Taxa de ocupação

Respondido!
Thania-Regina0
Level 3
São Paulo, Brazil

Taxa de ocupação

Olá ,alguém pode me informar está novidade 

TAXA DE OCUPAÇÃO 

 

o suporte informa que e um problema do app,mas ai o hóspede irá 

Consultar o link do imóvel e aparece mais está cobrança com isso irá migrar pra outras plataformas concorrentes.

 

JÁ está baixa a procura isso só irá afastar ainda mais as efetivações de reserva .

 

 

Melhor Resposta
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Thania-Regina0,

Isto é uma cobrança?

A Taxa de ocupação de que tenho conhecimento é a que consta na parte de "Ganhos", e  refere-se à porcentagem de ocupação das estadias naquele mês (app) ou no ano (site), em relação às noites disponíveis. 

É uma informação estatística, não uma cobrança. 

Desconheço cobrança nesse sentido. 

Espero ter ajudado. 

 

Exibir Melhor Resposta no post original

89 Respostas 89
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Liz4725 , @Fabricio50 e @Denise583 , concordo que essas mudanças foram repentinas, e assim que souber mais notícias. 

Esses impostos são decorrentes da mudança do Airbnb com a entidade de pagamento para o Brasil, então somente no Brasil ocorreu essa mudança. Ainda estou buscando algo mais concreto para informar aqui na CC, quem tiver mais notícias coloque aqui para que todos estejam cientes dessas mudanças. 

Nenhum anfitrião recebeu um email avisando sobre tais mudanças?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Nenhum anfitrião recebeu um e-mail específico falando da COBRANÇA de impostos. 

 

Recebi um e-mail dizendo que a partir de 1° de abril o Termo de Serviços ia ser alterado, como foi, mas, pode buscar nas alterações, que ninguém vai encontrar que os membros do Airbnb no Brasil irão pagar ISS, PIS e CONFINS, como já estamos pagando.

 

Era, no mínimo, uma cortesia nos avisar da COBRANÇA com bastante antecedência,  inclusive, para podermos fazer nova composição de preço da diária ou avaliar melhor a nova política de preços que certamente teremos que fazer. 

 

Os impostos somados, giram em torno de 12% sobre o valor da taxa de serviço do Airbnb. Faz uma grande diferença nos custos do anfitrião. 

 

@Laura , esses impostos não são cobrados em outros países porque só existem aqui, nos outros países os impostos são outros e também são cobrados, vide vários países europeus, cobra-se o IVA.

 

Vamos aguardar mais lisura e informações, é o mínimo. 🤔

 

Fabrício:)

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Laura ,

Endosso a resposta do @Fabricio50

Não houve, nenhum tipo de consulta ou comunicação, nem antes e nem depois.

Como vc sabe, estamos aguardando um esclarecimento por parte do Airbnb. 

Enquanto isso as cobranças continuam. Desde 1 de abril todas as minhas reservas têm a incidência desses mpostos, mesmo sendo uma cobrança ilegal, vide não estar em conformidade com a legislação, diferente do que apregoado pelo Airbnb. 

O IVA, por ex. é um imposto que NÃO existe no Brasil.

 

Vê só a boniteza @Denise583 , sendo cobrado de mim o IVA...😡🤔

 

Screenshot_20220411-144316_Airbnb.jpg

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

É surreal, @Fabricio50.

Como pode uma empresa cobrar um imposto inexistente???!!!

E do hóspede, foram cobrados os outros impostos?

Por vezes fico só imaginando o nível de profissionais que trabalham lá.

Como um departamento jurídico (porque deve haver um, né?) age com tamanha ineficiência e relapso?

Como um departamento de publicidade (tbm deve ter um), repassa um comunicado com este tipo de informação?

Como um departamento de TI ( certamente tem), reprograma o sistema para fazer tal dedução?

E, finalmente, como um departamento de contabilidade ou tributação (ou algo similar), não faz a devida análise e conferência do que se está a implantar de cobrança?

Ninguém questiona???!!

Alguém por ventura, pensa???!!!

Temos pessoas ou somente robôs programados?

Vejo que é geral, então... isso já é bem perceptível no atendimento de suporte que recebemos atualmente.

Diferente do procedimento anterior e, tirando raras exceções, a maioria fica repetindo frases prontas como um "bot".

Depois de um período tão difícil, é inaceitável que estejamos passando por isso.

O que será que ainda vem por aí???!

 

 

 

 

 

@Denise583 , só foi cobrado de mim, porque tô usando o preço simplificado, lembra? Então, somente eu pago, porque o hóspede está isento da taxa de serviço e os impostos incidem exatamente aí. 

 

Como disse lá, nem sei mais qual foi o post...rssss, o Airbnb cresceu muito, mas descuidou de seu suporte e de outras áreas também, né?

 

Falta tudo em relação a comunicação com seus membros e parceiros, uma coisa tão importante e impactante como essa cobrança de impostos, sem comunicação prévia e explicações satisfatórias, causa espécie e é bem assustadora, porque é menos que amadorismo esse tratamento, simplesmente foi empurrado goela abaixo dos membros do Airbnb, tipo: se quiser é assim, se não quiser, também é assim. O incomodado que se mude.

 

E a legalidade disso tudo, tem que haver base jurídica para isso,  estamos aguardando...😳

 

Fabrício:)

 

 

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

É @Fabricio50, daí já se percebe mais uma incongruência.

Se fosse mesmo legal tais cobranças, as outras taxas deveriam, ainda assim,

ser cobradas do hóspede, pois se trata de imposto, não simplesmente uma taxa administrativa, mesmo vc optando pelo preço inteligente.

Ou, qdo muito, cobradas tbm de vc.

Como pode haver diferenciação da aplicação de imposto, baseada na opção de ferramenta de cobrança?

Muita doideira!

 

 

Então @Denise583 , quanto a somente eu pagar os impostos, tá certo, tributariamente falando, é que os imposto ISS, PIS e CONFINS, têm como FATO GERADOR, as TAXAS DE SERVIÇOS recebidas pelos SERVIÇOS PRESTADOS pela plataforma, somente podendo incidir quando existir essas taxas de serviços. 

 

Daí está a diferenciação da cobrança dos impostos entre a minha e a sua, por exemplo, seria assim mesmo. 

 

Como optei pelo PREÇO SIMPLIFICADO, isentei o hóspede de TAXA DE SERVIÇOS, a verdade é que eu estou pagando pelo hóspede, o que não ocorre quando a TAXA DE SERVIÇO é a DIVIDIDA, anfitrião pagando 3% e hóspede pagando 14,2%, se o hóspede tivesse pagando impostos na minha opção, aí é que a ilegalidade estava mais do que confirmada.

 

Então,  sem taxa de serviço, sem cobrança de impostos, porque não existe FATO GERADOR. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Bom dia @Fabricio50 , @Denise583 !

Sobre o IVA, que foi cobrado indevidamente, este parece que já está sendo corrigido então imagino que seja a mesma situação de quando alguns anfitrões foram cobrados por impostos dos EUA.

Nesse link dos Termos de Serviço, tem bastante informação sobre as mudanças desde 1 de Abril, com o Airbnb Plataforma Digital Ltda. que é a Entidade Contratante para todos os membros da comunidade cujo local de residência ou estabelecimento seja no Brasil.

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Oi @Laura , bom dia!

 

Já li o Termo de Serviços, mas lá não tem nada específico. 

 

Pela lei brasileira, os impostos, quando cobrados, precisam ser discriminados e com suas alícotas. 

 

O que está acontecendo é que simplesmente a plataforma está cobrando impostos, mas não diz quais e quanto de impostos estamos pagando, é simples assim.

 

Copiei o item 8 e seguintes do Termo de Serviços, que trata de Impostos, mas note que não tem nada que fale o tipo de impostos que devemos pagar, o que fala de imposto é vago, para que tivéssemos clareza, a plataforma deveria saltar um informativo específico dizendo que a partir de 1° de abril de 2022, por força da lei tal..., passaremos a cobrar o imposto tal..., que virá discriminados na parte tal..., deveria ser assim. Daria segurança, lisura e base. 

 

Vide o item 8 e seguintes que tratam de imposto:

 

8. Impostos.

8.1 Impostos do Anfitrião. Como Anfitrião, você é responsável por identificar e cumprir suas obrigações previstas na legislação aplicável de declarar, recolher, repassar ou incluir em seu preço qualquer IVA aplicável ou outros impostos indiretos, impostos de ocupação, turismo, renda, etc. ("Impostos").

8.2 Recolhimento e repasse pelo Airbnb. Nas jurisdições em que o Airbnb facilita o recolhimento e/ou repasse de Impostos em nome dos Anfitriões, você instrui e autoriza o Airbnb a recolher Impostos no seu nome e/ou repassar esses Impostos para a autoridade fiscal competente. Todos os Impostos recolhidos e/ou repassados pelo Airbnb são identificados para os Membros nos seus registros de transações, conforme aplicável. O Airbnb pode solicitar valores adicionais aos Membros (incluindo a dedução desses valores de pagamentos futuros) caso os Impostos recolhidos e/ou repassados sejam insuficientes para cumprir integralmente as obrigações fiscais desses Membros, e você concorda que a única solução para os Impostos recolhidos pelo Airbnb é um reembolso emitido pela autoridade fiscal aplicável. Você reconhece e concorda que mantemos o direito, com aviso prévio aos Membros afetados, de cessar o recolhimento e repasse de Impostos em qualquer jurisdição por qualquer motivo.

8.3 Informações fiscais. Em algumas jurisdições, as leis tributárias podem exigir que recolhamos e/ou repassemos informações fiscais sobre você, retenhamos Impostos de seus pagamentos, ou ambos. Se você não nos fornecer a documentação que determinamos ser suficiente para cumprir qualquer obrigação de reter Impostos de seus pagamentos, poderemos reter os valores exigidos por lei, até recebermos documentação suficiente. Você concorda que o Airbnb pode emitir em seu nome notas fiscais ou documentos parecidos para IVA (Imposto sobre Valor Agregado), GST (Tributo sobre Bens e Serviços), imposto sobre o consumo ou outros Impostos por seus Serviços de Anfitrião, para que você, nossos Hóspedes e/ou suas organizações possam declarar facilmente os valores corretos dos Impostos.

 

O que falo Laura, é que os impostos devem vir discriminados, temos que saber quanto e quais impostos pagamos.

 

Para exemplificar, tirei um print de parte da conta de energia elétrica que pago, vide que ela demonstra os impostos cobrados (ICMS, PIS e CONFINS) e suas alícotas. A empresa faz isso, porque assim a lei determina. 

 

20220412_091139.jpg

 

É isso.

 

Fabrício:)

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Rose0 e @Thania-Regina0 ( e @Fabricio50 , que já é de casa 😅)

Eu estou em contato com o Airbnb pra entender essa cobrança de impostos, por enquanto é o que eu coloquei aqui nos comentários. Eu também estou aprendendo com vocês nesse processo, agradeço demais essa troca de conhecimento por aqui!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

@Laura, penso que os impostos vão ser cobrados mesmo, mas tá faltando informações pelo Airbnb e transparência. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Concordo com você @Fabricio50 , por isso quero saber como isso vai ser cobrado para que esteja mais claro para os anfitriões...

Já já venho com mais notícias!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Diego1350
Level 2
João Pessoa, Brazil

@Laura @Fabricio50 bom dia, 

alguma novidade sobre essa cobrança (IVA) ? 

@Fabricio50 @Laura liguei pro suporte e é isso mesmo, ISS, PIS e CONFINS que o Airbnb agora está pagando pois abriu sede no Brasil, está cobrando dos anfitriões e repassando (assim espero) pro governo.

Sobre a nomenclatura "IVA" eles vão corrigir, só não sabem quando.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias