Taxa abusiva cobrada pelo Arbnb

Sebastian201
Level 2
Rio, Brazil

Taxa abusiva cobrada pelo Arbnb

Prezados,  

venho através deste canal haja visto que V.sas não tem ouvidoria, externar minha total repulsa e indignação a atitute do Arb&b em cobrar a multa exorbitante de R$ 538,25 ref. ao cancelamento da reserva de Valesca com data de check in de 25/02 e check out 27/02/21  com valor de R$ 250,26. 

Antes do cancelamento entrei em contato com a hospede que prontamente entendeu a situação e teve seu aceite. Deixei a msg registrada no site. Precisei do apartamento para me isolar do COVID pois minha mãe tem 89 anos e está no grupo de risco. Não houve prejuízo para o hóspede, só para o anfitrião que deixou de receber. Não é cabível o Arb&b levar vantagem nessa situação. 

Informei no site após o cancelamento que a hóspede não tinha um bom histórico e que mesmo que o apto estivesse vazio, eu não alugaria. 

Liguei para o Arb&b ontem onde a atendente Joana registrou o caso e disse que por causa de um cancelamento que teve em Dezembro 2020 na propriedade que sou co-anfitrião, ou seja, a propriedade não é minha, e outro cancelamento em Janeiro da hóspede Adriana, fui extorquido em R$ 540,00, o que é inaceitável. Isso não é uma parceria.  

A plataforma Arb&b não oferece cancelamento gratuito em 48h para o anfitrião como oferece para o hóspede. Não há opção para o anfitrião cancelar uma reserva sem ser penalizado pelo site. Sendo assim pergunto de que vale o histórico dos hospedes senão para sabermos quem estamos colocando em nossas casas?  

Ano passado em Fev/2020 aluguei um quarto nos EUA com muito tempo de antecedência e a reserva foi cancelada com 2 dias antes do check in. Já estava nos EUA e liguei para o Arb&b que absolutamente nada fez. Não conseguiu me realocar pois disse que não havia mais estabelecimentos disponíveis na faixa de preço e que não ia arcar em nos reposicionar em outro lugar. Minha esposa ficou muito chateada. Tivemos que nos virar sozinhos para acharmos um lugar e ficamos muito mal instalados. A atendente Joana falou que nada podia fazer neste caso pois eu sou anfitrião e naquele caso eu era hóspede. O Arb&b então depois dessa afirmação não trata a mesma pessoa como um só e usa 2 pesos e duas medidas.   

Sistema totalmente arbitrário. Tenho 5 propriedades e em 15 anos operando com  Booking.com, Expedia, Decolar, Hoteis.com, Hostel Word, HomeAway/VRBO entre outros sites de hospedagem, nunca passei por essa situação. Lamentável. 

Anceio para que o Arb&b reveja essa decisão e também dê a opção aos anfitriões de não hospedarem hóspedes com histórico ruim.  

Reservas foram canceladas pelos hospedes ano passado por COVID e nada foi cobrado deles. O anfitrião por sua fez não pode cancelar por COVID.

Att, 

Ipanema Copa 

8 Respostas 8
May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@Sebastian201 você está na comunidade para anfitriões do Airbnb, um espaço para trocar conhecimento e ajuda entre anfitriões da plataforma. A equipe de atendimento do Airbnb não participa por aqui, mas fique à vontade para discutir o assunto com outros anfitriões.

A equipe participa por onde???

Magda472
Level 1
Lisbon, Portugal

@Sebastian201  estou a passar por uma situação semelhante de abuso moral e financeiro por parte do Airbnb e gostava de saber se eles resolveram o seu problema. 

 

Grata,

Magda 

Olá @Magda472 , não resolveram meu problema. Aqui no Brasil postei nos sites sociais, no site Reclame Aqui, no Consumidor. gov.br e no Procon.com.br. Todos os sites de defesa do consumidor mas não tive resposta. O Arbnb cobrou uma taxa abusiva, arbitrária e impositiva.

Caiett0
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

A mesma coisa comigo. Devemos pressionar juridicamente esta empresa pois ela não pode cobrar esse valor abusivo. Além do que, é um valor não expresso diretamente quando fazemos nosso calendário e reserva, e normalmente, o anfitrião só vai ver que terá que pagar $100 quando necessita já fazer o cancelamento. Assim, é caracterizado, com certeza, numa taxa abusiva, além de ultrapassar o valor de grande parte das estadias a serem recebidas pelo anfitrião, que já foi onerado pela perda do aluguel. Gostaria de saber também, o quanto que dessa taxa vai para o hóspede, este sim, que pode ser lesado por cancelamentos em cima da hora. 

Isso está acontecendo comigo, este site airbnb é feroz na hora de cobrar !  Querem em Dólar! 

Estão me cobrando R$837,00 com o valor do dólar de hoje, porque conforme o dólar aumenta o valor também. São umas feras famintas!  Taxa abusiva sim !  E o pior é que TODA A CONFUSÃO DE RESERVAS NO MEU CASO OCORREU PORQUE O SITE É PESSIMO CONFUSO E INCONSISTENTE. 

Eu também estou passando por isso. Fui surpreendida com o valor transferido pelo airbnb que era extremamente mais baixo do que eu estava esperando.  Tive a penalidade abusiva por dois cancelamentos, em comum acordo com os hóspedes e que eram hospedagens curtas: uma de uma noite e outra de 2 noites. E, mesmo se não tivesse em acordo com os hóspedes, eu tenho q ter o direito de cancelar, sem a cobrança dessa taxa gigantesca. Eu estava esperando receber R$1700 e recebi somente R$600 pela cobrança das duas penalidades. Estou indignada e me sentindo lesada e de mãos atadas. Deve ter algo que possamos fazer!

 

Podemos nos unir numa ação judicial contra este site!

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias