Conheça o Brasil: Porto de Galinhas, Ipojuca, Pernambuco

Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

Conheça o Brasil: Porto de Galinhas, Ipojuca, Pernambuco

Crédito: DivulgaçãoCrédito: Divulgação

O nosso espaço fica na praia de Porto de Galinhas que é localizada em Pernambuco, no municipio de Ipojuca, a cerca de 60 km de Recife.

 

Crédito: DivulgaçãoCrédito: Divulgação

Uma das principais praias do Nordeste e querida por turistas não só brasileiros, mas também estrangeiros, Porto de Galinhas, tem muita cultura e faz parte da história do Brasil.

 

Até metade do século 19, o nome original de Porto de Galinhas era Porto Rico. Isso porque a região era muito rica na extração de pau-brasil,  cana-de-açúcar e outras matérias primas

para exportação.

 

Proibida a escravidão na Europa, foi editado no Brasil a lei Eusébio de Queiroz, que proibia a chegada dos escravos no litoral brasileiro.

 

No entanro, quando os escravos chegavam para serem vendidos,  contrabandeados, vinham escondidos em engradados de galinhas d'angola. A chegada dos escravos na beira mar era ununciada pela "Tem galinha nova no Porto" para dizer que um novo navio com escravos havia chegado no porto.

 

Por causa disso, Porto Rico ficou conhecida como Porto das "galinhas". Daí surgiu a origem do nome Porto de Galinhas.

 

porto-de-galinhas-3.jpg

O balneário tornou-se um dos destinos turísticos mais badalados do Brasil,  já foi eleita como melhor destino de praia do país por 11 anos consecutivos pelos leitores da revista "Viagem e Turismo" e sempre aparece nas listas das praias mais lindas do Brasil.

 

Crédito: DivulgaçãoCrédito: Divulgação

Os encantos de Porto de Galinhas são muitos, tem piscinas naturais onde você poderá nadar com peixinhos, passeios de jangadas coloridas e um mar cristalino de águas mornas, além de extensos coqueirais.

 

 

 

Crédito: DivulgaçãoCrédito: Divulgação

porto-de-galinhas-1.jpg

20210127_132243.jpg

O setor turistico é completo, de trilhas aos melhores bares noturnos da cidade, Porto de Galinhas é para todo tipo de gente e de todas as idades.

 

Você poderá encontrar passeios de buggy, que vão te levar de uma ponta a outra ponta de um litoral de mais de 18 km, poderá passear de jangada com a sua familia até as piscinas naturais de Porto de Galinhas, como também passear de jangada para ver os cavalos-marinhos no rio Maracaípe e, tendo um pouquinho de sorte, poderá ver o nascimento de filhotinhos de tartarugas marinhas.

 

Nesse roteiro maravilhoso de praias belíssimas, você poderá fazer mergulhos em águas cristalinas para conhecer a vida marinha, remar de caiaque e stand up paddle e conhecer cidades próximas como Recife e Olinda.

 

20210127_132416.jpg

20210127_132341.jpg

fotos-de-porto-de-galinhas-9.jpg

fotos-de-porto-de-galinhas-10.jpg

As ofertas de pousadas, hostels, resorts e casas para alugar são grandes e se apresentam como alternativas para o turista que pode escolher a melhor estadia de acordo com o seu bolso.

 

Em geral, a gastronomia de Pemambuco que você poderá encontrar em Porto de Galinhas,

envolve pratos salgados como tapioca, escondidinho, macaxeira, mungunzá salgado,

sarapatel, carne de sol,  buchada e rabada.

 

20210127_132832.jpg

20210127_134844.jpg

20210127_132756.jpg

20210127_132533.jpg

20210127_132732.jpg

20210127_132658.jpg

Já entre os doces é possivel destacar o famoso bolo Souza Leão (bolo cremoso que se tornou um Patrimônio Cultural e Imaterial do estado), bolo de rolo e a cartola.

 

20210127_132628.jpg

20210127_132558.jpg

20210127_132503.jpg

Entre os restaurantes da região, destacam-se o Beijupira, Barcaxeira, La Tratoria e a

Cabidela da Natália, todos muito bem recomendados por turistas.

 

Venha você também conhecer esse lugar e se encantar, estarei te esperando.

 

Fabrício:)

[🍫]

12 Respostas 12
Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

@Fabricio50 ,

Bela apresentação da sua região! Estive uma única vez em Porto de Galinhas e fiquei impressionada com a beleza das piscinas naturais e com a culinária! Pratos maravilhosos , amei o bolo de rolo ! Pretendo voltar um dia ! 



Beatriz

@Beatriz98 , que legal saber que vc já esteve em Porto de Galinhas,  são tantas coisas maravilhosas que esse balneário proporciona aos que tem oportunidade de conhecê-lo.

 

Obrigado Beatriz, pelo elogio a apresentação do tópico,  vc sempre gentil, verdadeiramente uma querida🌹.

 

Porto de Galinhas te espera novamente. 

 

Fabrício:)

 

 

 

 

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@Fabricio50 eu morro de vontade de conhecer Porto de Galinhas. Meus amigos que foram, amaram! E agora vendo as fotos que você colocou, me deu mais vontade ainda - e fome também, né? 😂

 

Do que é feito o bolo Souza Leão? Eu nunca ouvi falar e estou curiosa! Obrigada por compartilhar com a gente um pedacinho da onde você hospeda!

@May , vc está esperando o quê para conhecer Porto de Galinhas????

 

Com o Euro bem valorizado frente ao Real, não vem porque não quer...😉

 

Bem sei que não é tão simples assim, né? 

 

Mas, como vc é uma pessoa viajada, ponha nos seus planos mais esse lugarzinho para vc conhecer.

 

Em relação ao bolo Souza Leão,  sei que é muito gostoso,  mas não sabia do que era feito, como vc perguntou,  fui dar uma pesquisada e encontrei os ingredientes e origem do nome:

 

"A iguaria é preparada segundo uma receita que inclui massa de mandioca (massa puba), leite de cocoaçúcarmanteiga e ovos. O resultado é um bolo cremoso, com a consistência de um pudim muito firme.

 

O nome do quitute vem da família pernambucana Souza Leão, que teria sido a criadora da receita no século XIX. Essa família tem suas raízes nos municípios de Jaboatão dos Guararapes e Moreno."

 

Eu que te agradeço pela oportunidade, confiança e incentivo de compartilhar esse tópico do lugar onde hospedo. 

 

Fabrício:)

Liv
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Que demais, @Fabricio50! Essas fotos são lindas, me senti até mais aquecida agora no inverno inglês haha

Eu amei esse lugar e agora estou aqui passando vontade de bolo de rolo 😂

 

Aliás, eu não fazia ideia que a origem do nome de Porto de Galinhas é no passado escravocrata. Obrigada por compartilhar, vou pesquisar mais sobre o assunto!

______________________________________________________________
Can't find what you're looking for? Click here to start a conversation!

Olá @Liv , tudo bem!

 

Que bom que vc gostou das fotos, não fui eu quem as tirou, busquei na internet e selecionei aquelas que representavam o que eu estava escrevendo e colocando no texto.

 

Em Porto de Galinhas o verão é quase o ano inteiro,  nosso inverno são alguns dias de chuvas, no final de maio ao início de agosto, mas, mesmo assim, intercalado com dias de sol.

 

Realmente,  o bolo de rolo faz sucesso, é quase unanimidade,  cai bem com um cafezinho ou acompanhado de um suco, ou simplesmente comê-lo puro, sem acompanhamentos.

 

Que bom seu interesse histórico pelo balneário, pesquise mesmo, vc vai se encantar com outras descobertas. 

 

Saudações!

 

Fabrício:)

 

 

 

 

Adna103
Level 2
Ubatuba, Brazil

Que lugar impressionante, assim que eu puder vou conhecer, muito lindo

Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

Olá @Adna103 , tudo bem!

 

Vero Adna, Porto de Galinhas tem muitas belezas, tem Mata Atlântica,  tem manguezais, tem rios e muitas praias maravilhosas.

 

Quando vc puder, venha mesmo.🌴☀️🌊😉

 

Fabrício:)

Com certeza Frabicio, é um dos primeiros passeios da minha lista, lugar perfeito pra umas férias, mas acho que agora só em 2022.

Olá, @Fabricio50 e pessoal da Comunidade. Parabéns pelo belo e interessante guia de Porto de Galinhas. 

sou anfitriã novata no Airbnb e teu guia me inspirou para fazer um aqui de minha região na Serra Gaúcha.

Estive em Porto de Galinhas, alguns anos atrás, e teus comentários e as fotos selecionadas levaram a que eu fizesse um tour pela memória, lembrando de muitos momentos legais nesta região. Gostei demais de Pernambuco, em especial de Porto de Galinhas e pretendo retornar daqui a um tempo. Obrigada por despertar boas lembranças.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Magda535 , eu AINDA não conheço Porto de Galinhas mas já fiquei salivando com as fotos das comidas típicas, em especial o Souza Leão 🥰

É muito bom reviver boas memórias de viagem não é?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Como me encantou o seu relato e me encheu de alegria @Magda535 , fico muito feliz que meu estado e Porto de Galinhas te trazem ótimas recordações de momentos bons em tua vida.

 

Eu que te agradeço pelas belas palavras sobre suas lembranças no balneário, é um encanto saber que este post fez vc viajar no tempo e nas suas memórias de dias felizes por lá. 

 

Seja bem-vinda a nossa Comunidade, que te recebe de braços abertos para que vc se sinta parte dessa grande família. 

 

Fabricio:)

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias