Como lhe da com avaliação injusta ?

Cleidiane2
Level 2
Setúbal, Portugal

Como lhe da com avaliação injusta ?

  Recebi um hóspede recentemente  que me deu avaliação 2 porque ele simplesmente não leu o anúncio o que oferecia na casa como comodidade . Exemplo; ele reclama que a casa não tem máquina de lavar louça e nem roupa . Isso é expicito no anúncio . 
reclama que não tem  uma quantidade  grande de talheres . Como assim a suficiente na casa . 

fiquei muito chateada porque ele foi um hóspede problemático . Não leu as instruções da casa e nem de checkin , não usava a plataforma para falar comigo só usava número de telefone ,  não leu as regras da casa , destruiu as toalhas péssimo  e eu otaria avaliei bem . Um conselho abram o coração na avaliação porque tem gente espírito de porco 

3 Respostas 3
Lucas1178
Level 3
São Paulo, Brazil

É sempre a mesma coisa. O pior tipo de hóspede é o que não lê nada e não se comunica direito. Geralmente é sinal de que vai dar problema não só pra se comunicar, mas vários outros. Geralmente vem tudo no mesmo pacote e na mesma pessoa: falta de leitura dos detalhes da hospedagem (e depois cobrar algo que você anuncia não ter), má comunicação, pedir desconto, pedir pra entrar mais cedo/sair mais tarde sem pagar taxa extra, inacessível no chat/só se comunica por áudio no whatsapp, falta de respeito com as regras da casa e falta de zelo com os objetos do local. Na minha experiência, entre 1 ou 2 hóspedes a cada 10 vem assim. Entre os novos na plataforma e sem nenhuma avaliação, essa taxa é bem maior. Entre os que tentam negociar algum tipo de desconto o risco também é maior.

Minhas dicas:

 

- O Suporte do AirBnb não apaga avaliação por nada nesse mundo. A sua melhor chance é tentar o Reclame Aqui. Tente achar alguma parte dos termos de uso que você consiga encaixar no seu caso e mande o link na sua reclamação. Geralmente o que se encaixa na maioria das vezes é comentário usado como retaliação.

- Desligue a reserva instantânea e só aceite hóspedes já avaliados positivamente por pelo menos um anfitrião. Vai prejudicar sua taxa de ocupação e o seu faturamento, mas o ganho de paz de espírito compensa a perda de faturamento. Porque muito mais que 50% do trabalho e do stress de ter uma hospedagem do AirBnb é lidar com esse tipo de hóspede e o faturamento que vem deles não vai chegar nem a 15%.

- Faça uma sessão de regras da casa bem detalhada e extensa. Espanta alguns hóspedes ruins.

- Seja sempre criteriosa na sua avaliação do hóspede e não dê avaliação positiva se a experiência não foi realmente positiva. Noto que há uma tendência dos hosts de avaliar positivamente independente do que tenha acontecido pra "reter" o cliente. Não caia nessa, a maioria nunca volta tendo experiência e avaliação positiva ou não.

May
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

Complementando o que o @Lucas1178 sabiamente disse: aqui você pode encontrar algumas dicas para escrever as regras da sua casa 🙂

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Cleidiane2 

Senta e chora! 😭

Brincadeira à parte, Infelizmente não resta ao anfitrião muito mais que isso.

Corroboro em tudo o que o colega @Lucas1178 disse.

A Política de Avaliações é o que tem de mais injusto no Airbnb. Nada, ou quase nada ali protege o anfitrião, somente a plataforma.

Nos orientam a que toda a comunicação seja no chat, devemos ser detalhistas e fiéis na descrição do anúncio. 

Mas quando o hóspede mente alegando situações que nunca estiveram descritas no anúncio ou distorcendo as tratativas efetuadas no chat, isso de nada vale porque o Airbnb afirma "não apurar a veracidade das informações" e assim o hóspede mau intencionado tem a faca e o queijo na mão pra prejudicar os anfitriões.

 

Já tivemos, aqui mesmo na Central, exemplo de colega que teve a nota rebaixada por um hóspede que alegou que na chácara não havia cavalos para aluguel, assim como na chácara vizinha.

Detalhe, "cavalos" nunca esteviveram na descrição do anúncio!

Eu mesma tenho uma acomodação que, após uma única nota 4, não voltou ao 5 (hj já com 136 avaliações só nela),  por um hóspede que ficou irritadinho por ter seu Honda Fit sujo de terra nas irregularidades de uma estrada de terra, tudo devidamente detalhado em mais de um lugar no anúncio.

E depois alegam que as avaliações devem ser justas e imparciais.

Desde quando mentir é ser justo e imparcial???!!l

 

Após um tempo, introduziram o motivo de "Retaliação" que, para ser aplicado, precisa estar expressa, de forma clara, a "intenção" do hóspede em praticar a retaliação.

Totalmente disfuncional!

 

E ainda tem mais!!!

 

Além da coisa de "estrelas" confundir com a classificação de hotelaria, há todo um tratamento diferenciado que é dado em relação às notas.

Para o hóspede, lhe é apresentado notas de 1 a 5 (números inteiros), mas isso esconde que, na verdade, são números decimais.

Qdo o hóspede nos dá um 4, para ele lhe parece apenas 1 ponto a menos, mas a verdade é que este único ponto, para nós representa 100 centésimo que nos são devolvidos centésimo por centésimo, isso se tivermos apenas notas acima à que nos foi dada.

Caso contrário volta a baixar mais e mais!

Baixamos de 5, pra 4, pra 3, pra 2...

E subimos 4,70... 4,71... 4,72... 4,73...

 

Injusto com os anfitriões dedicados que prezam pelo bom atendimento e "mortal" para os ainda novatos que perdem seu título de Superhost recém conquistado ou prestes a conquistar. 

 

Por que isso????!!!!

Por que dois pesos, duas medidas???!!!

Há muito isso deveria ser revisto.

À cada "atualização" é dito que "ouvimos seu feedback". 

Pura balela!!!

Essa questão é alvo de reclamação em vários países, não somente no Brasil.

Basta lerem as queixas nas Centrais das Comunidades de outras Línguas. 

Se tivessem realmente ouvido àqueles a que chamam de "parceiros", já teriam corrigido tamanha injustiça. 

 

Qto mais o Airbnb vai ignorar essa situação???!!!

 

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias