Oi @Valeria1020 !
Seja bem-vinda à CC.
As reservas do Airbnb são feitas on line e o próprio aplicativo dá a possibilidade do selfcheck-in (e óbviamente selfcheck-out), onde não há a presença do anfitrião ou qqr pessoa designada por ele.
O importante é estar tudo bem detalhado na descrição e nas fotos, o que acaba valendo como "inventário".
Fazer bom uso das "Regras da Casa" e do "Guia da Casa", valiosos aliados para orientar o hóspede no uso da acomodação e evitar mau uso, acidentes e prejuízos.
E criar mensagens programadas do chat para enviar orientações tanto pro check-in qto pro check-out.
Um hóspede devidamente orientado, dificilmente causará algum dano.
Mas no caso de ocorrer danos ou subtração de algum bem, há o Aircover onde o anfitrião tem até 14 dias após a ciência da situação, ou após o check-out (o que vier primeiro) para reportar o ocorrido e dar início ao processo.
Te aconselho a ler sobre.
Ainda assim não há um procedimento padrão. Cada anfitrião desenvolve o seu.
Eu, por exemplo, faço uso do selfcheck-in e só vou tomar conhecimento do estado da acomodação qdo chego pra faxina (normalmente no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte).
Mas fora uma ou outra taça quebrada, nunca precisei acionar o Aircover.
Minhas acomodações são enxutas, nada de muito frágil ou de grande valor.
Porém tem aqueles anfitriões que gravam o estado da acomodação momentos antes do check-in, tem os que fazem tanto o check-in qto o check-out de forma presencial e até os que deixam na acomodação uma lista com todo o inventário.
Portando não se preocupe muito com isso que, com o tempo, vc irá desenvolver seu próprio método.
E no geral, o hóspede Airbnb não cria muito problema pois já está íntimo da sua dinâmica diferenciada que é cuidar do espaço como se fosse sua casa.
Espero ter ajudado.