Cancelamentos

Solange14
Level 1
Sao Paulo, Brazil

Cancelamentos

Olá!

Esta semana tive dois cancelamentos efetuados por hóspedes. O primeiro deles aconteceu duas horas antes do previsto para o check-in. Recebi uma mensagem do hóspede alegando problemas imprevistos, e eu achei por bem efetuar o reembolso total, visto que ele não usufruiu de meu espaço. Mas tive um pequeno prejuízo, pois além de já ter providenciado a limpeza do quarto e banheiro, já ter arrumado as camas, etc, eu tinha feito uma comprinha de iogurtes, sucos, queijinhos e pães para abastecer a geladeira, como um sinal de boas-vindas. 

O segundo cancelamento ocorreu minutos após uma hóspede ter feito a reserva, que estava como  "reserva instantânea". A moça fez a reserva sem me mandar nenhuma mensagem antes, e ela é nova no airbnb, não tem perfil, avaliações, nada. Mandei uma msg pra ela solicitando algumas informações, e ela disse que iria fazer uma sessão de fotos em minha casa (na casa toda, sendo que eu alugo apenas um quarto!!), e traria inclusive o fotógrafo. Expliquei pra ela que não seria possível fazer essa sessão de fotos no meu espaço, pois o jardim não está em ordem, os sofás ídem, enfim, as fotos não ficariam legais. Então ela cancelou rapidinho!!

gostaria de saber de vocês se esses dois cancelamentos (que foram feitos pelos hóspedes, e não por mim!) vão me prejudicar como anfitriã, se serei "punida" de alguma maneira, se terei que pagar alguma taxa, etc...

E também quero alertar a todos que essa tal de "reserva instantânea" às vezes pode nos colocar em maus lençóis, como aconteceu comigo em relação à moça das fotos (ela é uma blogueira)!

Aguardo uma resposta!

Obrigada, abraços a todos!

Solange

 

 

2 Respostas 2
J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Olá

Se foi o hospede que cancelou, você não terá qualquer punição.

Quanto a reserva instantânea, é uma opção dos proprietários ou anfitriões.  Penso que para quem aluga somente parte da casa, deve-se ser mais exigente quanto aos critérios de avaliação.

Voce pode colocar também nas regras da casa que o cômodo ou espaço destina-se exclusivamente a fins de hospedagem, não é permitido outros usos comerciais ou para festas, etc. 

Bárbara5
Level 10
Gramado, Brazil

Olá @Solange14

 

Se nos 2 casos foram os hóspedes que cancelaram você não tem que se preocupar com nada. Você não será punida de forma alguma. Mas apenas ressalto que talvez seja interessante você trocar a sua política de cancelamento, pois, como você mesmo disse, no primeiro caso você acabou tendo prejuízo. Pela sua política, flexível, a pessoa pode cancelar até 1 dia antes e ter reembolso integral. Talvez com a moderada você não corra tantos riscos. Mas enfim, isso é você que tem que decidir!

 

E sobre a reserva instantânea, eu tenho e até hoje nunca tive problemas! Se você desejar , pode configurar para que apenas hóspedes verificados (ou recomendados por outros anfitriões) façam reserva, se isso fará você se sentir mais segura.

 

Boa sorte

 

Bárbara

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias