Cobrança de energia elétrica: pode?

Theo61
Level 3
Pelotas, Brazil

Cobrança de energia elétrica: pode?

Pessoal, essa questão de energia elétrica já foi discutida aqui na comunidade, mas não ficou claro uma coisa: pode ser cobrado?

Um hóspede não pagou e argumentou que não está no contrato do Airbnb, porém está nas Regras da Casa. Teoricamente o hóspede concorda com as Regras da Casa quando faz uma reserva, porém há amparo legal junto ao Airbnb para realizar esta cobrança?

A grande maioria de meus hóspedes consumiram pouco, em média R$ 15,00 de energia. Muitos nem cobro. Porém, já teve hóspede que conseguiu consumir, não sei como, quase R$ 100,00 em energia em um final de semana. Daí se eu não cobrar, dado o valor da reserva, vou quase pagar para recebê-los.

Então esta é a dúvida: Podemos cobrar? O Airbnb vai realizar a cobrança ou acionar o seguro, caso o hóspede não pague?

Meu procedimento é tirar uma foto do registro de energia no check-in e no check-out, ver a diferença e então uso o site da companhia elétrica para calcular o valor, conforme a quantidade de kwh. É justo.

33 Respostas 33
Allan362
Level 1
Bahia, Brazil

Olá Pessoal. Estamos com o mesmo problema. É um apartamento grande com 3 quartos com ar-condicionado e agora as pessoas tão vindo muito pra fazer home-office viajando e o consumo aumentou muito. Nós aqui resolvemos instalar um medidor wi-fi no quadro interno que gera através de um App um relatório de consumo nas datas da hospedagem. Vamos utilizar ainda, quando tiver resultados deste experimento posto aqui pra vocês.

Olá @Allan362 !

A cobrança de energia na hospedagem, mais do que nunca, é fato.

Acima nos posts vc vai encontrar várias justificativas, base legal e a necessidade de se adequar aos novos tempos. 

Bons negócios e bem-vindo a discussão. 

Fabrício:)

Dilton3
Level 5
State of Bahia, Brazil

Sim, desde que conste nas regras da hospedagem @Theo61 .

Soraya50
Level 4
Belo Horizonte, Brazil

@Theo61 Ainda em relação à Cobrança de Energia qual a forma usada para receber o excesso de energia, se houver? 

Soraya

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias