Como responder consultas para negociar fora da plataforma?

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Como responder consultas para negociar fora da plataforma?

Screenshot 2021-01-15 at 11.05.24.png

 

Olá pessoal, 


Eu estava lendo alguns grupos de hospedagem e vi que muitos hóspedes estão enviando consultas para negociar fora da plataforma os valores estipulados pelo anfitrião - principalmente para épocas de festas e feriados.  

 

Você já passou por essa experiência? Tem alguma dica como responder a esses pedidos? Tem algum rascunho de mensagem que poderia ajudar outros anfitriões nessa situação?

 

Claro que também há muitas chances desses tipos de consultas serem golpes. Por isso, eu deixo aqui o link para uma conversa bem interessante criada pelo @Ricardo85 sobre golpes no Airbnb e como reportá-los. 

 

Um abraço,

May

24 Respostas 24
Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

Olá!

Sim @May , já recebi várias consultas desse tipo para tratar o pagamento diretamente, várias tentativas de enviar telefone e agora tenho recebido também consultas com propostas  em relação a preços, com valores " prontos"  do quanto querem pagar, bem diferente de solicitar  uma oferta especial.

Para esses tipos de consultas seguem minhas respostas :

Oi " fulano" , tudo bem? 

Comunicação, reserva e pagamento, 

somente através do Airbnb. 

Para outras dúvidas relacionadas a acomodação,

continuo a disposição.

 

 

Para as propostas com preço do quanto " querem" pagar,

Oi "fulano, tudo bem?

Lamento, mas não consigo fazer esse preço, 

O  Airbnb oferece  a ferramenta "faixa de preço" no filtro de busca,

para que vc encontre algo no valor desejado .

 

 

Beatriz
Siyana-and-Khalam0
Level 10
Imbituba, Brazil

Olá @May e amigos, bom dia

Eventualmente recebo alguns pedidos, mas como alugo exclusivamente pelo Airbnb oriento os hóspedes a seguir a comunicação apenas pelo App.

Assim como a @Beatriz98 tenho recebido pedidos de hóspedes avisando faixas de valores que querem pagar, especialmente para aluguéis de longa duração.
Nesses aluguéis me chama a atenção a exigência grande dos hóspedes em relação às comodidades e o quanto querem descontos.

Depois de uma experiência assim, decidimos não alugar por períodos maiores do que 15 dias.
Abraço

Siyana
Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

Olá @May  e comunidade!

 

Vivo recebendo essas "cantadas" para negociar por fora da plataforma. 

 

Já tinha o seguinte textinho salvo nas minhas respostas:

 

"Olá fulano! Tudo bem?

 

Antes da reserva efetivada, qualquer contato sobre a locação da casa deverá ser tratado por esse canal, são regras do site, portanto, trocar telefones, e-mails, dar o endereço e localização exata da casa e agendar visitas a mesma, são proibidos.

 

Então, se vc tiver dúvidas quanto a locação do imóvel, após ter lido detidamente o anúncio, fico à disposição para tentar saná-las através desse chat.

 

Agradeço pelo contato."

 

Porém,  não uso mais esse textinho, pois, segundo meu juízo de valor e percepção, essas pessoas que querem o acerto "por fora" da plataforma,  já demonstram um desvio de conduta que certamente vai redundar em uma hospedagem problemática. 

 

São indivíduos que só querem levar vantagens, se inscrevem no site para se utilizarem da confiabilidade da plataforma em só anunciar imóveis e anfitriões certificados, ou seja, que realmente existem, o que garante um mínimo de risco de fraude aos interessados em locar um imóvel temporariamente.

 

Esse tipo de "Hóspede" não me interessa, se não cumpre o mínimo que é fazer a locação através do site, o qual se inscreveu, certamente não cumprirá regra alguma, notadamente as suas, as que foram colocadas em seu anúncio. 

 

Hoje, quando recebo uma consulta desse tipo, respondo secamente, mais ou menos assim:

 

"toda transação tem que ser feita pelo site,  são regras do mesmo."

 

Fabrício:)

Alvaro330
Level 1
Arraial do Cabo, Brazil

Olá @May , todas as vezes que isso me aconteceu,  minha resposta é sempre a mesma..  consulte  o site e faça a reserva ou consulta por lá. 

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@Alvaro330 @Fabricio50 @Siyana-and-Khalam0 @Beatriz98 uma curiosidade: e depois de vocês responderem, eles continuam insistindo?

 

Olá querida @May 

tive um caso com insistência mas eu não dei continuidade 

😉

Siyana
Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

Olá @May tudo bem gostaria de saber. quando um hóspede fais reserva duas noites! mais resolve ficar a terceira noite como proceder

se minha política de reserva

e duas noites

aí não tem como ele reservar mais uma no final?

Abraço Loni

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@Loni56 eu apenas vi o seu comentário agora, você chegou a resolver a questão?

Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

@May tudo bem?

não tives este caso agora no momento!

mais já aconteceu 2 vezes de o hóspede quer estender mais um dia sempre fico em dúvida se devo aceitar ou nao!

Grata Loni. aguardo

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@Beatriz98 você que tem bastante experiência como anfitriã, você consegue ajudar a @Loni56 com essa questão? Obrigada 🙂

Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

@Loni56 , 

Primeiro reveja seu calendário, se a data desejada está disponível ou bloqueada caso vc tenha configurado tempo de preparação e desbloqueie , depois entre em detalhes dessa reserva e rolando o cursor para baixo veja ( após o qto o hóspede pagou… ) ALTERAR reserva Clique e ali vc seleciona a data , seu hóspede vai receber uma mensagem de aceite e pronto ✔️ 

😉

Beatriz
Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

@Beatriz98 obrigada pela ajuda quando vir outro pedido de prolongar a estadia vou ver se consigo fazer muito agradecida

Loni😍

Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

Então @May , uns ficam sem graça e desconversam, tentando explicar dizendo que gostariam de fazer o pagamento à vista, conhecer o lugar e a casa antes e outras lorotas, mas não insistem mais não,  já outros nem respondem mais nada.

 

O certo é que nenhum desses fizeram reservas comigo, foram procurar outra freguesia. 

 

Fabrício:)

Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

@May , 

A maioria nem responde e para o contato , os poucos que insistiram eu denunciei. 

Beatriz

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias