HÓSPEDE DE FACHADA

Aécio0
Level 1
Camaragibe, Brazil

HÓSPEDE DE FACHADA

Gostaria de dividir com vcs a experiência ruim que tive com a nossa última hospedagem. A pessoa inscrita no Airbnb para fazer a hospedagem na realidade tinha um “convidado”. Foi essa pessoa (convidado) que fez o checkin e o checkout. Na realidade fez o checkin com 5 horas de atraso, e eu tive que ficar na rua esperando, pois estava hospedada em outro município e não compensava ir embora para depois voltar. E não fez o checkout porque saiu antes do horário combinado e deixou o apartamento aberto com a chave dentro, além de não arrumar o apartamento. Tinha lixo nas lixeiras, cama com lençóis usados toda desforrada, eletrodomésticos sujos e o apartamento sujo. Vou ter que gastar recursos próprios com uma outra limpeza para deixar o imóvel como antes, para o próximo hóspede.

Além de tudo, a hóspede oficial era muito cordata e educada e o convidado era grosseiro e mal-educado. Esse convidado ainda causou um inconveniente no apartamento. Usou a torneira da área de serviço para prender uma bola de pilates (de grandes dimensões) que estava no quarto onde ele dormia. O movimento inadequado da torneira provocou a desconexão da torneira com a tubulação gerando um vazamento que inundou o apartamento. Fui acordada por ele a 01h00 da manhã reportando o ocorrido. Orientei como resolver o problema, que foi sanado imediatamente. Apesar disso ele reclamou no momento e no dia seguinte continuou reclamando que se sentiu prejudicado. Sempre com muita grosseria. A hóspede oficial, por outro lado, não reclamou nem se queixou.

Meu alerta diz respeito a essas jogadas entre o hóspede oficial e o real. Acabamos recebendo pessoas que não passariam pelo crivo do Airbnb. Meu aprendizado com essa situação é que não devo mais permitir checkin e checkout por terceiros, apenas pelo hóspede oficial. Queremos ser solícitos e quebramos a cara.

3 Respostas 3
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Aécio0


De acordo com os Termos de Serviço, você pode acionar o Hóspede que fez a reserva:

 

"...

11. Dano às Acomodações, Litígios entre Membros

11.1 Como Hóspede, você é responsável por deixar a Acomodação (incluindo qualquer propriedade pessoal ou outra propriedade localizada na Acomodação) na condição em que estava quando você lá chegou. Você é responsável por seus próprios atos e omissões e também é responsável pelos atos e omissões de qualquer indivíduo que você convide, ou a quem você dê acesso à Acomodação, exceto o Anfitrião (e os indivíduos que o Anfitrião convidar à Acomodação, se aplicável).

 

11.2 Se um Anfitrião reclamar e fornecer prova de que você, como Hóspede, danificou uma Acomodação ou qualquer propriedade pessoal ou outro tipo de propriedade na Acomodação (“Reivindicação de Danos”), o Anfitrião pode solicitar pagamento de você através do Central de Resoluções. Se um Anfitrião encaminhar uma Reivindicação de Danos para a Airbnb, você terá a oportunidade de responder. Caso você concorde em pagar ao Anfitrião, ou a Airbnb determine, a seu exclusivo critério, que você é responsável por uma Reivindicação de Danos, a Airbnb Payments cobrará qualquer valor aí referido de você e/ou de seu Depósito-Caução (se possível) necessário para cobrir a Reivindicação de Dano de acordo com os Termos de Pagamento. A Airbnb também se reserva ao direito de cobrar pagamento de você e buscar quaisquer remediações disponíveis à Airbnb neste sentido em situações nas quais você for responsável por uma Reivindicação de Danos, incluindo, mas não se limitando a, em relação a quaisquer solicitações de pagamento feitas por Anfitriões sob a Garantia ao anfitrião da Airbnb.

..."

 

Além disso você pode expor toda esta situação no momento em que fizer a avaliação do Hóspede, alertando assim outros Anfitriões.

 

Pense que se um Anfitrião tivesse feito um comentário alertando sobre esse "convidado" quanta dor de cabeça poderia ter-lhe evitado.

 

Já recebi convidados de Hóspedes e, até o presente momento, não foi motivo para dores de cabeça.

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Bom dia, Ricardo. Tudo bem?

Agradeço desde já o seu comentário e orientações. Demorei em responder, propositalmente, na intenção de aguardar uma resposta da hóspede a uma mensagem enviada através do Airbnb onde descrevi a situação em que o convidado dela deixou o apartamento, inclusive aberto.

Até o momento não houve resposta.

De qualquer forma, o incidente com a torneira não causou dano que precisa ser ressarcido.

No entanto, enquanto esperávamos a resposta dela, verificamos, durante a faxina,  que no periodo em que estiveram  no apartamento, foi feito uso de uma louça especial, presente de casamento que minha filha recebeu de sua professora de doutorado (louça artesanal da Serra da Capivara, do interior do Piauí) que estava num armário alto em que o acesso só é possivel com escada ou banco (mesmo para uma pessoa alta). Como havia louça igual no escorredor de prato ficou claro que a mesma foi usada. No momento em que fomos guardar a louça verificamos que faltavam 2 pratos (um prato de sobremesa e um prato de jantar). No entanto, se houve algum incidente com a louça, não nos foi reportado. Deve-se registrar contudo que o apartamento tem muitas louças de utilização diária, também da Serra da Capivara, pois é uma paixão de minha filha (que nem joga fora quando essas se quebram, ela as utiliza para colocar plantas ou guardar utensílios de escritório). Essa é uma situação muito delicada, não se pode acusar alguém de quebrar seus pertences, sem poder provar. A louça poderá ser reposta, pois a Cerâmica ainda produz o modelo da louça específica.  O aborrecimento já houve. Aliás, vários aborrecimentos.

Faço esse registro como um dasabafo em nome da minha filha.

Com toda a situação exposta, gostaria de pedir orientação sobre quais as palavras adequadas para dizer que não receberia essa hospede novamente na minha casa? Seria importante reportar simplificadamente todos os fatos ocorridos? Como: apartamento não foi entregue limpo nem organizado;  Objetos especiais guardadas em armários de difícil acesso foram usados;  trouxe um convidado que causou um vazamento por mal uso de um torneira e que o mesmo ficou mandando mensagens grosseiras pelo celular culpando o anfitrião; deixou o apartamento sobre a responsabilidade de terceiros (convidado) e foi embora; e o convidado não fez o checkout, o apartamento foi deixado antes do horário marcado, aberto com as chaves dentro.

Perguntamos porque queremos ter muito cuidado na avaliação para que surta o efeito necessário de alerta aos anfitriões, sem exageros. O exagero pode ter um efeito inverso.

Obrigado.

 

Que situação desagradável! Acho fundamental fazer a reserva em nome da pessoa que efetivamente vai se hospedar no local, e deixar somente itens que possam ser usados pelos hóspedes. Na avaliação você deve relatar brevemente os motivos pelos quais você não recomenda o hóspede, fica a critério dos demais anfitriões levar ou não em consideração. Contudo, tive uma experiência negativa onde, após minha avaliação, o hóspede cancelou seu cadastro no Airbnb; não sei se ao fazer novo cadastro as avaliações anteriores voltam a aparecer.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias