Taxa de ocupação

Respondido!
Thania-Regina0
Level 3
São Paulo, Brazil

Taxa de ocupação

Olá ,alguém pode me informar está novidade 

TAXA DE OCUPAÇÃO 

 

o suporte informa que e um problema do app,mas ai o hóspede irá 

Consultar o link do imóvel e aparece mais está cobrança com isso irá migrar pra outras plataformas concorrentes.

 

JÁ está baixa a procura isso só irá afastar ainda mais as efetivações de reserva .

 

 

1 Melhor Resposta
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Thania-Regina0,

Isto é uma cobrança?

A Taxa de ocupação de que tenho conhecimento é a que consta na parte de "Ganhos", e  refere-se à porcentagem de ocupação das estadias naquele mês (app) ou no ano (site), em relação às noites disponíveis. 

É uma informação estatística, não uma cobrança. 

Desconheço cobrança nesse sentido. 

Espero ter ajudado. 

 

Exibir Melhor Resposta no post original

89 Respostas 89

Olá @Diego1350 !

 

As cobranças dos impostos são essas mesmo que vc disse e veio para ficar...😥

Meu apartamento estava alugado até agora e só hoje, ao tentar fazer uma oferta especial vi essa cobrança!  Que absurdo! 

 

Ainda  nao liguei para a central, mas pelo que estou vendo aqui … o jeito  será começar a usar  outras plataformas… 


E afinal … o imposto será cobrado sobre a taxa de serviço e em nosso nome mesmo, certo ? 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Diego1350 , é isso mesmo, já já vai sair mais informações sobre isso, principalmente na Central de Ajuda, e o IVA foi erro de ' tradução' da nomenclatura das taxas...

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Oi, gente, só não entendi a parte em que o site fala que recolhe as taxas em nome do anfitrião. Isso quer dizer que esses dados serão repassados à receita federal? Agradeço a ajuda.

@Thania-Regina0 , @Renata534 , @Fabricio50 , @Diego1350 , @Denise583 

Olá @Lidiane15 !

 

Teoricamente quem deve os impostos somos nós, anfitriões e hóspedes, não o Airbnb, que só faz repassar os impostos devidos a quem de direito (PIS e COFINS para a União e o ISS para os municípios). Daí o Aibnb vai repassar esses impostos que são devidos somente quando uma reserva é efetivada e no nome das pessoas envolvidas na reserva.

@Fabricio50 @Laura continuo não entendo a cobrança destas taxas sobre hospedes e anfitriões já que o prestador de serviços é o airbnb e ele deveria arcar com estes impostos .Também não foi feita correção do IVA. Não existe este tipo de imposto sobre locações feitas entre pessoas físicas . este imposto deveria ser pago pelo airbnb não ? E não repassado. Já estamos em setembro e o que foi feito. Liguei hoje para o suporte questionando tudo isto e me mandaram um link do Youtube onde tem uma palestra sobre IR . Nada a ver com o questionamento que fiz

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @MariaBeatriz0 

O Airbnb, enquanto empresa, certamente tem sua cota de taxas e impostos e, agora com sede no Brasil, tbm é obrigada a recolher os impostos de anfitriões e hóspedes, como prestadores de serviços e consumidores que são. 

Vc já reparou na sua conta de Luz? Lá tem a mesma cobrança relativa a PIS e COFINS.

Realmente a denominação IVA não se aplica, já deveria ter sido corrigida. 

Independente disso, a cobrança se refere a ISS, COFINS e PIS, alguns relativos aos hóspedes, outros aos anfitriões. 

Espero ter esclarecido. 

 

 

Olá @MariaBeatriz0 !

 

Nada ainda está bem claro sobre esses impostos cobrados pela plataforma, se realmente são o PIS (Programas de Integração Social) e a COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social), pois são impostos pagos por pessoas jurídicas, o ISS (Imposto sobre serviços) é um imposto municipal, pagos sobre serviços, sei que, por lei, quando pagamos impostos, os mesmos devem vir discriminados, com suas alíquotas, outra coisa, no Brasil, pelo que sei, não existe esse imposto IVA (Imposto sobre Valor Agregado). Impostos são criados por lei.

 

Dito isto, não sei se os impostos cobrados são realmente o PIS, COFINS e o ISS.

 

Outra, o Airbnb não se denomina como prestador de serviços, se o mesmo se reconhecer assim, estará sujeito ao código de defesa do consumidor e se nossa relação de anfitrião com o hóspede está baseada na lei do inquilinato, também os anfitriões não são prestadores de serviços, são locadores, logo, não deveríamos estar sujeitos ao pagamento de tais impostos, notadamente o ISS, haja vista que já é pacífico que as locações baseadas na lei do inquilinato, não são prestações de serviços, portanto, não deveriam pagar ISS, por exemplo.

 

Bom, acho que a plataforma poderia nos dar mais informações  e esclarecimentos, seria muito importante. 

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Amigo @Fabricio50 

Essa informação sobre os impostos cobrados pelo Airbnb eu tirei da própria plataforma. 👇🏻

E se PIS e COFINS deveriam ser cobrados apenas de pessoa jurídica, porque consta da minha conta de Luz?

Muito doido isso!!!

 

Screenshot_20220821-220345_Airbnb.jpg

 

Pois é @Denise583 , essa pergunta  é fácil de responder, na verdade tais impostos são devidos pela pessoa jurídica, todavia, elas repassam, nos seus preços, daí os consumidores/cidadãos pagam porque já estão inseridos no preço final que pegamos e só sabemos disso por um imperativo legal que determina que as empresas, dos seus preços praticados, devem DISCRIMINAR ao consumidor/cidadão a parte de impostos que compõem tais preços, é a chamada lei do imposto na nota que determina isso (Lei federal 12.741/2012). É  isso.

 

Então, elas, PJs, devem o imposto, só que repassam nos preços para nós pagarmos, se não fosse a obrigação legal de informar isso, nunca saberíamos que na verdade estamos pagando N impostos ao consumirmos algo.

 

Agora, se a plataforma está cobrando os impostos já mencionados aqui e em outros posts, por que não discrimina na reserva efetivada? Penso que seria simples fazer isso e ficaria mais claro para quem está pagando. 

 

 

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Fabricio50 

Mas esse repasse é legal, uma vez que é um imposto devido do PJ?

E conordo que deveria estar tudo bem discriminado e, inclusive, já deveriam corrigir a coisa do IVA, imposto inexistente no Brasil.

Na boa, não é uma atitude que se espera de um empresa do porte do Airbnb, né?

Legal é @Denise583, o que eles fazem é repassar os custos para que tenham lucro. Normal nas relações comerciais.

 

Quando colocamos o valor de nossas diárias, levamos em conta todos os nossos custos e acrescentamos uma porcentagem de lucro para compor o nosso preço, nada de ilegal, daí para eles o repasse dos impostos nos preços também não é ilegal, isso é uma lei mundial de mercado.

 

O que não está correto é dizer que somos nós, pessoas físicas, que devemos tais impostos, nós não devemos, nós pagamos esses impostos inclusos no preço final do produto/serviço. É isso.

 

Tão simples a plataforma explicar ou mostrar isso aos seus membros, né?

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

 

Amigo @Fabricio50 

Tanta coisa simples e que, ainda assim, o Airbnb deixa de fazer... 😭

Pois é @Denise583, às vezes cansa amiga...😮💨

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Bom dia @Fabricio50 , @Denise583 !

Eu estou com planos de fazer um material mais completo dessa questão dos impostos e a cobrança e repasse para os anfitriões....quais os maiores pontos que vocês gostariam que fossem esclarecidos?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias