Olá pessoal!
Vou tentar explicar meu ponto de vista mais detalhadamente.
Não acho que deveríamos OBRIGAR nenhum hóspede a fazer comentários, até porque ninguém obriga ninguém a nada... porém no meu entendimento, uma das moedas de troca do Airbnb são os comentários e avaliações que nos ajudam na nossa colocação, pontuação e visibilidade no site. Se o hóspede não teve interesse em fazer este feedback para o anfitrião, acho interessante haver a possibilidade do anfitrião, caso ele queira, de retirar seu comentário a respeito deste hóspede.
Esta situação tem ocorrido com muita frequência ultimamente comigo. Tento receber muito bem todos os hóspedes, fazendo minha parte de uma boa anfitriã. Porém, quando percebo que o hóspede demora em fazer seu comentário, envio uma mensagem a ele, de forma extremamente delicada e educada, lembrando da importãncia do seu comentário e avaliação, mas mesmo assim, muitos não tem o cuidado e a educação de nem sequer me responder.
Faço meus comentários o mais rapidamente possível para estimular o hóspede também a fazer, mas nem sempre tenho o retorno deles.
Então, acho que, se eu como anfitriã, posso sofrer penalidades se não cumprir alguns requisitos , nada mais justo que o hóspede também possa ter penalidades.
A falta de comentários, sejam eles bons ou ruins, só atrapalham a nossa colocação no site e também o meu entendimento da qualidade do serviço que estou prestando a este hóspede.
Acho que se estas regras a respeito desta situação não puderem ser revistas, não vale a pena fazer parte do site... pois é uma situação unilateral... só o hóspde se beneficia dos comentários e não percebe a importância, tanto para o anfitrião como para ele mesmo... e para nós anfitriões, gera um sentimento de injustiça, ou seja, eu faço a minha parte, ajudo o hóspede a ter comentários e avaliações no seu perfil, mas ele não colabora comigo...
E quanto ao termor de um mau comentário, é como diz o ditado: "... quem não deve não teme..." se tenho a certeza do que ofereço, se sou honesta e comprometida no acolhimentodo do hóspede, por que temer um comentário?
Espero ter contribuído para este debate, assim como espero também que o meu pedido, minha queixa e minha insatisfação, sejam analizados cuidadosamente pelos dirigentes do site, para que possamos melhorar nosso relacionamento com os hóspedes e também a nossa satisfação e o nosso orgulho em fazer parte da comunidade Airbnb.
Obrigada!
Um grande abraço a todos.