Meu preço é em REAIS (BRL) mas hóspede diz que o AirBnB esta cobrando em dólar

Respondido!
Wilson1
Level 2
Florianópolis, BR

Meu preço é em REAIS (BRL) mas hóspede diz que o AirBnB esta cobrando em dólar

Ola boa noite

 

Tenho um cliente tentando efetuar o pagamento de uma reserva de 22/12/2016 a 02/01/2017, meus valores sao em reais, meu perfil consta moeda de preferencia como reais (BRL) e o viajante diz que o AirBnB só oferece o pagamento em dolar, o que nao faz nenhum sentido, sendo que o imovel é no Brasil e o viajante é brasileiro e pagando em dolar estaria sujeito a variação cambial e IOF sob o valor da transação.
Gostaria de saber se existe algo que se possa fazer para que efetue o pagamento em REAIS (BRL)?
Tentei encontrar um canal de contato direto com AirBnB mas nao encontrei nada.

1 Melhor Resposta
Lucio-Henrique0
Level 10
Niterói, Brazil

@Wilson1, boa noite! A configuraçõa da moeda para pagamento do seu futuro hóspede deve está em dólar. 

 

Posso pagar em qualquer moeda?

Não. A moeda com a qual você paga é controlada pela sua forma de pagamento e, em alguns casos, pelo seu país. Não é possível selecionar manualmente em que moeda você fará ou receberá pagamentos.

Ao selecionar seu país e forma de pagamento na página de checkout, a moeda em que você será cobrado será claramente exibida antes de você confirmar seu pedido de reserva.
Taxas de câmbio e conversão de moeda

Quando a moeda com a qual você está realizando um pagamento for diferente da moeda padrão do país onde o espaço está localizado, faremos a conversão automática do seu pagamento.

A taxa de câmbio padrão usa dados de um ou mais serviços externos, como a OANDA. A taxa de câmbio padrão é atualizada com frequência, mas poderá não ser idêntica à taxa de mercado em tempo real. Se você estiver realizando um pagamento em uma moeda diferente da moeda padrão do país onde o espaço está localizado, também cobramos uma tarifa de conversão de 3% sobre o custo total para arcar com os custos de operação e riscos envolvendo moedas estrangeiras.

A taxa de câmbio utilizada será exibida na página de checkout antes de você confirmar a reserva.

Taxas de terceiros

Se você fizer um pagamento em uma moeda diferente da moeda associada à sua forma de pagamento, a empresa responsável pelo seu pagamento ou seu processador de pagamentos terceirizado poderá aplicar uma taxa de câmbio ou tarifas ao seu pagamento. Entre em contato com a empresa responsável (por exemplo, a administradora do seu cartão de crédito ou banco) para saber quais taxas e tarifas podem ser aplicadas, pois o Airbnb não tem nenhum controle sobre isso.

Visualização da moeda

Você pode visualizar anúncios do Airbnb em diversas moedas, mas isso não vai afetar a moeda em que você fará o pagamento. Para alterar a visualização da moeda, vá até o final de qualquer página no site airbnb.com.br e clique no campo da moeda para selecionar em que moeda você quer visualizar os preços dos anúncio.

 

 

O Número do Airbnb no Brasil é: +55 21 3958-5800.

O atendimento telefônico funciona 24 horas por dia, porém o atendimento em Português não é 24 horas!

O horário de atendimento em português funciona de 8 às 21 horas, pelo horário do Meridiano de Greenwich (GMT +0). Ou seja, de 5 às 18 horas, horário de Brasília (GMT -3).

Nos demais horários o atendimento é normalmente em inglês.

Espero ter ajudado.

Exibir Melhor Resposta no post original

32 Respostas 32
Lucio-Henrique0
Level 10
Niterói, Brazil

@Wilson1, boa noite! A configuraçõa da moeda para pagamento do seu futuro hóspede deve está em dólar. 

 

Posso pagar em qualquer moeda?

Não. A moeda com a qual você paga é controlada pela sua forma de pagamento e, em alguns casos, pelo seu país. Não é possível selecionar manualmente em que moeda você fará ou receberá pagamentos.

Ao selecionar seu país e forma de pagamento na página de checkout, a moeda em que você será cobrado será claramente exibida antes de você confirmar seu pedido de reserva.
Taxas de câmbio e conversão de moeda

Quando a moeda com a qual você está realizando um pagamento for diferente da moeda padrão do país onde o espaço está localizado, faremos a conversão automática do seu pagamento.

A taxa de câmbio padrão usa dados de um ou mais serviços externos, como a OANDA. A taxa de câmbio padrão é atualizada com frequência, mas poderá não ser idêntica à taxa de mercado em tempo real. Se você estiver realizando um pagamento em uma moeda diferente da moeda padrão do país onde o espaço está localizado, também cobramos uma tarifa de conversão de 3% sobre o custo total para arcar com os custos de operação e riscos envolvendo moedas estrangeiras.

A taxa de câmbio utilizada será exibida na página de checkout antes de você confirmar a reserva.

Taxas de terceiros

Se você fizer um pagamento em uma moeda diferente da moeda associada à sua forma de pagamento, a empresa responsável pelo seu pagamento ou seu processador de pagamentos terceirizado poderá aplicar uma taxa de câmbio ou tarifas ao seu pagamento. Entre em contato com a empresa responsável (por exemplo, a administradora do seu cartão de crédito ou banco) para saber quais taxas e tarifas podem ser aplicadas, pois o Airbnb não tem nenhum controle sobre isso.

Visualização da moeda

Você pode visualizar anúncios do Airbnb em diversas moedas, mas isso não vai afetar a moeda em que você fará o pagamento. Para alterar a visualização da moeda, vá até o final de qualquer página no site airbnb.com.br e clique no campo da moeda para selecionar em que moeda você quer visualizar os preços dos anúncio.

 

 

O Número do Airbnb no Brasil é: +55 21 3958-5800.

O atendimento telefônico funciona 24 horas por dia, porém o atendimento em Português não é 24 horas!

O horário de atendimento em português funciona de 8 às 21 horas, pelo horário do Meridiano de Greenwich (GMT +0). Ou seja, de 5 às 18 horas, horário de Brasília (GMT -3).

Nos demais horários o atendimento é normalmente em inglês.

Espero ter ajudado.

Olá,

 

Estou com um problema muito parecido:

Durante os últimos dias estive procurando apartamentos no airbnb para alugar durante um grande período. Ontem consegui realizar uma reserva que estava sendo apresentada o valor mensal de R$ 2454 e o ultimo mês no valor de R$ 2400. (Obs.: A todo o momento o site me apresentou o valor em reais e não em dólar.) Ao confirmar minha reserva o site passou a me apresentar tudo em dólar e gerou uma cobrança de R$2.627,25, ou seja, um valor de a mais R$173,25 e por fim, em cima de desse valor 6,38% de IOF, totalizando R$2.794,87, quando o correto deveria ser R$ 2.454,00, já que o valor estava em reais e eu nao deveria ser cobrado por isso.

 

Preciso que essa cobrança seja reavaliada o quanto antes. Tenho outras parcelas para pagar e nao quero ter essa dor de cabeça.

Passei por um problema parecido só que eu não sou anfitriã! Fiz a reserva em reais e me foi cobrado em dólar! A gente pesquisa e acha que vai pagar aquele valor que apareceu na reserva, mas aí pra minha surpresa desagradável, veio a cobraça com iof e a taxa de 3%... Eles fazem isso de propósito porque a gente tenta reclamar e não tem retorno, aí a gente se desgasta e desiste de contestar

Oi @Marta218

 

Só por curiosidade, você pagou pelo app ou pelo site?

 

O seu cartão está habilitado para uso internacional?

 

Confesso que também acho meio confusa essa parte, mas a única coisa que eu sei (eu acho) é que pra não ter IOF, e a cobrança ser em reais, tem que pagar pelo computador, e não pelo app. E sei também que tem alguma coisa a ver com o cartão utilizado pra pagamento.

 

Bárbara

Oi @Barbara434!

Pois é, eu fiquei sabendo desse problema com o app lendo este fórum... e o meu cartão está habilitado pra pagamento internacional. Só que no momento da reserva apareceu em Reais, então, tinha ficado tranquila só que pra minha surpresa apareceu a cobrança de IOF e outras taxas na minha fatura do cartão de crédito =/

Problema que o canal de comunicação do Airbnb é horrível porque eles falam pra entrar no www.airbnb.com.br/help/contact_us, mas lá não tem como chegar neste tipo de reclamação e eles limitam falam pra ligar pro telefone com DDD de outro estado. Ah tá, que eu vou ligar e gastar DDD, sendo que é um problema gerado por eles... Tadinha da minha anfitriã porque eu achei que o problema era ela ter optado por receber em dólares, mas aqui eu descobri que é um problema do App mesmo. Abri uma reclamação o RECLAMEAQUI. Vamos ver se vão me reembolsar pelo valor pago a mais... Duvido, mas vou tentar.

Zilma1
Level 1
Belo Horizonte, Brazil

Oi Bárbara!

 

O problema, com certeza, não é o app.  Fiz toda a compra pelo computador e estou passando por esse transtorno. 

Os valores foram apresentados em Real(R$) e cobrados em dólar, sendo que os valores que chegaram na minha

fatura com taxas extras estão muito acima do apresentado no momento da compra. Já tentei me comunicar com

o Airbnb e até então não consegui nenhuma explicação.

Osmar3
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

Pode me ligar diretamente [telefone removido] Osmar

Bárbara5
Level 10
Gramado, Brazil

Oi @Wilson1

 

Tive uma situação semelhante com a minha última hóspede. Até postei a dúvida aqui no grupo. A orientação que recebi de algumas pessoas foi a seguinte: que esse seria um problema do app, ou seja, quem fecha a reserva pelo app está sujeito a pagar em dólar, além do IOF, mas se a pessoa fechar pelo site isso não acontece, ela paga em reais e sem IOF. Infelizmente a minha hóspede fechou a reserva antes que eu pudesse dar essa orientação, mas de repente tenta orientar o seu hóspede a fazer isso, pra ver se dá certo. Ou então liga pro airbnb mesmo...só não esquece de postar aqui como ficou a situação porque acho que bastante gente tem essa dúvida!!

 

Abraço e boa sorte.

 

Bárbara

Bárbara5
Level 10
Gramado, Brazil

Oi @Wilson1

 

Tive o mesmo problema com a minha última hóspede, e até postei aqui no grupo com essa mesma dúvida. O que me passaram é que isso é um problema do app. Se a pessoa fecha a reserva pelo app ela paga em dólares e é cobrado IOF, mas se ela fechar pelo site não. Confesso que não sei se é exatamente isso, porque a minha hóspede acabou fechando a reserva antes que eu pudesse orientá-la a fazer isso. Mas no seu caso, de repente, você pode orientar pra que ela faça isso, pra ver se dá certo. Ou então liga pro airbnb mesmo..

 

E não esquece de nos avisar por aqui o que aconteceu.

 

Abraço e boa sorte

 

Bárbara

Olá @Bárbara5,

Fiz pelo site e mesmo assim me cobrou em dólar, não tinha como pagar em reais.

O problema é que o site usou uma taxa de cambio que me desfavoreceu e no cartão está sendo cobrado muito mais do que o anfitrião pediu na reserva...

Gostaria de algum email de contato com a AirBnb.

 

Welton0
Level 2
Nova Iguaçu, Brazil

Pessoal, essa thread é antiga,as passei pelo mesmo problema hoje (28/07/2017).

Tentei reservar pelo app e só tinha a opção de pagamento em dólar, com uma cotação 10% menor do que a praticada no mercado na data de hoje.

Pesquisando no Google, encontrei esse fórum é peguei o telefone de atendimento do Airbnb. Liguei e a atendente me disse que era assim mesmo e não tinha jeito. Perguntei pelo pagamento em boleto, o que me garantiria o valor e eu não teria surpresas futuras. Ela disse que a opção de pagamento por boleto só aparece quando o anúncio não permite reserva imediata e me sugeriu fazer contato com a anfitriã, para ela modificar o anúncio e eu fazer a reserva por boleto.

Segui a leitura do fórum e vi a dica de tentar fazer o pagamento pelo site, em vez do app.

BINGO!

Fiz o pagamento, no cartão, em Reais (BRL) e ainda parcelei em 3x sem juros.

Agradeço a todos pelas dicas aqui e espero ajudar a alguém também com esse meu depoimento.

Oi, Welton. Não entendi se você pagou por boleto ou cartão.

Aqui pelo site fazendo pagamento pelo cartao a cobrança é em dolar.

Poderia explicar a relação entre a modificação para boleto e o pagamento em cartão em 3 x sem juros, como você fez?

 

Grata

Diego77
Level 1
Campo Grande, Brazil

Sou um hóspede que caiu nessa de ser cobrado em dólar. Olha o e-mail do suporte:

 

"Olá Diego,

Obrigado pela sua questão. O meu nome é Carlos da Airbnb e terei todo o prazer em ajudá-lo.

Quando o Diego foi efectuar o pagamento, a informação sobre a moeda que lhe iria ser cobrada apareceu e por certo a mesma se identificava como dólar. Como ultrapassar estas situações de futuro? Quando for pagar a sua reserva, adicione o seu cartão na página de pagamento para o sistema assumir o real como moeda que utiliza. Neste caso, como adicionou o método de pagamento na sua conta directamente, o sistema que trabalha em dólares primeiramente, assumiu o seu cartão como sendo internacional e cobrou em dólares pagando então o IOF. Como este valor é baixo e tendo em atenção que é a sua primeira experiência e não há motivos para ficar desapontado pois conseguimos sempre arranjar uma solução para si, diga-me se lhe oferecer um cupom de 80 reais lhe irá trazer alguma satisfação sem ter necessidade de cancelar a reserva? Neste caso poderia utilizar o cupom numa próxima reserva que faça.

Acho que desta forma o poderemos ajudar a ter uma experiência mais positiva não havendo motivos para estragarmos a sua viagem desde logo e numa próxima reserva, terá aqui um desconto bacana para ter uma viagem mais tranquila.

Se tiver mais alguma questão ou preocupação, não hesite em nos contactar.

Com os melhores cumprimentos, "

 

Em respeito ao anfitrião não vou cancelar a reserva mas também não utilizo mais o Airbnb. Acredito que fizeram pouco caso por conta do valor (???), mas e a experiência e a confiança do usuário? Onde fica?

 

Vamos ver como isso vai se desenrolar.

 

Francisco65
Level 10
Balneário Camboriú, Brazil

Olá @Diego77

 

Acredito que o pessoal do site se esforçou para atender sua reclamação e , no meu entender, existe um importante detalhe no momento da reserva para evitar a cobrança em dólares.

 

Recomendo que deva utilizar o site com toda certeza de que sempre respeitarão o bom senso e sua satisfação em primeiro lugar.

 

Abraços!

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias