Calendário bloqueado pelo Airbnb com anotação "INDISPONÍVEL PARA PEDIDOS"

Henrique91
Level 2
Goiânia, Brazil

Calendário bloqueado pelo Airbnb com anotação "INDISPONÍVEL PARA PEDIDOS"

Hoje fui surpreendido com o bloqueio do meu calendário, com anotação de "INDISPONÍVEL PARA PEDIDOS", no período de 10/06 a 10/07.

 

Já tentei tornar o período disponível para reservas, mas não consigo. Aparentemente o bloqueio foi realizado pelo próprio Airbnb, sem qualquer esclarecimento a respeito do motivo.

 

Estou em Goiás e aqui não há qualquer Decisão judicial que impeça hospedagens. Além disso, estou atuando completamente de acordo com o Decreto do Governador, que estabeleceu critérios específicos para hospedagem em tempos de pandemia de COVID-19.

 

O Airbnb suspedeu todos atendimentos por telefone e o suporte não responde minha mensagem enviada pelo site...

 

Estou de mãos  completamente atadas.

 

Sinto-me desrespeitado e estou experimentando prejuízo com a manutenção de imóvel que não posso locar...

 

Se alguém tiver alguma sugestão para resolver o problema, ficarei grato.

26 Respostas 26

Tenho uma casa em Cananéia em locação pelo Airbnb e tenho o mesmo problema. Entrei em contato com o suporte (em https://www.airbnb.com.br/guest/inbox) e obtive a seguinte resposta:

 

"

De facto tem mesmo a haver com a pandemia.

Sentimos muito, mas o Airbnb fez acordos diretamente com os governos locais e não poderemos desbloquear o calendário. Somente se o governo local der novamente a autorização ao Airbnb o calendário estará disponível novamente.

Aliás também é de nosso interesse que o seu calendário seja desbloqueado o mais rápidamente possível.


Neste momento, não há nada a fazer senão aguardar por novas indicações."

Henrique91
Level 2
Goiânia, Brazil

Não me entenda mal:

 

Tive o atendimento pelo suporte na própria plataforma encerrado, com promessa de continuidade por e-mail.

 

Depois disso, não tive nenhuma outra resposta, apesar de enviar e-mails diariamente.

 

Simplesmente se silenciaram.

 

O Airbnb é uma empresa multi-bilionária e nada justifica o desrespeito aos anfitriões, sem os quais simplesmente não teriam receita.

 

Agradeço sua sugestão.

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Henrique91 

 

Se a empresa não está lhe oferendo um atendimento adequado vá para a concorrência. Simples assim.


Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Henrique91
Level 2
Goiânia, Brazil

Isto já foi sugerido antes. 

 

Não me parece a solução adequada.

 

É uma questão de justiça.

 

Quando houver um posicionamento formal sobre o meu caso, publicarei aqui.

 

Obrigado.

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@Henrique91 eu apenas consegui a informação que seu caso está na fila para resposta e que ainda não foi encerrado. Como eles estão trabalhando com jornada reduzida e menos funcionários, o tempo de espera está bem maior, infelizmente.

 

Eu também questionei sobre quais lugares do Brasil estão realmente bloqueados e baseado em quais regulamentos, mas sem resposta ainda.

Por que aqui tem uma lista mas aparentemente não está mostrando todos: https://www.airbnb.com.br/help/article/2753/restri%C3%A7%C3%B5es-e-avisos-de-viagem-na-am%C3%A9rica-...

Assim que eu tiver uma posição oficial sobre isso, vou publicar na comunidade e marco você lá.

 

Sinto muito pela sua situação e espero de verdade que se resolva logo. Qualquer novidade que eu tiver, eu venho aqui te posicionar. 

Obrigado, May.

 

Estou me servindo da Lei de Acesso à Informação ( LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011 ) para obter a cópia do instrumento de notificação emitido pela "Goiás Turismo" para o Airbnb.

 

De posse deste documento, poderei apurar se a responsabilidade pelo bloqueio abusivo partiu deste órgão governamental de turismo, ou se foi uma infeliz liberalidade do Airbnb.

 

Também obtive a informação de que meu caso está "aberto" no suporte do Airbnb. Mas infelizmente ainda não recebi nenhuma resposta.

 

Faço questão de publicar a resposta, assim que a obtiver.

 

Mais uma vez, obrigado.

Rodrigo502
Level 2
Goiânia, Brazil

@Henrique91 Alguma novidade sobre o caso? Ou será que vão deixar para responder no dia 10 quando acaba o bloqueio? Kkkk 

Rodrigo502
Level 2
Goiânia, Brazil

E novamente o Airbnb bloqueou datas aqui em Goiânia.....

Nelson260
Level 2
Brasília, Brazil

Olá colegas, estou com datas bloqueadas no meu calendário também. Não consigo atendimento do Airbnb e nem desbloquear as datas. 

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Nelson260nesse link você encontra outras formas de entrar em contato com o Airbnb, já que eu tenho lido muito sobre as linhas telefônicas andam ocupadas.

 

O seu calendário foi bloqueado pelo próprio Airbnb? 

Henrique91
Level 2
Goiânia, Brazil

A imprensa expôs o abuso cometido, em comum acordo, pela agência governamental Goiás Turismo e o Airbnb.

 

Pelo acordo, que não conta com qualquer fundamento jurídico plausível, o bloqueio deveria perdurar até o final de julho.

 

Porém, o Airbnb, por decisão própria, está mantendo o bloqueio até 07 de setembro, sem qualquer previsão s respeito de sua baixa.

 

Os anfitriões goianos foram completamente desrespeitados pelo consórcio espúrio havido entre uma agência governamental e o Airbnb.

 

Espero que caiam em si e desbloqueiem nossos calendários, antes que sejam obrigados judicialmente a fazê-lo.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias