[Entrevista] Anfitrião em Destaque de março 2017

Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

[Entrevista] Anfitrião em Destaque de março 2017

Entrevista com @bárbara (1).png

 

 

 

Tenho o prazer de contar para vocês que estamos lançando uma nova série na Central da Comunidade. Todos os meses, postaremos uma super entrevista com um anfitrião ou anfitriã que participa da CC. A Anfitriã do mês é a Bárbara, ela já é muito conhecida aqui na comunidade por compartilhar seu conhecimento e experiências.

 

Eu fiz algumas perguntas para a Bárbara e através dessas perguntas, teremos a chance de conhecê-la melhor.  Fiquem à vontade para postar novas perguntas e comentários aqui no tópico.ツ

 

Agora sente-se confortavelmente com um café ou chá e aproveite o texto abaixo. 

 

Como você se tornou anfitriã do Airbnb e quando você começou?

Eu comecei como anfitriã em dezembro de 2015, bem na época do auge do Natal Luz (evento natalino que ocorre em Gramado). Eu decidi me tornar anfitriã do Airbnb depois que uma das minhas melhores amigas, a Natália (anfitriã em Canela), me contou como estava sendo a experiência deles alugando um quarto. Fiquei empolgada e decidi alugar o meu quarto também, que até então servia como quarto de hóspedes, quarto da bagunça e escritório. A gente arrumou o quarto, tirou fotos, fez o anúncio e botou no ar. Poucas horas depois eu já recebia a primeira reserva. Foi um misto de alegria e nervosismo ao mesmo tempo..hehe!

 

Fale um pouco sobre o seu anúncio.

Eu moro em Gramado, na Serra Gaúcha. É uma cidade que, apesar de pequena, é bem turística (um pedacinho da Europa no Brasil!). Eu e o meu marido moramos em um apto bem no Centro (a 2 quadras da Rua Coberta). A localização privilegiada foi um dos motivos que nos fez compartilhar o nosso espaço com os hóspedes do Airbnb. A gente aluga uma suíte, que recentemente foi “reformada” (trocamos todos os móveis e colocamos quadros e outros detalhes bem legais, pra dar um up na decoração). Além disso, os hóspedes têm acesso à sala com TV, cozinha e um café da manhã caprichado, todas as manhãs. A nossa ideia é oferecer um espaço aconchegante, em um ambiente tranquilo mas, ao mesmo tempo, pertinho das melhores atrações e opções de gastronomia.

 

Qual foi a sua melhor experiência como hóspede do Airbnb?

A minha melhor experiência foi a minha única..haha. Quando fui ao Host Day Rio eu fiquei hospedada com a Danielle, uma super anfitriã do Rio. Poder conhecer a Dani e ainda ficar hospedada em Copa (mas pertinho de Ipanema) foi uma alegria só! Já quero voltar.

 

Qual foi a sua melhor experiência como anfitrião do Airbnb?

Até hoje tive sorte porque só tive experiências boas. Mas uma experiência que marcou foi quando recebemos 2 primos, a Júlia e o Isaac, ela era de SP e ele da Bahia. Os dois nos fizeram participar da viagem deles, nos pediram ajuda com o roteiro e aproveitaram ao máximo a cidade. Todo final de dia eles sentavam na sala com a gente, muitas vezes no chão mesmo, no tapete, e nos contavam do dia deles, quando víamos já estávamos falando da família deles e de outros assuntos. Pareciam velhos amigos ou parentes que tinham vindo nos visitar. Foi uma hospedagem fácil, tranquila e mesmo depois que eles foram embora mantiveram contato e até hoje mandam mensagem dizendo que estão com saudades de Gramado.

 

Qual é sua atividade favorita como anfitriã?

O que eu mais gosto, como anfitriã, sem dúvida nenhuma é poder ajudar a proporcionar uma viagem inesquecível pro hóspede. Seja ajudando com o roteiro (e eu ajudo mesmo!), dando dicas de atrações, restaurantes, ou seja oferecendo uma cama gostosa, um chuveiro quentinho e um café da manhã caprichado. Fico feliz quando a pessoa diz que amou Gramado (e a hospedagem!) e que tem vontade de voltar.

 

Qual evento do Airbnb você mais gostou de participar?

Gostei muito de participar do Host Day Rio. Primeiro porque tive a oportunidade de conhecer um pouco do RJ (eu nunca tinha ido). Segundo porque tive a oportunidade de conhecer a Danielle e vários outros anfitriões ativos na comunidade Airbnb, bem como funcionários da empresa. E, não bastasse tudo isso, eu ainda estava concorrendo na categoria Online Community Champion e acabei ganhando, junto com a Dani. Então não tem como não lembrar desse encontro com muita alegria.

 

O que você mais gosta aqui na Central da Comunidade?

O que eu mais gosto na CC é a possibilidade de interagir com outros anfitriões que são ativos dentro das suas regiões e comunidades. É poder aprender com anfitriões experientes, trocar informações e fazer novas amizades. O Airbnb não fala de compartilhar? De pertencimento? Aqui eu sinto isso!

 

Quais são seus interesses e hobbies?

Viajar seria o principal, não fosse o fato de eu não ter tempo e grana suficiente pra tornar isso algo mais rotineiro. Então eu diria que meus interesses e hobbies se dividem entre assistir seriados e filmes, ler (de preferência na praia), acampar, fazer trilhas, turistar em Gramado com o marido e sair com os amigos e família (de preferência envolvendo alguma experiência gastronômica).

 

Se você pudesse voltar no tempo para quando começou como anfitriã, que conselho você ofereceria para você mesmo?

“Sinta” os hóspedes! Acho que isso é algo muito importante, mas, ao mesmo tempo, você precisa de um tempinho pra chegar lá. No início a gente fica tão nervoso e ansioso em querer agradar que pode acabar sendo inconveniente. É importante ser você mesmo, se colocar à disposição do hóspede e mostrar que você está ali pra ajudar, mas saber respeitar quando o hóspede quer mais privacidade ou não quer muita interação. Cada hóspede é diferente, bem como suas necessidades, saber “ler” isso é um exercício.

 

 

 

@Bárbara5, muito obrigada por dedicar seu tempo para responder as perguntas.Ficou sensacional! ❤ 


 

Leia também [Entrevista] Anfitrião em Destaque de abril com @Lucio-Henrique0 e

[Entrevista] Anfitrião em Destaque de maio 2017 com @Priscilla---Gabriel0.

 

-----

 

Por favor consulte as Normas da comunidade

18 Respostas 18
Danielle0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

hahahaha

@Gaby Adorei a nova série!!

Barbara foi um enorme prazer ter vocês aqui, já te disse que querendo voltar é só avisar!! ;D

 

Danielle
Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

Que bom que você gostou, @Danielle0. Tenho certeza que teremos mais e mais conteúdo interessante na CC.

E sei que esse também é o seu interesse e que posso contar com você. : )

-----

 

Por favor consulte as Normas da comunidade

Bárbara5
Level 10
Gramado, Brazil

Oi @Gaby

 

Eu que agradeço pela oportunidade 😉

 

E @Danielle0 pode ter certeza que um dia iremos voltar sim! Só precisamos nos organizar ($$) um pouquinho melhor. Mas te agradeço, mais uma vez, por toda tua hospitalidade quando estive aí 😉

 

Abraços a todos

 

Bárbara

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Olá @Bárbara5

Ótimo tópico e ótima entrevista. Parabéns! Como a @Gaby disse que pode perguntar, então aqui vai.

Não vale "enrolar", você nunca teve um(a) hospede "mala" ou pelo menos "malinha" ou "mochilinha pesada"? Conta aí.. não precisa dizer nome, só relatar o caso por diversão 🙂 

O que você recomenda para receber 5 estrelas de um hospede(s), em termos de explicar isto para eles?

Isto é, talvez nunca tenha acontecido com você, mas existem guests que fazem relatos escritos muito bons e positivos, só elogios, mas vez ou outra dão 4 estrelas em "experiência geral".

Oi @J-Renato0

 

Pode deixar que não vou enrolar...haha!! Ainda não tive taaaaantas hospedagens assim, no entanto, tive sim uma experiência de hóspede meio "malinha". E sabe o que é mais curioso? Ela é anfitriã no RJ. Hahahaha! Ela fez uma RI, mas depois começou a pedir se eu tinha várias coisas (piscina aquecida no condomínio, por exemplo). Eu até tenho, mas o uso é proibido para os hóspedes, então eu nem divulgo no anúncio. Ela foi uam hóspede que demandou muita energia e paciência, desde antes da hospedagem e, claro, durante também! Ela sempre tinha observações a fazer (que, normalmente, eram críticas), ou ficava fazendo comparações com o anúncio dela ou comparando Gramado com RJ. Não tem comparação, são cidades e propostas completamente diferentes. Ela parecia nunca estar satisfeita...tipo, ela queria um supermercado na esquina da nossa casa, sendo que tinha um grande a uns 800 metros (mas isso era muito longe pra ela). Enfim, ela reclamou de várias coisas...vou ser bem sincera, depois dessa hospedagem eu quase desisti de continuar alugando. No final das contas, ela deu 5 estrelas em avaliação geral, mas deu 4 estrelas em precisão (pq não tinha coisas q ela queria, mesmo q no anúncio não constasse q essas coisas existiam) e deu 4 estrelas em valor (o que eu entendo, pq conceitos de caro e barato variam de pessoa pra pessoa). Como ela deixou tudo em ordem, respeitou regras da casa, e "chatisse" não é critério de avaliação, deixei um bom comentário pra ela (embora bem mais sucinto dos que eu costumo fazer). Mas foi uma hospedagem difícil, sem dúvidas...mas, sinceramente, foi a única!

 

Enquanto os hóspedes estão na minha casa nunca toco no assunto avaliação (a não ser que eles perguntem). É uma escolha minha, não gosto de ficar "mendigando" avaliação. Se passa alguns dias, e eles ainda não fizeram avaliação, eu costumo mandar uma mensagem no whatts dizendo que fiz a avaliação deles e que pra nós é muita importante receber uma avaliação também. A grande maioria deixa (e coloca 5 estrelas). Até hoje só tive 2 avaliações gerais de 4 estrelas. Um deles deixou no privado que seria bom ter uma cama de casal (na época a gnt tinha uma bicama) e TV, então acredito que as 4 estrelas tenham sido por causa disso (embora no meu anúncio fique claro o que eu tenho a oferecer). E a outra avaliação 4 estrelas foi de um cara que veio a trabalho, ele deixou comentário bom e nada no privado e ele está voltando mês que vem (então ele deve ter gostado, deu 4 estrelas pq não foi "perfeito" talvez). Mas eu me estressava mais com isso, hoje não me estresso, me esforço pra oferecer uma hospedagem excelente, mas as pessoas tem expectativas e contextos diferentes, nem sempre a gente vai agradar todo mundo.

 

Abraços

 

Bárbara

Natália2
Level 10
Canela, Brazil

Excelente escolha para iniciar esta série @Gaby

Fico muito feliz em, de alguma maneira, ter influenciado a @Bárbara5 e ter trazido eles para o Airbnb!

Também fico orgulhosa de ver o quanto ela é ativa junto à comunidade e quanto ela certamente inspira outras pessoas a serem melhores anfitriões, seja através de dicas relacionadas a hospedagem ou mesmo quanto ao domínio e boa utilização da plataforma!

 

Um abraço a todos!

Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

@J-Renato0, gostei muito que você fez novas perguntas e que a @Bárbara5 respondeu com detalhes.

E que venham mais perguntas! rs

 

@Natália2, que felicidade te ver aqui. Como vão as coisas?

Vamos precisar de você também para essa nova série de conteúdo. Você já viu as enquetes?

 

Abração! : )

-----

 

Por favor consulte as Normas da comunidade

Brigada @Natália2

 

Com certeza tu és total responsável por eu estar aqui 😉

 

Beijo

 

Bárbara

Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom
Anonymous
Não aplicável

Oi Bárbara, em primeiro lugar parabéns!!!

Tb vou aproveitar para te fazer uma perguntinha: estando numa cidade tao turística como Gramado, vc nunca ofereceu um trabalho paralelo para os teus hóspedes (cobrando com certeza), tipo guia local ou levá-los a Canela e atraçoes próximas e etc? Vc acha que eles teriam interesse ou normalmente preferem fazer as coisas sozinhos?

Abs Moira

Oi @Anonymous

 

O perfil dos hóspedes varia bastante, tem gente que vem de carro (e daí faz as coisas por conta) e tem gente que fica a pé e para os passeios mais longe contrata agência (ou o ônibus turístico, que para nas principais atrações de Gramado e Canela). Nunca pensei em oferecer esse tipo de serviço, de "guia" ou "motorista" para atrações, pela questão de disponibilidade, pois eu e meu marido trabalhamos (e a gente recebe muitos hóspedes em dias de semana mesmo). Daí nos finais de semana a gente quer aproveitar pra passear, ou sair com a família e amigos, e não "trabalhar"...hehe.

 

Quem sabe um dia...ou se algum hóspede pedir com carinho..haha. Mas no momento fica um pouco complicado. Ah, mas assim, eu ajudo muito no roteiro dos hóspedes. Teve alguns hóspedes que eu praticamente mandei um roteiro pronto por e-mail, adoro fazer isso! E não cobro nada.

 

Obrigada pela pergunta

 

Abraços

 

Bárbara

André15
Level 9
Lisbon, Portugal

Boa entrevista. Parabéns @Gaby e @Bárbara5.

 

No meu caso, eu tenho tido na grande maioria dos casos, muito boas experiências. Nunca tive uma experiência má.

Apesar de muito trabalho extra, eu tenho me divertido ao conhecer pessoas novas. Dá-me prazer mostrar a minha cidade.

Casos dificeis penso que todos tivemos ou ainda teremos. Com esses casos, nós temos sempre algo a aprender. Desistir, nunca.

Se nos dá prazer, "para a frente é que é o caminho". Não podemos agradar a todo mundo. Não por acaso que somos todos diferentes (mas todos iguais).

 

E não tem mais uma história (boa) para nos contar?

 

Cumprimentos,

 

Keila0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Oi @Gaby adorei a nova série de conteúdo! Obrigada

E parabéns pra @Bárbara5 por tantas respostas precisas. Parabéns pela escolha!

Tenho umas perguntas que acho que vão ao encontro de outros anfitriões também:

1. Vocês fazem planejamento de custos/gastos que têm com os hóspedes ou algo do gênero?

2. Existe baixa temporada nessa região? Como vcs lidam com periodos em que ficam sem locação? Isso costuma acontecer?

3. Vocês pensam em administrar outros imóveis na plataforma?

 

É isso, pessoal!

Um beijo

Keila

Oi @Keila0

 

Valeu pelas perguntas! Vamos às respostas:

 

1. Teve um momento em que comecei a anotar os custos, mas acabei desistindo. É que por alugar quarto, acho esse cálculo um pouco mais complicado e, querendo ou não, um pouco mais impreciso. Exemplo: eu ofereço café da manhã, mas por mais que tenha custos com eles, esses custos acabam diluídos, pois eu e meu marido também comemos o que é comprado, da mesma forma quandos os hóspedes vão embora, tudo que sobra fica pra gente. Então é difícil precisar esses custos. O mesmo vale para água, luz, gás...claro, esses é possível notar um aumento quando temos hóspedes mais seguidos, mas nada muito absurdo. Por esse motivo decidi não me preocupar muito em anotar os gastos, sigo mais a minha intuição, cobro um valor que acho justo pelo que oferecemos e que me dê lucro. Hoje eu divido meu pagamento, cerca de 70, 80% no payoneer e o restante na minha conta. Então eu procuro entender que o dinheiro do payoneer é o lucro e o restante fica para cobrir os gastos, manutenção e compras de coisas pros hóspedes. Mas se eu alugasse um apto inteiro, ou se o Airbnb fosse minha renda principal, com certeza anotaria tudinho pra saber exatamente meus custos e meu lucro.

 

2. Existe baixa temporada aqui em Gramado sim! A 2ª quinzena de Janeiro e os meses de fevereiro e março são considerados de baixa aqui. As vezes abril também, embora esse ano com os feriados tenha melhorado. No verão, quem pode, vai pra praia, pouca gente vem pra cá. E os eventos (e o frio) começam mais a partir de maio/junho. Setembro e Outubro não chega a ser baixa temporada, mas é um período intermediário entre o fim do inverno e o começo do Natal Luz, então o movimento é um pouco mais fraco. No ano passado não tivemos nenhum hóspede nos meses de fevereiro e março. Esse ano a mesma coisa (embora esse ano em parte tenha sido porque o quarto estava em reforma). Mas por um lado acho bom, a gente considera esse um período de descanso...porque depois, de maio até agosto, fica bem corrido. A gente não se preocupa muito com a questão de ocupação pois o Airbnb é apenas uma renda extra. Quando tem hóspede: ótimo. Se não tem: tá beleza também! Claro, se eu tô querendo alugar, baixo um pouco o preço, mas tenho um mínimo, mais do que isso não baixo, daí prefiro não alugar.

 

3. Olha Keila, já pensei em administrar outros imóveis sim! Mas teria que fazer meio sozinha, porque meu marido, apesar de ser coanfitrião do meu anúncio, não sabe muito..haha! Ele ajuda muito quando o hóspede já está lá em casa, mas a parte do anúncio, responder consultas, configurações, é tudo eu que faço. Nunca botei minha cara a tapa pra tentar administrar um outro espaço porque o mercado aqui é meio restrito, tem muita gente alugando mas que acha que sabe fazer tudo (ou jamais pagaria alguém pra fazer). E tem também a questão de disponibilidade (inclusive de carro) que hoje eu não teria muito. Mas no ano que vem talvez essa ideia venha a calhar, pois o nosso quarto provavelmente vai se tornar o quarto do baby, então, pra não perder o vínculo com o Airbnb, vou ter que achar algum espaço pra administrar..hehe!

 

Acho que era isso...

 

Beijão e valeu pelas perguntas.

 

Bárbara

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias