Hóspede adicional não se apresentou, segundo os demais hóspedes.

Flavia18
Level 3
Rio de Janeiro, Brazil

Hóspede adicional não se apresentou, segundo os demais hóspedes.

Olá.

Recebi uma reserva para 4 pessoas.

Meu preço é o mesmo para até 4. Acima de 4 há cobrança por hóspede adicional.

Após a confirmação da reserva, um dos hóspedes deixou escapar que seriam 5 hóspedes.

Expliquei aos hóspedes que neste caso eles precisariam pagar a taxa adicional e enviei uma alteração de reserva que não foi aceita.

No dia do check in eles chegaram, 4 deles, dizendo que "o cartão não passou" e com dinheiro para pagar à vista, relativo ao quinto hóspede que chegaria à noite.

Entrei no site do Airbnb para ver como conseguiria resolver nestes casos, mas a recomendação do Airbnb é que eu tentasse resolver qualquer problema diretamente com meu hóspede.

Assim, já com os hóspedes dentro do meu apartamento, acabei aceitando o pagamento, para não ficar no prejuízo. Lembrando que já havia deixado roupas de cama e toalhas, além de demais utensílios com base na informação de que seriam 5 hóspedes e que eles pagariam a diferença pelo site.

Um dia após o check in eles me mandam uma mensagem dizendo que o quinto hóspede desistiu da viagem e querendo reembolso integral do valor pago à vista no check in.

Qual direito eles possuem?

Obrigada,

Flavia

3 Respostas 3
Bárbara5
Level 10
Gramado, Brazil

Oi @Flavia18

Acho que é uma questão de bom senso. Se o 5º hóspede realmente não veio (e se você tem como confirmar isso) eu devolveria o dinheiro referente a esse 5º hóspede. Acho melhor devolver do que correr o risco de se incomodar e ainda receber uma avaliação negativa. Além disso, você recebeu esse dinheiro "por fora", correto? Logo, se essa reclamação cair nos ouvidos do airbnb, pode te complicar (porque todo o pagamento deveria ter sido pela plataforma). Mas é uma questão de bom senso..só você pode decidir o que é melhor.

Boa sorte

Bárbara

Flavia18
Level 3
Rio de Janeiro, Brazil

Obrigada, Barbara! Acho difícil eu me enrolar com o site, pois fui relatar um problema na reserva e o site não me mandou nenhum email para reclamação. Eu enviei um pedido de alteração de reserva e eles não aceitaram! Os hóspedes já estavam dentro do meu apartamento!! O que fazer?! Se eu cancelasse a reserva perderia meu status de superhost....... fiquei sem alternativa. Pra mim não tive vantagem nenhuma nessa transação "por fora". @Bárbara5

Sim @Flavia18. Te entendi.

Se os hóspedes não aceitaram a alteração daí realmente fica difícil. Mas como eu disse, se essa 5ª pessoa não veio mesmo, e eles estão pedindo o dinheiro de volta...acho que mais vale devolver, e ter a chance de uma boa avaliação, do que se incomodar. Mas claro que essa é a minha opinião.

Boa sorte

Bárbara

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias