[Festival] A Central da Comunidade (CC): minha jornada pessoal

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

[Festival] A Central da Comunidade (CC): minha jornada pessoal

 

image1.jpg

 

 

May_0-1629734398159.png

 

 

 

Este tópico faz parte do Festival de Hospitalidade da CC.

O tópico original foi publicado na Central da Comunidade em língua inglesa por @Cathie19 e foi traduzido por nós abaixo. 

 

 

 

 

 

 

Prólogo:


A princípio, quando fomos marcados em uma publicação para participar do Festival de Hospitalidade deste ano, pensei que Garry e eu já tínhamos contribuído em 2019 e provavelmente não deveríamos nos repetir.

Mas, quanto mais o pensamento voltava à minha cabeça, mais eu achava que era importante mostrar que ainda estamos por aqui... e ainda nos sentimos com muita sorte diante das dificuldades que a pandemia da COVID-19 trouxe para todos. 

 

Nosso vídeo de 2019 foi feito em Ubud, Bali (Indonésia), durante umas férias curtas. Estávamos nos preparando para uma longa caminhada pelas aldeias e campos de arroz e para conhecer o Caminho Português. Infelizmente, esse sonho de 2020, como o de muitos de vocês, não aconteceu.

Mas, como ainda estamos aqui, temos muitas razões para agradecer.

 

————————————————————
Aqui estão elas: 

Central da Comunidade (CC): minha jornada pessoal

 

Antes, ela era só o nome de alguma coisa, uma guia na página do meu perfil no Airbnb que não significava absolutamente nada para mim. Só fui perceber que estava ali depois de dois anos inteiros de hospedagens! Talvez isso seja o que mais lamento. Acho que poderia ter encontrado ela mais cedo se estivesse em destaque, se não fosse só duas palavras entre tantas outras.

 

Mas, um dia decidi rolar a página até o desconhecido e cliquei nela. Uau! Eu não fazia ideia de que havia um lugar para conversar, assistir, ouvir e aprender...

No começo, o que me intrigou foram os diferentes níveis que um nome, tag ou avatar poderiam ter. Será que os Superhosts tinham níveis? (ai meu Deus!)

 

É estranho, mas lembro exatamente quando "tropecei" nela. Garry estava viajando de bicicleta pelo sul da Austrália e, enquanto eu assistia a um filme bobo uma noite, fiquei explorando o aplicativo e entrei na minha página de perfil do Airbnb. Eu já tinha visitado as Perguntas Frequentes, mas a CC era algo diferente. Nela, encontrei pessoas reais, discutindo os problemas reais que enfrentam no Airbnb.

 

Elas não estavam ali promovendo o Airbnb, nem fazendo jogo de marketing, o que para mim demonstrou credibilidade e deixou tudo mais interessante. Vi que eram pessoas comuns, como eu. Muitas com bastante experiência em STR or LTR. Duas abreviaturas que na época eu não fazia ideia do que significavam! (Para os recém-chegados à CC: STR, short-term rental e LTR, long-term rental — aluguel de curta duração e aluguel de longa duração, respectivamente).

 

No começo, eu só assisti, "escutei" e li… Eu lia algo e pensava: "Nossa, essa é uma ótima ideia!" ou  "Nossa! Não quero que isso aconteça comigo... 😱 É melhor eu adicionar ESSA regra da casa ou condição ao meu anúncio agora mesmo!" …e assim começou minha conexão com a Central da Comunidade. Foi na era do logotipo turquesa e continua até hoje, na do vermelho e rosa.

 

Quando os fusos horários globais se cruzam (de manhã cedo e tarde da noite), percebi que às vezes alguém em outro país responde a um comentário meu com muita rapidez. A primeira vez que essa troca aconteceu foi incrível sentir essa conexão pessoal acontecendo bem na minha frente. Foi um misto de bom humor com ideias ótimas que deu início a uma boa conversa — é assim que as amizades começam.

 

Eu poderia citar pessoas de diferentes países, mas isso não faria justiça às diversas outras conexões sendo feitas.

 

Então, quanto mais confiante eu me sentia para apresentar uma ideia, mais me conectava ao site. Gostei da forma como os moderadores ficavam nos bastidores e acabavam só nos direcionando, como no trânsito. Eles eram justos e cordiais, mas firmes, lembrando-nos de que esse é um site oficial do Airbnb, mas só quando era necessário. No entanto, também nos mostravam que eram pessoas reais.

 

Indivíduos normais que estavam ali para ajudar. Cada um com sua personalidade, habilidades e conhecimentos especiais. Se eu visse uma pergunta específica, pensava: "Vou deixar que fulano de tal responda, pois essa pessoa tem muito mais conhecimento nessa área, ou então vou marcá-la."

 

Se alguém aparecia só para dar um "oi" de outro país, eu respondia com: "Saudações de Oz". Outra pessoa respondia: "Olá de Londres!" Já dá para notar um padrão? Uma conexão?

 

No início sombrio da pandemia em 2020, foi criada uma página exclusiva para tópicos específicos da COVID-19. Sou muito grata a isso, porque com todo o peso no coração e na mente, foi um alívio não sobrecarregar a cabeça com esse tipo de publicação enquanto ainda não tinha preparo emocional. As seções do meu interesse ficaram cada vez mais visíveis, mas não traziam angústia.

 

No início da pandemia, quando as hospedagens foram praticamente interrompidas no mundo inteiro, @Lizzie  começou a mediar as sessões sociais com as últimas notícias no Zoom. Quem podia imaginar que, depois dessa primeira sessão, isso se tornaria uma forma incrível de nos conectarmos e que amizades realmente especiais se formariam no Zoom? Eu acho que a saúde mental e o bem-estar das pessoas que participaram dessas sessões melhoraram.  No meu caso, com certeza! Não importa quem você é ou onde mora, todos são um grupo de anfitriões e hóspedes ocasionais, em busca de conexões. Assim como a filosofia tradicional que permeia a missão do Airbnb. Só mesmo um grupo muito especial de pessoas para me tirar da cama antes do amanhecer para participar de encontros tão acolhedores! 

 

À medida que via os rostos e ouvia as vozes das pessoas com quem me comunicava nas conversas da CC, tudo ia ficando com muito mais cor, sabor, força cultural e personalidade. Tivemos alguns momentos loucos, tristes, criativos e divertidos... mas, mais importante, tivemos momentos de conexão em que apoiamos uns aos outros. Encontrei muita tolerância e respeito lá, que ainda noto. (O que ainda existe em todos os formatos, por toda a CC hoje)

 

Depois dessas experiências em que nos vimos, quando leio algo que escreveram, consigo imaginar a pessoa dizendo aquilo! A CC se tornou muito especial para mim.  Tempos bons e tempos ruins: enquanto a montanha-russa continua ao longo de 2021, acho que vou seguir nessa jornada... e espero que aqueles que eu "conheci" e me aproximei, assim como os que ainda não conheci, também fiquem por aqui e compartilhem seus conhecimentos, risos e companheirismo. Agora já temos outras sessões do Zoom para espalhar as informações do Airbnb. Algumas são essencialmente oficinas ou sessões de troca de ideias.

 

A Central da Comunidade tem suas bases em: conexões criativas - chats comunitários - companheirismo e questionamento - desafios e escolhas - escrita e críticas, mas também tem elogios e pessoas que se importam.  Ela é tudo isso. 

 

Muito mais que duas palavras na página do perfil. Ela evoluiu e agora é: "Visite nosso Fórum da Comunidade". Essa estrutura teria me trazido para cá muito mais cedo. Considero uma melhoria para todos os novatos.

 

Então, vamos comemorar: se você ainda não a conhece, entre, explore, ouse conhecer as pessoas e ouça, aprenda e ria! Podemos chorar juntos, se for necessário. Além disso, também podemos melhorar a plataforma, usando nossas vozes aqui. Não precisamos gritar, pois a persistência, as ideias e o respeito vão longe e trazem progresso e mudanças. Esses são os maiores benefícios e valores, em constante crescimento, da Central da Comunidade (CC).

---

Festival de Hospitalidade da Central da Comunidade 2021: calendário de eventos

0 Respostas 0

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias