O que fazer no caso de possível avaliação ruim do hóspede?

Respondido!

O que fazer no caso de possível avaliação ruim do hóspede?

Oi, gente, tudo bem com vocês?

Estou numa situação que achei inusitada, mas como anfitriã de segunda viagem, sei que pode ser mais comum do que eu gostaria.

Tive minha segunda reserva feita e cumprida neste último final de semana e qual não foi a minha surpresa diante da sujeira que ficou meu studio após. 

O que vocês fazem: avaliam de acordo ou não avaliam para não criar impressão errada?

Estou considerando a segunda opção.

1 Melhor Resposta
Leonardo798
Level 10
Caldas Novas, Brazil

Oi @Patricia-Cristina2 

 

Bem-vinda =D

 

Olha, é uma situação difícil, já fiquei nesse dilema se vale a pena ou não soltar a honestidade e detalhar o que aconteceu com a reserva do hóspede.

 

Eu optei por ignorar muita coisa, em mais de 100 avaliações que fiz, apenas 2 eu realmente dei nota 1 e detalhei minuciosamente o ocorrido, quando é algo que eu consigo resolver sem muito prejuízo, ainda prefiro ficar quieto na minha.

 

Por que optei por isso? Bem, minha residência fica em Caldas Novas, uma cidade focada em turismo regional (raio de 300km) e as reservas normalmente acontecem para 1 a 3 famílias ocuparem um período.

 

E nesse grupo, em geral não são todos os problemáticos, e eu falar mal depois deles, perco os 3 para possíveis retorno (e eu tenho bastante retorno de hóspedes). Mesmo aqueles que deixam lixo, ou mancham algo, ou quebram algum enfeite, eu tento relevar.

 

O que eu fiz para minimizar o custo financeiro? Tentei adaptar meu imóvel da melhor forma, tenho usado enfeites super baratos, coloquei papel de parede na parede onde há muito contato com as mãos (em volta dos interruptores, cama, mesa, sofá), já reservo 5-10% do valor mensal para uma caixinha para "consertos e pequenas melhorias" entre outras coisas.

 

Mas o ponto que eu senti que teve o melhor resultado é a interação com os hóspedes. Eu mantive a reserva instantânea, mas pedi para as pessoas entrarem em contato antes para tirar dúvidas antes de fechar e sempre busco conversar com as pessoas pelo chat, depois pelo whatsapp e ainda faço ligação no dia da chegada.

 

Mantenho contato durante a estadia, passo dicas de alguns cuidados com a casa, menciono que há controle do gasto de energia e água, sou super ultra transparente... e coloquei uns recadinhos discretos onde precisa (fechar o ombrelone, não levar cadeira de estofado pra fora, desligar o ar, não pisar na capa térmica da piscina, etc etc).

 

Mas, obviamente, se alguém teve zero carinho pela sua casa, solte o verbo, se é algo que vai dar um pouquinho de trabalho pra resolver, mas você consegue e não vá te atrapalhar, e o seu imóvel é do tipo que poderia ter recorrência dos hóspedes, eu trataria eles bem.

 

Um exemplo, bem no início da minha hospedagem, teve um pessoal que levou 12 pessoas (meu limite é 10), fizeram tanto barulho que a vizinhança criou um whatsapp da rua para trocarem reclamações do meu imóvel. O cara deixou a casa bem suja (mas só sujeira, não quebrou nada), a piscina precisou de um ultra tratamento químico... eu pensei muito em soltar o verbo na avaliação dele, mas fui neutro, falei que tive reclamações dos vizinhos e que ele foi honesto e se desculpou pelos inconvenientes e reembolsou os hóspedes extras.

 

Esse mesmo hóspede já retornou 4x ao meu imóvel, e em todas as vezes seguintes tratou a casa muito bem e não tive nenhum outro problema.

 

É difícil ter uma resposta única para o seu problema... Eu tentei me adaptar e preparar a casa para essas situações e ignoro parte dos problemas para não perder os hóspedes.

 

A forma como você escreve fica registrada no perfil das pessoas, eu sou dos que quando vai alugar, vejo como o anfitrião se comporta, isso já mostra um pouco do caráter e responsabilidade com o imóvel e já me diz se há mais ou menos chances de eu vir a ter problema durante a minha estadia (mas sei que sou um ponto fora da curva).

 

Espero ter contribuído com outra visão.

Exibir Melhor Resposta no post original

8 Respostas 8
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Patricia-Cristina2 !

Seja bem-vinda!

Nos "Termos de Serviço" que todos nós concordamos ao nos cadastrarmos no Airbnb, diz que o hóspede deve deixar a acomodação do jeito que a encontrou, independente de haver, ou não, cobrança de taxa de limpeza. 

Infelizmente a maioria não lê e ainda tem a parcela de hóspedes sem noção.

Há alguns procedimentos que, nós anfitriões, podemos fazer para, ao menos, minimizar situações como estas.

Não consegui ver no seu anúncio se vc faz uso da Reserva Instantânea.

Se o faz, desabilite-a.

Assim o hóspede precisa enviar um pedido de reserva e vc tem como analisar as suas avaliações antes de aceitar.

Já aí se percebe a importância das avaliações.

Elas são o meio do anfitrião ter uma ideia de como é o procedimento do hóspede, dentro do Airbnb. 

Por isso é importantíssimo que você faça essa avaliação, sendo o mais detalhada e honesta possível, para alertar os futuros anfitriões. 

Não sei detalhes desse hóspede, mas vc seria alertada caso o anfitrião anterior tivesse feito o mesmo e poderia recusar o pedido.

 

E se a sujeira foi algo que exigirá um faxina mais pesada, vc pode solicitar um valor extra através do AirCover. 

Para isso é necessário tirar fotos do acontecido para servir de prova.

Sugiro que entre em contato com o Suporte para pedir orientação de como fazer.

 

Espero ter ajudado. 

Depois nos conte como resolveu. 

 

Oi, @Denise583 , muito obrigada pela resposta.

Eu já tinha feito algumas mudanças desde que entrei, mas devo implementar mais algumas. No caso desse grupo, o hóspede principal é recente e não tinha nenhuma avaliação - acho que fui a primeira anfitriâ.

Acabei de tirar a reserva instantânea (obrigada!), mas o hóspede veio falar comigo antes de fechar e, bem, não é algo que a gente espera que aconteça.

Eu tirei fotos de como ficou após a saída, mas não sei se são boas suficientes para demonstrar o que eu vejo - paredes marcadas, lençóis e fronhas sujas, toalhas dobradas molhadas, tapete banheiro extremamente sujo e chão lotado de sujeira (poeira grossa, pedaços de papel e muito cabelo). 

Ainda tenho 12 dias para avaliar, vou deixar passar mais um tempo e devo fazer uma avaliação de acordo.

 

Obrigada! 🙂

Volto para contar o que deu.

Oi @Patricia-Cristina2 

É assim mesmo.

Costumo dizer que um anúncio é algo vivo.

As experiências nos apontam o que precisamos ajustar. 

 

Use as fotos que vc tem. Sempre será melhor que nada.

Vc não tem nada a perder. 

O prazo para acionar o Aircover é o mesmo da avaliação, 14 dias após o checkout. 

Portanto, se organize bem.

 

Uma dica para qdo receber pedido de hóspede novo.

Antes de aceitar, ainda no chat, eu envio a seguinte mensagem 👇🏻

 

"Antes de aceitar seu pedido...

Vi que será sua primeira reserva pelo Airbnb e, por isso, não tem ainda avaliação e comentários de outros anfitriões. 

Sendo assim gostaria de me certificar que vc conhece a dinâmica do Airbnb, entende como a coisa funciona que é cuidar do espaço como se fosse sua casa, se leu todo o anúncio e, principalmente as Regras da Casa e se está de acordo com elas?

Estando tudo certinho e entendido, passo ao fechamento da reserva.

No aguardo..."

 

Isso já me salvou em várias ocasiões, viu?

Porque muitas vezes é desconhecimento do hóspede, ele acha que é igual a hotel ou porque pagou a taxa de limpeza, não precisa deixar limpo.

Com este aviso, muitos hóspedes voltam pro anúncio pra ler com mais atenção. 

Fica a dica...

Abraços!!!

 

 

 

 

Obrigada por todos os conselhos. ❤️

Leonardo798
Level 10
Caldas Novas, Brazil

Oi @Patricia-Cristina2 

 

Bem-vinda =D

 

Olha, é uma situação difícil, já fiquei nesse dilema se vale a pena ou não soltar a honestidade e detalhar o que aconteceu com a reserva do hóspede.

 

Eu optei por ignorar muita coisa, em mais de 100 avaliações que fiz, apenas 2 eu realmente dei nota 1 e detalhei minuciosamente o ocorrido, quando é algo que eu consigo resolver sem muito prejuízo, ainda prefiro ficar quieto na minha.

 

Por que optei por isso? Bem, minha residência fica em Caldas Novas, uma cidade focada em turismo regional (raio de 300km) e as reservas normalmente acontecem para 1 a 3 famílias ocuparem um período.

 

E nesse grupo, em geral não são todos os problemáticos, e eu falar mal depois deles, perco os 3 para possíveis retorno (e eu tenho bastante retorno de hóspedes). Mesmo aqueles que deixam lixo, ou mancham algo, ou quebram algum enfeite, eu tento relevar.

 

O que eu fiz para minimizar o custo financeiro? Tentei adaptar meu imóvel da melhor forma, tenho usado enfeites super baratos, coloquei papel de parede na parede onde há muito contato com as mãos (em volta dos interruptores, cama, mesa, sofá), já reservo 5-10% do valor mensal para uma caixinha para "consertos e pequenas melhorias" entre outras coisas.

 

Mas o ponto que eu senti que teve o melhor resultado é a interação com os hóspedes. Eu mantive a reserva instantânea, mas pedi para as pessoas entrarem em contato antes para tirar dúvidas antes de fechar e sempre busco conversar com as pessoas pelo chat, depois pelo whatsapp e ainda faço ligação no dia da chegada.

 

Mantenho contato durante a estadia, passo dicas de alguns cuidados com a casa, menciono que há controle do gasto de energia e água, sou super ultra transparente... e coloquei uns recadinhos discretos onde precisa (fechar o ombrelone, não levar cadeira de estofado pra fora, desligar o ar, não pisar na capa térmica da piscina, etc etc).

 

Mas, obviamente, se alguém teve zero carinho pela sua casa, solte o verbo, se é algo que vai dar um pouquinho de trabalho pra resolver, mas você consegue e não vá te atrapalhar, e o seu imóvel é do tipo que poderia ter recorrência dos hóspedes, eu trataria eles bem.

 

Um exemplo, bem no início da minha hospedagem, teve um pessoal que levou 12 pessoas (meu limite é 10), fizeram tanto barulho que a vizinhança criou um whatsapp da rua para trocarem reclamações do meu imóvel. O cara deixou a casa bem suja (mas só sujeira, não quebrou nada), a piscina precisou de um ultra tratamento químico... eu pensei muito em soltar o verbo na avaliação dele, mas fui neutro, falei que tive reclamações dos vizinhos e que ele foi honesto e se desculpou pelos inconvenientes e reembolsou os hóspedes extras.

 

Esse mesmo hóspede já retornou 4x ao meu imóvel, e em todas as vezes seguintes tratou a casa muito bem e não tive nenhum outro problema.

 

É difícil ter uma resposta única para o seu problema... Eu tentei me adaptar e preparar a casa para essas situações e ignoro parte dos problemas para não perder os hóspedes.

 

A forma como você escreve fica registrada no perfil das pessoas, eu sou dos que quando vai alugar, vejo como o anfitrião se comporta, isso já mostra um pouco do caráter e responsabilidade com o imóvel e já me diz se há mais ou menos chances de eu vir a ter problema durante a minha estadia (mas sei que sou um ponto fora da curva).

 

Espero ter contribuído com outra visão.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Patricia-Cristina2 , você já fez a avaliação para esse hóspede? 

 

Já decidiu oque vai escrever e quais mudanças fazer no seu anúncio?

 

Tenho certeza de que aos poucos você vai pegando o jeito e entendendo melhor como filtrar e se comunicar com os hóspedes, espero que essa comunidade de anfitriões seja muito útil para você 🥰

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Sim, obrigada @Laura . ❤️

Muito obrigada, @Leonardo798 , eu estava pensando exatamente nisso.

Estou fazendo ajustes para os próximos anúncios e agradeço demais a todos que se dispuseram a me ajudar. ❤️

 

PS. a demora na resposta foi devido a fazer o IR da família, muito detalhe. 🙂

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias