Cancelamento hospede

Respondido!
Pedro83
Level 1
Aveiro, Portugal

Cancelamento hospede

Boa tarde,

Sou novo na comunidade e tenho uma dúvida relacionada com o cancelamento por parte do anfitrião.

Uma hóspede enviou-me uma mensagem a pedir para eu cancelar a sua marcação já confirmada e eu (anfritrião) procedi ao cancelamento da mesma. 

Agora deparei-me com as politicas de cancelamento do airbnb (que só apareceram depois de eu confirmar o cancelamento) e pelo que percebo irei ficar DUPLAMENTE prejudicado: 1) não posso fazer reservas para as datas indicadas; e 2) vou ter uma penalização monetaria.

Como posso tentar resolver esta situação?

Obrigado

Melhor Resposta
Francisco65
Level 10
Balneário Camboriú, Brazil

Olá @Lucio-Henrique0

Os motivos atenuantes, julgados pelo Airbnb, é que podem excluir o hóspede do ônus do cancelamento. Fora isso ele estará sujeito as regras abaixo.

O que é a política de cancelamento do Airbnb?

O Airbnb permite que os anfitriões escolham entre três políticas de cancelamentopadronizadas (Flexível, Moderada e Rigorosa) que aplicamos para proteger tantos os anfitriões quanto os hóspedes.

As três principais políticas de cancelamento incluem:

• Flexível: reembolso integral 1 dias antes da chegada, exceto taxas
  • Moderada: reembolso integral 5 dias antes da chegada, exceto taxas
  • Rigorosa: Reembolso de 50% até 1 semana antes da chegada, exceto taxas

A política de cancelamento do anfitrião pode ser encontrada na seção Preços da página do anúncio. Os hóspedes devem concordar com a política de cancelamento do anfitrião ao fazer uma reserva.

A Política de Cancelamento de Longo Prazo se aplica a todas as reservas de 28 noites ou mais. Cada anúncio e reserva em nosso site indicará claramente a política de cancelamento. Os hóspedes podem cancelar e revisar as penalidades acessando seus planos de viagem e, em seguida, clicando em 'Cancelar' na reserva correta.

Exibir Melhor Resposta no post original

6 Respostas 6
J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Olá @Pedro83

O proprietário ou anfitrião nunca deve cancelar uma reserva, nem a pedido de quem aluga ou do viajante, pois isto incorre em punições. Reversão possível somente se existir circunstâncias atenuantes.

Cancelamento pelo anfitrião - Consequências

https://www.airbnb.com.br/help/article/990/how-do-host-cancellation-penalties-work

Circunstâncias atenuantes

https://www.airbnb.com.br/help/article/1320/extenuating-circumstances-policy

Francisco65
Level 10

Olá @Pedro83

Além do que nosso amigo @J-Renato0 falou , acredito que deva verificar se não houve má conduta do hóspede pois se for um membro antigo e ter feito várias viagens , muito provavelmente saberia da multa que sofreria e tentou jogar para você esse ônus.

Lamento, mas agora já sabe.

Abraços.

@Francisco65, tudo bem? No meu entendimento quando o hóspede cancela uma reserva somente as taxas de serviço não são reebolsáveis à ele, independente da política de cancelamento. Quem sofre as penalidades é o anfitrião, desde que não sejam por motivos atenuantes. Por isso não entendi o que disse na mensagem para o @Pedro83. Por favor, me corrija se eu estiver errado. Obrigado.

Att, Lucio Henrique.

Bom dia, 

Antes de mais permitam-me agradecer os V/ contributos @Lucio-Henrique0@Francisco65 e @J-Renato0.

O hospede, tal como eu, também  é novo nestas andanças e acredito que não tenha agido de má fé.

Depois de falar ao telemóvel com o hospede pedi-lhe para que fosse ele a entrar em contacto com o apoio a expor a situação.

O apoio cliente foi super rápido na resposta e enviou-me um email a confirmar que não seriam aplicadas as penalidades e que o erro tinha sido do hospede. Por isso, situação resolvida, ufa! 🙂

Ou vi mal ou estranho o anfitrião não ter nenhum contacto directo com a airbnb quando ocorrem situações desssas. Ou será que não vi bem? Pelo que percebi, dos V/ contributos e dos FAQ do site, só é possivel, mediante apresentação de comprovativos, apresentar o pedido de excusa de penalidades. 

Mais uma vez, obrigado, 

Pedro

Olá Pedro,

Olha já ia passando uma vez pela mesma situação e só não aceitei porque me estava a fazer confusão o aviso de "poderá incorrer em penalidades"

Na altura queixei me que essa opção no Airbnb não é nada clara e induz em erro.

O hospede pede para seres tu a cancelar, logo o onus do cancelamento é 100% teu.

Ao menos tudo resolveu-se bem!

Francisco65
Level 10

Olá @Lucio-Henrique0

Os motivos atenuantes, julgados pelo Airbnb, é que podem excluir o hóspede do ônus do cancelamento. Fora isso ele estará sujeito as regras abaixo.

O que é a política de cancelamento do Airbnb?

O Airbnb permite que os anfitriões escolham entre três políticas de cancelamentopadronizadas (Flexível, Moderada e Rigorosa) que aplicamos para proteger tantos os anfitriões quanto os hóspedes.

As três principais políticas de cancelamento incluem:

• Flexível: reembolso integral 1 dias antes da chegada, exceto taxas
  • Moderada: reembolso integral 5 dias antes da chegada, exceto taxas
  • Rigorosa: Reembolso de 50% até 1 semana antes da chegada, exceto taxas

A política de cancelamento do anfitrião pode ser encontrada na seção Preços da página do anúncio. Os hóspedes devem concordar com a política de cancelamento do anfitrião ao fazer uma reserva.

A Política de Cancelamento de Longo Prazo se aplica a todas as reservas de 28 noites ou mais. Cada anúncio e reserva em nosso site indicará claramente a política de cancelamento. Os hóspedes podem cancelar e revisar as penalidades acessando seus planos de viagem e, em seguida, clicando em 'Cancelar' na reserva correta.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias