Taxas de limpeza e de serviços cobradas pelo AIRBNB estão deixando a hospedagem inviáveis

Celia115
Level 1
Brasília, Brazil

Taxas de limpeza e de serviços cobradas pelo AIRBNB estão deixando a hospedagem inviáveis

Tenho verificado que cada vez mais as taxas tanto de limpeza quanto de serviços tem aumentado muito, inclusive a taxa de limpeza chega ser maior que o valor cobrado na hospedagem, Outra coisa que venho verificando é o checkout, o diferencial era que se poderia sair a qualquer hora, agora a maioria está colocando saida as 11 horas, nem nos hoteis é essa hora.  Vejo também que as mudanças de preços são quase instantaneas, se verifica um preço e quando volta a pagina principal já mudou. Jà uso o AIRBNB há algum tempo e indico, mas com esses valores absursos de taxas, o checkout ser menor do que nos hoteis, vou deixar de usar e indicar. O que era para ser uma hospedagem bacana e acessível, está deixando de ser, lamentável. Ou se cobra taxa de limpeza em um valor justo ou se cobra taxa de serviços, não dá para ser as duas, e tem que ser com preços justos. Daqui a pouco deixa realmente de ser interessante usar esse tipo de hospedagem.

7 Respostas 7
Gabriel244
Level 10
Caraguatatuba, Brazil

Olá, boa tarde @Celia115!

 

Entendo completamente sua frustação todavia são duas taxas distintas que você menciona.

A taxa de limpeza é cobrada por opção do anfitrião afim de cobrir despesas desta mesma finalidade. Já a taxa de serviço, é cobrada pelo Airbnb para manter plataforma, "seguros" e garantias que o hóspede possui durante uma estadia. Note que também é cobrado do anfitrião uma taxa pelo Airbnb, o que também não é opcional.

Você pode realizar sugestões para que revejam os valores cobrados através do link abaixo:

https://www.airbnb.com.br/help/feedback

 

Como anfitrião, entendo que são muitas tarifas cobradas, por isso passei a cobrar taxa de limpeza apenas quando os hóspedes deixam a casa em uma condição diferente da que quando entraram, levando em consideração higiene e zelo. Mas nem todos os anfitriões possuem essa flexibilidade/disponibilidade.

 

Acesse para saber mais:

https://www.airbnb.com.br/help/article/1857/what-is-the-airbnb-service-fee

 

Abraço!

Abraço!
Se essa resposta lhe foi útil não esqueça do gostei.
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Gabriel244

 

Em que momento você faz a cobrança da taxa de limpeza?

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Gabriel244
Level 10
Caraguatatuba, Brazil

No momento do check-out, se o hóspede deixou tudo organizado e limpo, eu não cobro tarifa. Já para hóspedes que deixam a casa revirada eu cobro uma limpeza proporcional.

Abraço!
Se essa resposta lhe foi útil não esqueça do gostei.
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Celia115

 

Sobre as diárias e taxa de limpeza. Assim é o mercado. Quando os Anfitriões não conseguirem mais alugar pelos valores praticados, naturalmente os preços se adequam.

 

Sobre as taxas do Airbnb. Existe um custo para manter toda esta estrutura disponível para o Hóspede e para o Anfitrião.

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Berenice36
Level 2
Belo Horizonte, Brazil

Concordo com vc, Ricardo. Estou iniciando no Airbnb Neste mês de dezembro de 2018. Vi que o valor que cobro de limpeza (150,00) é o que pago à faxineira. No entanto, vou ter que pagar um plus a mais, porque há roupas de cama e banho, que precisam ser lavadas e passadas! Além disso, se o intervalo de uma locação a outra se estender por mais de 1 semana, tenho que pagar uma nova faxina. São despesas que se acumulam. Ainda nem tomei conhecimente de quanto será minha conta de luz! rs Meu apto tem 3 quartos: todos têm ar condicionado e ventilador. Só na sala que tem split... Vamos ver! Abs

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Berenice36

 

Configure seu anúncio para bloquear 1 dia antes e depois da reserva e use esta dia para fazer a faxina.

 

Geralmente o site das operadores de energia elétrica tem um simulador de conta de luz. Você pode usar esta simulação para prever os gastos com energia elétrica e montar o valor mínimo para a sua diária. Ou então pegar as contas de luz dos último 12 meses e fazer uma média mensal e depois diária dos custos de energia elétrica.

 

E não esqueça de acrescentar em suas Regras da Casa:

 

"Ao se ausentar do apartamento: desligar luzes e aparelhos elétricos, fechar portas e janelas e verificar válvulas de forno e fogão"

 

"O ar condicionado visa proporcionar maior conforto aos nossos hóspedes. Pedimos apenas que o utilizem com consciência, desligando-o ao se ausentar do apartamento e fechando portas e janelas ao ligá-lo"

 

Para estas e outras dicas, dê uma olhada em meu anúncio: https://www.airbnb.com.br/rooms/13549789?guests=1&adults=1.

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

A taxa de limpeza é indispensável dependendo do valor cobrado pela diária. Vou dar um exemplo:
Em São Paulo é quase impossível contratar uma faxina por menos de 90 reais.fica inviável.
Se o hospede locar apenas por um dia, e pagar uma diária de 80 reais sem a taxa da limpeza, o anfitrião vai ter prejuizo neste itém além de ter de arcar com outros custos fixos.
Ou seja, locação por um dia não é bom para quem loca e muito menos para o anfitrião.
O que é ruim para as duas partes fica inviável.

Nelson

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias