é ser um “bom hóspede” para você, para mim, não é. O mínimo que se espera é cuidado e respeito pela propriedade do outro.

É por isso que hóspedes assim continuam na plataforma, causando prejuízos aos anfitriões. A plataforma precisa sim, ser mais firme, ou senão vira essa bagunça que já está acontecendo. Estou extremamente decepcionada com o Airbnb nos últimos dias, além do péssimo atendimento ao suporte.

E mais, essa mesma hóspede já me ameaçou com um comentário negativo. Não tenho medo nem receio disso, pois sei do valor do meu negócio. Porém, o que eu prezo é o zelo! Se esse tipo de hóspede é bem-vindo para quem tem pena, que acolha! Para mim, não faço a menor questão de recebê-los.

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Luiza197 

Vc até pode discordar, porém nenhuma regra está acima dos Termos de Serviços que vc concordou ao se cadastrar na plataforma. 

Como disse, vc não está proibida de fazer cobranças extras, tampouco classifiquei o hóspede como "bom hóspede", apenas apontei o fato de que o Airbnb não irá se responsabilizar nem dar qqr suporte a cobranças e ações contrárias às suas diretrizes 

Apenas isso..

Espero ter esclarecido 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias