Cameras de Segurança

Lis14951
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

Cameras de Segurança

Dia 30/04 entrará em vigor a nova regra do airbnb, da proibição do uso de cameras internas na propriedade. Na minha situação, minha acomodação é apenas compartilhada, moro em um casarão/Mansão de 9 quartos, em cidade turística do Rio de Janeiro, onde há uma demanda muito boa de reservas. Aderi as cameras de Segurança pelo motivo de criar anuncios para cada quarto do meu imóvel, para conseguir locar, sendo assim recebendo uma quantidade de até 8 reservas/Quarto, podendo acomodar ate 15 pessoas, um enorme casarão de 1902 com aproximadamente 630 m².

As minhas cameras de segurança internas estão localizadas em 2 pontos que considero importantes

( areas comuns: uma na cozinha e outra no corredor interno saindo da sala, que da acesso ao portão da rua)

Na situação de uma casa compartilhada, que recebe hospedes diferentes pela plataforma, qual seria a possibilidade da plataforma adicionar excessao a esse tipo de modelo de negocio via airbnb?

A nova medida, me limita a alugar meu espaço de modo compartilhado, e tira minha Segurança.

Há opções da plataforma rever como uma regra da acomodação? Pois o anfitriao escolhe os preços e as regras de sua acomodacao, e entao por exemplo, o hospede ao efetuar a reserva, apos leitura das regras concorda que ha camera de Segurança internas em areas comuns e assim efetua a reserva?

Espero ansiosa por essa resposta, estou a 6 anos no airbnb, e essa notícia me desestabilizou, e com certeza ira impactar diversos imoveis da região que sao casaroes, e se torna impossível ficar sem camera de segurança em alguns locais do imóvel. 

3 Respostas 3
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Lis14951 

Li algo sobre.

Percebo que, mais uma vez, as "atualizações" virão recheadas das já frequentes disfuncionalidades que acompanham tais atualizações, a cada ano.

Ainda carece de mais informações sobre a questão e vou esperar sua introdução para dar minha opinião mais a fundo e com mais embasamento. 

Porém, o que parece é que, novamente, o Airbnb vai mexer naquilo que não era necessário mexer.

Em relação às câmeras internas, sua permissão era somente em áreas comuns, notadamente em acomodações compartilhadas onde não há a expectativa de privacidade. Assim como vc o fez no corredor e cozinha, por exemplo. 

Uma medida de segurança em que nada invade a privacidade do hóspede.

 

Para a plataforma "rever" sua posição, bastaria desistir dessa alteração e deixar como está que, na minha opinião, atende perfeitamente. 

Mas duvido que o fará. 

Realmente é difícil entender o que se passa no Airbnb que o faz interferir, desnecessariamente, naquillo que está dando certo. Em contrapartida deixa a ver navios disfuncionalidades que, comprovadamente, acarretam prejuízos e problemas aos usuários, principalmente aos anfitriões.

Enfim,

Nenhuma novidade...

Maria8
Level 5
Lagos, Portugal

Obrigada por ter vindo tocar no ponto que eu vinha aqui focar, pois esta notícia também me destabilizou.

Alugo 2 quartos na casa onde habito, recebendo o máximo de 2 pessoas por quarto.

São um total de 5 quartos, mas 3 são a minha zona privada.

Tendo em conta que tive problemas no passado com alguns clientes (tentarem trazer às escondidas pessoas para o quarto que tinham acabado de conhecer nos bares ou na praia, fosse de dia, fosse de madrugada. Ou se esquecerem de fechar a porta da rua, quando entrassem ou saíssem).

Vi-me obrigada a colocar uma única camara  de segurança no corredor virada para a porta da rua, pois não posso ficar de guarda 24h/24h.

Como a casa não está num prédio, a minha porta dá diretamente para a rua e tudo o que possuo está daquela porta para dentro!

Vivo numa cidade super turística no sul de Portugal (Algarve) e na minha rua só existem hósteis e casas para turismo.

Sou literalmente a única habitante num raio de 200 metros.........com 60 anos e 1m54cm..........

Desde 2016, altura em que me registei como anfitriã profissional, já recebi mais de 1600 pessoas, sempre a trabalhar única e exclusivamente com o Airbnb.

Ter a camara dá-me uma sensação de segurança (que é para isso que serve), tanto para mim como para os hóspedes.

Eles têm essa informação nos meus anúncios e eu própria lhes digo quando faço o check-in.

Seria muito importante que o Airbnb reavaliasse esta decisão e que não pusesse todos os anfitriões na mesma plataforma.

Leonardo798
Level 8
Caldas Novas, Brazil

O meu ponto de vista é que é praticamente impossível o AirBnB rever essa decisão, pois ela foi amplamente coberta pela grande mídia mundo a fora, desfafazer tal decisão vai impactar de uma forma enorme a confiança dos hóspedes na plataforma.

 

A únicai forma de forçá-lo a rever a posição seria se os acontecimentos ruins do ponto de vista do anfitrião tomasse fôlego na grande mídia, como, por exemplo, a história da @Maria8  ... isso porque só aparece as notícias dos hóspedes perdendo a privacidade, e não do anfitrião tendo seu imóvel comprometido.

 

Eu não tenho câmeras dentro do imóvel, mas tenho câmeras na área externa que permite ver a área gourmet (que é aberta), a cozinha (que possui parede de vidro), a garagem e a piscina e eu JAMAIS vou retirar essas câmeras, prefiro desistir de alugar do que remover essas câmeras.

 

Já tive muito prejuízo para atender ao apetite do AirBnB de dar uma resposta *idiota* às críticas de invasão de privacidade, como se o problema fosse aquela câmera devidamente informada aos hóspedes e não aquelas escondidas.

 

O problema foi, é e sempre será os anfitriões de mau caráter que escondem câmeras, e proibi-las no ambiente interno não vai mudar absolutamente nada, na verdade, na minha opinião, vai é incentivar os desonestos a agirem com mais confiança de que não serão pegos.

 

Meus prejuízos em 20 meses de locações:

- Porta de vidro quebrada - R$1200

- Vinil da piscina rasgado - R$13.000

- Ombrelone rasgado - R$800

- Mesa de mármore quebrada - R$1200

- Capa da piscina danificada - R$700

- Enfeites do jardim quebrados - R$300

- Portão amassado - R$350

 

Esses prejuízos acima eu consegui identificar as pessoas graças às câmeras EXTERNAS do meu imóvel, agora vêm os prejuízos que ocorreram dentro da casa que alguns eu identifiquei seja porque a pessoa foi honesta ou porque foi possível identificar o dano entre a saída de um e entrada de outro (mas que vários negaram por mais absurdo que fosse):

 

- Cama de casal quebrada

- Sanduicheira furtada

- Televisão quebrada

- Sofá danificado de canetinha - (não troquei, está lá)

- Coluna da parede quebrada (alguém passou uma beliche pela janela)

- Cadeiras quebradas

- Secador de cabelo furtado

- Enfeites da parede quebrados

- Quadros da pa parede quebrados

- Estante de vidro do banheiro quebrada

- Controle da TV furtado

- Travesseiros furtados

- Toalhas furtadas

- Forro de cama manchado

- Porta quebrada (essa foi a absurda que mesmo filmando o hóspede jurou que não foi ele)

- Tomadas danificadas (a procura de câmeras)

 

Minha memória é um pouco falha, mas algumas coisas eu consegui reaver pelo AirCover, outras não por falta de documentação, outras eu só percebi depois de algum tempo e não era possível associar a qual hóspede (ou passou as 2 semanas de tolerância).

 

Como moro em outro estado, administrar meu imóvel à distância me obriga a ter câmeras externas e isso eu não abro mão, se o AirBnB algum dia inventar de mandar removê-las da área externa (mas dentro do imóvel), não só paro de anunciar nessa plataforma como começo uma campanha contra eles.

 

Se eu estivesse na situação das pessoaos que alugam quartos compartilhados e fossem proibidas de colocar câmeras no corredor interno apontando para a porta ou na cozinha, eu faria o mesmo, começaria a mandar para todos os jornais, faria vídeos de reclamação no YouTube mostrando que nós anfitriões sofremos e muito com vários hóspedes sem noção alguma de responsabilidade.

 

REVOLTADO COM O AIRBNB

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias