Avaliações ou DETONAÇÕES???!!!

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Avaliações ou DETONAÇÕES???!!!

Gente, novamente fui prejudicada por uma avaliação baixa!!!
A Ypotyra, minha acomodação que mais tem procura, teve novamente sua nota rebaixada, dessa vez não por retaliação, mas por algo bem peculiar e insensato.

O hóspede fez mil elogios durante a estadia e outros tantos no comentário, no entanto deu 3* para Localização e 4* na Classificação Geral.
Faz algum sentido isso???!!!

 

O que o Airbnb orienta sobre avaliação da Localização 👇🏻
"Localização. O hóspede foi informado sobre segurança, transporte, pontos de interesse e considerações especiais, como ruído ou outras situações que possam afetar a estadia?"

 

O mais espantoso da situação é que está tudo devidamente informado no anúncio e o próprio hóspede faz essa afirmação no comentário quando diz:
"Assim que confirmamos a estadia recebemos muitas informações sobre o local, o que fazer lá e como chegar à cabana.
Tudo muito bem explicado nos mínimos detalhes. A anfitriã é extremamente atenciosa"

 

O que explica então dar 3* na "Localização", se ele diz que tudo foi explicado nos mínimos detalhes???!!!

E ligando para o Suporte, ouço do atendente que o hóspede pode ter se enganado, que costuma acontecer.
Então uma das ferramentas mais importantes da plataforma é falha o suficiente pra permitir que haja "enganos" e, como consequência, que o anfitrião seja prejudicado???!!!E eles não podem apagar a avaliação pois não fere a Política de Avaliação.
Mas fere o anfitrião e todo um bom trabalho e dedicação.
Mas pelo visto isso não importa.

Apesar de dizer que primam por Avaliações justas e isentas, não apagam, mesmo estando claro a incoerência da avaliação. 

Não existe nenhum mecanismo que corrija esta incoerência.

Esse quesito da Avaliação (Localização), já foi alvo de um post aqui aqui mesmo na CC, pelo fato de ser um item que gera interpretações equivocadas no momento da avaliação.
Na verdade toda a Avaliação em si já foi alvo de inúmeros posts relatando falhas e seu uso para retaliação por aqueles de má fé com o consequente prejuízo ao anfitrião, não raras vezes com até a perda do seu status de Superhost. 
E nada muda...

101 Respostas 101
Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

Concordo  amiga @Denise583 

Bjsss 

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Gente, gente, gente, gente, gente, geeeeeeeeeeeenteeeeeeeeeeee!!!!

A coisa degringolou de vez!

Confesso que com a correria de final e início de ano, não me atentei às perguntas recentemente adicionadas aos quesitos de Avaliação por estrelas.

Desde os primórdios, nos foi informado os seguintes critérios para os quesitos:

 

  • Experiência em geral. Como foi?
  • Limpeza. O lugar atendeu aos nossos padrões?
  • Exatidão do anúncio. A acomodação foi representada com exatidão no anúncio, com fotos e informações atualizadas?
  • Check-in. Deve ser feito de um jeito fácil.
  • Comunicação. O anfitrião respondeu às mensagens rapidamente?
  • Localização. O hóspede foi informado sobre segurança, transporte, pontos de interesse e considerações especiais, como ruído ou outras situações que possam afetar a estadia?
  • Custo-benefício. O preço valeu a pena?
  • Comodidades. Tudo o que foi prometido no anúncio estava disponível e em boas condições de funcionamento?

Desde então acompanhamos toda uma sucessão de, além de mau uso tbm muitos mal entendidos, justamente pelos critérios "tortos" adotados.

A coisa da Localização que já deu e vem dando muito pano pra msnga, é um exemplo perfeito.

 

Hoje ao acessar a avaliação do último hóspede, por acaso li com mais atenção as tais perguntas. 

Não pude crer nas que constam no item LOCALIZAÇÃO 👇🏻

• Tranquilo 

• Arredores bonitos

• Privacidade 

• Bom pra caminhar 

• Muita coisa pra fazer

 

Olha o tamanho da casca de banana que o Airbnb colocou para os anfitriões!!!!

 

Nem preciso dizer o porquê, né?

 

Cumadi, o Airbnb precisa dar uma bela explicação sobre isso!!!

 

 

 

 

🤣🤣🤣🤣... então amiga @Denise583 , pensei que vc já tinha notado o fio descoberto...🤣🤣🤣...

 

Quando fazemos a nossa avaliação da hospedagem, embora só tenhamos 3 critérios da hospedagem para avaliar, a saber: limpeza, comunicação e regras da casa, agora, também aparecem outros critérios para acrescentar ou não nas avaliações que fazemos dos hóspedes. 

 

Em limpeza aparece, dentre outros, uma coisa assim para vc marcar: limpo e arrumado, boas condições, organizou o lixo  e outras,  já em comunicação, aparece, dentre outros, para vc marcar, mensagens úteis,  respeitoso, sempre respondia, já nas Regras da casa não aparecem subitem.

 

Lembrando que é opcional vc marcar tais itens, tanto para o anfitrião, quanto para o hóspede, simplesmente vc pode marcar as estrelas e ir seguindo sem marcar mais nada até concluir, também o que o hóspede marca só aparece para nós e nunca em nossa página pública do anúncio e o que marcamos dos hóspedes, somente aparece para os anfitriões, quando os hóspedes nos fazem consultas. 

 

Então amigo @Fabricio50 

Notei o fio, mas não a parte desencapada 🤦🏼‍♀️

Como vc apontou, para nós, anfitriões, há apenas 3 critérios para avaliar os hóspedes.

Apesar do que considero um erro fundamental o fato de dar nota objetiva a um critério subjetivo, ainda assim são coerentes com o quesito.

Porém o mesmo não se pode dizer de um dos quesitos mais problemáticos, a LOCALIZAÇÃO, presente somente na avaliação feita pelo hóspede. 

Contrariando quaisquer obviedades, seus critérios são totalmente desconexos, mais adequados ao quesito "Exatidão do Anúncio". E isso nos traz muitos problemas pois o hóspede não entende e acabava adotando critérios alheios ao determinado. 

 

Ao descobrir o tal "fio desencapado", me vi diante de perguntas totalmente divergentes dos critérios originalmente atribuídos à Localização.

Qdo digo que a coisa "degringolou de vez", me referi a que, agora temos o problema adicional do conflito de informações, diante da dualidade dos critérios adotados.

Se originalmente no quesito Localização, o hóspede deveria avsliar se:

"O hóspede foi informado sobre segurança, transporte, pontos de interesse e considerações especiais, como ruído ou outras situações que possam afetar a estadia?".

O que explica as perguntas sobre "Arredores bonitos" e "Bom ora caminhar"???!!!

 

E pra somar, isso leva de volta ao problema fundamental da subjetividade do critério. 

Arredores bonitos

O "mato" pode ser um horror praquele que ama arranha céus.

 

Bom pra caminhar 

Para alguns, caminhar numa "esteira" de academia é o supra sumo.

 

Muita coisa pra fazer

Há quem se entedie em meio à natureza.

 

Então amigo, o Airbnb precisa explicar por que nos jogou mais esta casca de banana!!!

@Fabricio50 querido, saudades de trocar mensagens contigo. De repente eu tinha dois perfis, deletaram um, mas erroneamente deixaram meu contato com "maria1220", e o izabell88, foi deletado. Coisa de louco, pois perdi os contatos, anos de mensagens, etc. Consegui voltar a ativa, mas com este novo codinome, pena que não é o Codinome Beija-flor😁

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

KKKKK fiquei rindo sozinha da sua mensagem @Maria17220 😂

Que saudades tuas!!

Me conta essa história melhor: oque aconteceu com o seu perfil antigo?

 

Vamos colocar uma foto nesse e mudar o nome então, que tal?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Cumadi @Laura 

Tente resgatar o antigo perfil dela. Ele ainda existe.

Qdo eu marco com @ e digito o nome, ele aparece com a foto dela

Este aqui 👇🏻

@Izabel88 

@denise, só tu mesmo, guria! @Laura, quero meu perfil de volta, dá para ajudar? 😀🙏

@Laura , muito doido tudo isso, e a coisa saiu mesmo truncada😜! Fiquei sem contato com ninguém, e passei o verão sem saber como estavam as hospedagens, sem trocar figurinhas, mas em termos de negócios foi um ótimo verão! Claro que sempre há um perrenguezinho, tipo faltou luz à noite, mas distribuí velas, lampiões e ficou tudo romântico e charmoso, sem contar a decoração de Natal e Ano Novo! Fiz experiência em servir café da manhã e foi muito bem recebida a ideia, mas não dei conta de cuidar de tudo (abaixo fotinho da bandeja entregue no apto) e deixei para organizar melhor ao longo do ano.   Bj. 

IMG_20230105_175617_194.jpg

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Que delícia esse café da manhã na bandeja @Maria17220 🥰

Você estava servindo um a um assim? 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Sim!  Frutas, iogurte e granola já preparados com uma geleia no fundo, dois tipos de pães, geléia caseira, manteiga, frios, fatias de bolo caseiro, café passado leite e suco de frutas.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Nossa, estou com água na boca @Maria17220 😋 (e morrendo de fome do outro lado da tela 😅)

 

Você achou melhor levar o café da manhã diretamente no quarto do que oferecer em um local comum?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Eita Izabel, mudasse de nome foi??? 🤭🤭🤭... mas o nome @Maria17220 , é bonito e cheio de significado... saudades de tu, desse um sumiço...conta as boas?

 

Em relação aos perfis, o Airbnb deveria dar a opção para quem tivesse mais de um escolher qual perfil manter, sim, porque se ele permitiu que uma pessoa pudesse ter mais de um perfil, deveria permitir que a pessoa escolhesse qual o perfil que deveria ficar...né não?

@Fabricio50 @Denise583 @Laura @Laura ocorre que um belo dia acordei, fui acessar a comunidade e não conseguia de jeito nenhum. Entrei em contato com o app, pois havia descoberto que haviam duas contas em meu nome,  e solicitei que excluíssemos uma delas,  pois meses antes meu sistema todo havia sido hackeado, e eu não conseguia mais acessar algumas mídias visto a duplicidade de identidade. Juntamente com o suporte escolhi manter a conta antiga, afinal, lá tenho meus clientes, a comunidade, etc. Não perguntem o que ocorreu, pois meu perfil aquele foi deletado, e nunca mais pude acessar a comunidade pois no lugar dele apareceu este que era do outro perfil. Passei, então, a usá-lo, pois para o sistema este é o meu perfil: as informações e fotos estão ok, mas o codinome nem reconheço. Estou no nível 2 e sem poder contatá-los diretamente, pois esta característica de direct email é para os "especiais" 🙂 Enfim, voltei, e como canta  a Elba " ...estou de folga pro meu aconchego, trazendo na malas bastante saudades....". Beijos! 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Que doido @Maria17220 , porque entrei no seu perfil e você está como hóspede, então com que perfil você tem os seus anúncios?

 

@Izabel88 ainda temos anúncios ativos?

 

Vou ver oque consigo fazer....deixa comigo!

Espero que eu consiga explicar direito oque aconteceu com você para isso ser resolvido, porque nem eu estou entendendo direito 🧐

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias