Humilhação

Dirce3
Level 2
Serra, Brazil

Humilhação

Ola  pessoal,

 

Estou hoje muito triste com o airbnb, já decidi que abandonarei este site, só não abandono agora pois tenho uma reserva paga desde o início do ano e espero que dê tudo certo.

 

Tenho anos de cadastro com bom histórico, cuido muito bem do local onde me hospedo, sempre segui todas as regras, mas agora me sinto como uma criminosa. Esse "novo" sistema do site é sisplesmente humilhante. Enviei dezenas de vezes meu documento de identidade, paguei a reserva e ainda assim a mesma foi cancelada. Quando entrei no site não haviam "sistemas" ou regras para me fazer sentir tão humilhada, pois se houvessem eu jamais aceitaria. 

 

Fiz várias reclamações e tudo que me enviaram foi "infelizmente, regras são regras". Ou seja, o "sistema" é muito mais importante que a reputação do site, a satisfação das pessoas e tudo mais. 

 

Galera, sou da área de TI e digo para vocês: todos estão correndo risco ao enviar documentos para este site. Primeiro, você não sabe para quem está sendo enviado, segundo, nada garante que os dados não vazem, como recentemente aconteceu com o Nubank, terceiro, a Lei de Proteção de Dados e a Lei  5.553/68, que dispõe sobre a apresentação e uso de documentos de identificação pessoal. A lei proíbe a retenção de cópia de qualquer documento pessoal por mais de cinco dias, mas aqui devo disponibilizar para sempre, já que uma vez na rede, "já era".

 

Quando me cadastrei neste site em 2015, o ambiente era leve, as conversas eram agradáveis, que pena.... Agora entendo porque está cheio de reclamações no "Reclame Aqui", que coisa triste.... Tantas formas de confirmar a identidade de alguém, tanta tecnologia, transmissão face, skype, emissão de antecedentes criminais online, mas pra quê, né? O importante é ter uma regra para dar muito trabalho, expor os usuários à insegurança de colocar seus documentos na rede (e ainda sem garantia de reserva), humilhar bastante e no final dizer "a regra é essa, lamento".

 

Felizmente, os sites de hotéis e outros também evoluíram, e convido todos vocês para refletir se vale a pena ficar aqui sendo tratado como criminoso ou fazer uma reserva tranquila no booking, tripadvisor etc

 

Pensem bem no que vale a pena.

 

Já acionei o Procon, visto que o que estou passando vai de encontro com o Código do Consumidor e com a Lei 5.553/68. É realmente lamentável que bom histórico, realizar pagamento e seguir regras não valham nada para este site.

 

Desculpem o desabafo, mas é frustrante. 

 

 

7 Respostas 7
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Dirce3

 

Bom dia! Tudo bem?

 

Algumas observações:

 

(1)

"...

Tenho anos de cadastro com bom histórico, cuido muito bem do local onde me hospedo, sempre segui todas as regras, mas agora me sinto como uma criminosa.

..."

 

Apesar de "anos" de cadastro você se hospedou UMA ÚNICA VEZ como mostra o seu Perfil.

 

Screenshot_2018-10-18 Perfil de Dirce - Airbnb(1).png

 

 

(2)

"...

só não abandono agora pois tenho uma reserva paga desde o início do ano e espero que dê tudo certo.

..."

 

e

 

"...

paguei a reserva e ainda assim a mesma foi cancelada.

..."

 

Ou seja, você está esperando que dê tudo certo para uma reserva que já foi cancelada??? Oi?

 

 

(3)

"...

Fiz várias reclamações e tudo que me enviaram foi "infelizmente, regras são regras.

..."

 

Ao criar sua conta no Airbnb, você LEU e ACEITOU os "Termos de Uso", também conhecido como "Regras". Caso não concordasse com alguma coisa era só não ter criado a conta. Simples assim. 🐵

 

 

(4)

"...

terceiro, a Lei de Proteção de Dados e a Lei  5.553/68, que dispõe sobre a apresentação e uso de documentos de identificação pessoal. A lei proíbe a retenção de cópia de qualquer documento pessoal por mais de cinco dias, mas aqui devo disponibilizar para sempre, já que uma vez na rede, "já era

..."

 

A Lei de Proteção de Dados foi publicada em "14/08/2018" e de acordo com seu "Art. 65" a mesma entra em vigor 18 meses após sua publicação. Ou seja, esta Lei não está valendo hoje!!!

 

 

(5)

"...

Quando me cadastrei neste site em 2015

..."

 

Desculpe, mas seu Perfil diz que você se cadastrou em 2016.

 

Screenshot_2018-10-18 Perfil de Dirce - Airbnb.png

 

 

(6)

"...

ainda sem garantia de reserva

..."

 

Garantia não existe em lugar algum. Nem no Airbnb, nem no Booking, nem no TripAdvisor, nem em Hotel, etc.

 

 

(7)

"...

Já acionei o Procon

..."

 

O que eles te orientaram?

 

 

(8)

"...

vai de encontro com o Código do Consumidor

..."

 

Qual artigo?

 

(9)

"...

É realmente lamentável que bom histórico

..."

 

Somente uma única avaliação em 2016 e chamar isto de bom histórico acho meio forte, não?

 

 

Caso eu esteja equivocado em minhas observações, por gentileza, me avise, ok?

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Ricardo, deu para perceber que você não está nem aí para reclamações. Realmente, a lei só entra em vigor daqui a 18 meses,  mas já foi sancionada e esse prazo é justamente para adequação. Já a lei 5.553, sobre retenção de documentos, está valendo e o site ignora.

Já me hospedei outras vezes, junto com outros usuários. 

Estou reclamando da reserva que tentei fazer esta semana e por causa do sistema esdrúxulo não foi feita. A que espero que dê certo é a que está feita e confirmada para dezembro (até agora).

Me desculpe,  mas três estadas considero bom histórico sim. Quantas precisam ? 10, 20, 200? Tem no regulamento?  Qual artigo? 😛

Nas outras estadas, nem no cadastro existia esta regra do documento, se existisse não faria. Reclamei pois de repente o que fiz antes não vale mais. Mandei mais de 10 vezes o documento. Meio forte,  não? 

Se o site não sabe lidar com críticas,  não deve abrir espaço para tanto.

Para sua informação,  TripAdvisor, booking,  trivago não humilham seus clientes, nem pedem envio de documentos,  basta que você pague e siga as regras, simples assim. Qualquer outro site que pede documentos, basta enviar uma vez e pode ser copia simples. 

Mas já entendi,  aqui é para servir o sistema,  não o serviço.  Pode ficar tranquilo, sairei daqui em breve.  Mas coloquei as questões pois vi que até com os anfitriões tem ocorrido problemas semelhantes  ou vai negar a péssima reputação no reclame aqui?  Bom, sua resposta já diz tudo. 

Dirce3
Level 2
Serra, Brazil

Para mais informações sobre cláusulas abusivas, conforme Lei 8.078/90 (Código do Consumidor), basta procurar pelo artigo 51. 

 

E, para todos os que se sentirem lesados como eu, lembrem-se sempre:

 

“Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei” (Art. 5º, inciso XXXIX, Constituição Federal)

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Dirce3

 

"Para mais informações sobre cláusulas abusivas, conforme Lei 8.078/90 (Código do Consumidor), basta procurar pelo artigo 51. "

 

Se você acha que seus direitos foram violados você sabe que pode procurar a Justiça, certo?

 

 

Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei

 

Em que momento vocẽ se sentiu obrigada a abrir uma conta no Airbnb?

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Dirce3
Level 2
Serra, Brazil

Mais uma vez, Ricardo, eu li os termos de uso e lá não consta que meu documento será retido. 

Por isso, não sou obrigada a aceitar isso, conforme consta na Constituição Federal também. Repito: estou dizendo que não sou obrigada a concordar com uma MUDANÇA de regras, ainda mais ilegais e abusivas. Quando cadastrei não tinha isso, entendeu? 

Regras existem, todos sabem, mas mudanças também devem ser avisadas. Em nenhum outro momento antes tive esse problema com foto de documento, do nada agora não posso realizar reservas, isso está errado, ponto.

Sim, como mencionei já acionei o Procon. Vou aguardar os trâmites e sim, se necessário, levar até a Justiça, afinal lá eles cuidam de casos que violam leis. 

 

 

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Que bom que você está dando os devidos encaminhamentos.

 

Assunto encerrado então. 🐵

 

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Dirce3
Level 2
Serra, Brazil

Meu objetivo é levar os usuários a refletirem sobre tantos abusos a que somos submetidos no dia a dia. Se incomodo tanto, desculpe mas apenas exerço meu direito de expressão, já que em nenhum momento ofendi alguém ou duvido de suas capacidades, apenas estou relatando o ocorrido e fazendo contraponto com as exigências comprovadamente ilegais. Até o momento não recebi nenhuma justificativa razoável para o problema que tive. Afinal, por que não serve uma cópia simples de documento, que mostra tudo?

Para um site com milhões de usuários, seria tão simples uma solução amigável e razoável, dado tantas facilidades oferecidas pela tecnologia, como já mencionei no primeiro post. 

 

Quanto a ".....sabe que pode procurar a Justiça, certo?" 

 

Certamento, conheço meus direitos, mas esperava uma solução amigável e tranquila, atendimento humano, não robôs sempre repetindo "Regra é regra. Criei e a regra e pronto, todos tem que seguir"

 

Um bom dia a todos.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias