Pagamento em Grupo

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Pagamento em Grupo

Olá Anfitriões,

A newsletter de Outubro/2017 nos traz uma novidade: "Pagamento em Grupo".

"O que é pagamento em grupo?

Quando os hóspedes viajam em grupos, podem dividir o pagamento entre eles. Se não pagarem o valor integral em 4 dias, cancelamos a reserva.

Como funciona

O hóspede que estiver reservando compartilha os custos com o grupo no momento do checkout. Até o pagamento integral, a reserva fica com o status de Aguardando pagamento do grupo e seu calendário ficará bloqueado para essas datas.

Os hóspedes pagam através de suas contas do Airbnb e podem ser adicionados à reserva, para que você saiba quem vai ficar no seu espaço antes da chegada do grupo. Todos os hóspedes da reserva são Hóspedes adicionados e o status de pagamento será exibido em Suas Reservas.

Se cancelarmos a reserva porque o grupo não pagou no prazo, devolveremos qualquer quantia já paga. Como as reservas de pagamento em grupo só são confirmadas quando todos tiverem pago, sua política de cancelamento não se aplica se cancelarmos a reserva pendente."

Apresentado como uma facilidade a mais para o Hóspede, uma parte do texto que explica como ele funciona me chamou a atenção:

"...

Se cancelarmos a reserva porque o grupo não pagou no prazo, devolveremos qualquer quantia já paga. Como as reservas de pagamento em grupo só são confirmadas quando todos tiverem pago, sua política de cancelamento não se aplica se cancelarmos a reserva pendente."

Imaginemos o seguinte cenário:

(1) sua Política de Cancelamento é "Rigorosa" (mais de 7 dias do check-in: 50% de reembolso, menos de 7 dias do check-in: 100% de reembolso)

(2) solictação da reserva: dia 3

(3) check-in: dia 13

(4) duração da estadia: 14 dias

PagamentoGrupo.jpg

Então, temos o seguinte:

(1) O Grupo tem os dias 3, 4, 5, 6 e 7 para efetuar o pagamento integral da reserva (prazo de 4 dias)

(2) O seu direito a um reembolso de 100% (Política de Cancelamento Rigorosa) começa a valer entre os dias 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13 (7 dias antes do check-in)

(3) Seu calendário terá 14 dias bloqueados [13..27] por um prazo de até 4 dias. Leia-se, você não poderá receber novas consultas para este período, pois seu anúncio não aparecerá nos resultados de buscas de quem colocou qualquer data (check-in ou check-out) entre os dias 13 e 27.

Baseado nos termos do "Pagamento em Grupo", concluímos que, caso o Grupo não pague integralmente a reserva no prazo de 4 dias:

(1) você perde seu direito a um reembolso de 100% da estadia (o Anfitrião é penalizado)

(2) você perde oportunidades de novas consultas por um prazo de 4 dias (o Anfitrião é penalizado) ao longo dos 14 dias da reserva

(3) o Hóspede recebe de volta todo valor já pago (o Hóspede não é penalizado)

Resumindo, o Airbnb acabou de criar uma forma de burlar a Política de Cancelamento, prejudicando diretamente o Anfitrião e beneficiando Hóspedes que agem de má-fé. Como?

Imagine que você esteja viajando com seu(sua) marido / esposa / companheiro / companheira e você é o responsável pelo pagamento integral desta viagem. Basta você colocar para "Pagamento em Grupo" (50% você + 50% marido / esposa / companheiro / companheira) que, voia la, você não será mais atingido pela Política de Cancelamento do Anfitrião.

E ainda pode piorar... Imagine o Hóspede reservando 5 ou 6 lugares ao mesmo tempo? Serão 5 ou 6 Anfitriões que terão suas Políticas de Cancelamento inutilizadas. Desconheço se o Airbnb impeça um mesmo Hóspede de reservar dois lugares diferentes para um mesmo período. Como ele permite que o Hóspede reserve para terceiros (já aconteceu comigo), não acho improvável que a Plataforma permita isso.

Caso alguém tenha identificado algum furo / inconsistência neste meu raciocínio, por gentileza, aponte-o.

Ricardo

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

1 Resposta 1
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias