Crédito: Divulgação
O nosso espaço fica na praia de Porto ...
Última resposta
Crédito: Divulgação
O nosso espaço fica na praia de Porto de Galinhas que é localizada em Pernambuco, no municipio de Ipoju...
Última resposta
Olá a todos,
bom dia! : )
Com as notícias frequentes sobre a enorme quantidade de plástico em nossos oceanos, as conversas sobre reciclagem, redução e até mesmo fim do uso do plástico estão ficando cada vez mais sérias. No entanto, o quão fácil é reduzir ou eliminar o uso do plástico?
Com isto em mente, você acha que seria capaz de aumentar a quantidade de produtos plásticos que você recicla ou até mesmo reduzir dramaticamente o uso de plástico? Você tem sugestões interessantes para a reciclagem do plástico? E ideias para a substituição do mesmo?
Seria ótimo ouvir seus pensamentos aqui neste tópico. Compartilhe suas ideias. : )
Oi Gaby querida, boa tarde!! : D
Esse tema é bem importante, pois realmente nós humanos produzimos uma quantidade absurda de lixo e nem todos preocupamo-nos com a saúde do planeta que habitamos.
O uso de plástico para mim se resume nas embalagens que armazenam o lixo, em especial o orgânico, pois ainda não sei como fazer para evitar isso.
Em minha casa separo o lixo seco - procuro lavar e dobrar as embalagens para ocupar o menor espaço possível - do orgânico e vidros, esses últimos sempre envoltos em papelão para evitar acidentes a quem faz a coleta.
No studio disponibilizo 3 cestos de lixo para facilitar a vida dos hospedes, oriento-lhes a separar o orgânico do seco e indico o local na garagem aonde ficam as lixeiras para deposito.
Também disponilizo 2 bolsas de tecido para as compras e assim evito ao máximo o acúmulo de sacolas plásticas.
Pilhas e baterias, separo numa caixinha e depois deposito nos locais de coleta.
Disponibilizo água mineral em bombona de 20 litros a temperatura ambiente e dentro da geladeira deixo uma jarra para aqueles que preferem água gelada.
Mas sei que isso ainda é pouco. É preciso diminuir drasticamente a quantidade de lixo que produzimos e encontrar meios para isso é de extrema valia, importância e urgência.
Quero muito ler as sugestões de outros anfitriões e aprender com todos.
Parabéns pela matéria!!
Grande abraço, querida!!
Gladis
@Gladis3, que bom ler sobre a sua preocupação em reduzir a produção de lixo.
São ótimas as suas dicas! Parabéns! : ) Espero que outros anfitriões participem também.
Gostatiam de compartilhar suas ideias? : )
@Gabriel244 @J-Renato0 @Shaw0 @Silvana83 @Valéria28 @Áurea4 @Alessandra456
Oi Gaby!
Uma outra ideia é separar o lixo orgânico para ser utilizado como adubo.
O processo de compostagem é simples, pode ser feito em casa, mas é preciso um local para armazenar as sobras dos alimentos, como as cascas de frutas que não podem ser utilizadas para consumo, cascas de ovos, borra do café, erva do chimarrão...
Estou também na torcida para que outros anfitriões participem e nos tragam novas ideias.
Abraço
Gladis
Olá Gaby
Em minha casa também usamos plástico para descartar o lixo orgânico.
A sociedade industrial produz cada vez mais lixo. Enquanto as empresas não forem taxadas pelo lixo produzido pelas embalagens, estas continuarão a entregar.. por exemplo, refrigerantes em recipiente plastico, leite em papel cartão, etc. Se taxaram estas embalagens one-way, então provavelmente se tornará mais interessante para as empresas e setores de suprimento voltarem aos antigos recipientes de vidro para serem devolvidos e trocados, ou seja, reutilzados muitas vezes.
No caso dos hospedes, também oriento a separarem lixo orgânico do não orgânico.
Eu mantenho as lixeiras separadas para cada tipo de lixo porque na minha cidade existe a coleta diferenciada e são de vidros, plásticos, residuos orgânicos e procuro orientar as pessoas quanto a colocar o lixo certo no lugar certo, mas às vezes eles misturam tudo e acabo separando e não fico bravo. Infelizmente produzimos muito lixo mas se dermos o destino certo poderão ser reaproveitados diminuindo assim a poluição da natureza.
Um grande abraço.
Roberto.
Olá a todos,
Bom dia!
No quarto que alugamos, tinhamos uma garrafa de água para os clientes, agora temos um jarro para a água. De futuro vamos também acabar com os pacotes de chá e café, e utilizar frascos de vidro.
Esperemos conseguir reduzir ao máximo o plástico.
Obrigada por esta partilha!
Abraço
Helena
Por norma não uso muito plástico no dia-a-dia com a excepção dos sacos de plástico e uso garrafas de plástico por serem mais facilmente descartáveis.
No meu alojamento, no que de mim depende não existe rigorosamente nada em plástico descartável. Nas instruções que deixo aos meus hóspedes recomendo a separação do lixo e deixo instruções muito precisas como e onde as devem depositar. Alguns não fazem caso, mas aí eu acabo o trabalho que eles não fizeram.
Acho muito boa ideia essa de ter um dispensador de água mineral como diz a Gladis... vou passar a fazer isso!!!
Infelizmente ainda utilizo plástico para separar o lixo, contudo, centralizo a coleta em apenas uma lixeira na cozinha. Em espaços muito grandes, acho que apenas um local de armazenamento do lixo pode ajudar nesse quesito.
No condomínio os lixos são separados e incentivamos nossos hóspedes a separá-los e jogá-los nas lixeiras apropriadas.
Olá a todos, ha muito tempo que disponibilizo garragas de vidro para a agua, acresce que as mesmas podem encher-se na fonte publica. Os hospedes gostam desta forma de fazer diferente 🙂
Evito a todo o custo o uso de plásticos tanto na casa que alugo como na que habito, onde faço total reciclagem!
Obrigada a todos pelas partilhas
Olá @Gaby
Eu quase não utilizo plástico descartável em meu espaço, mas não tenho como dispensar o saco de lixo. ele facilita muito a minha vida.
Um abraço,
Marcos
Eu deixo na casa, disponível aos hóspedes, pratos, copos, talheres, etc... Assim, evito que usem esses itens descartáveis e produzam lixo plástico. Tenho também um triturador de lixo orgânico na cozinha que diminui bastante a quantidade de lixo. Então, o único produto plático que usamos são os sacos de lixo que são inevitáveis.
Esta, sem dúvida é uma discussão interessante, pois vejo no dia a dia que a maioria dos hóspedes demandam uma organização e estilo que muitas vezes é imcompativel com a utilização de vidros e eliminação de plásticos.
Vejo por exemplo que os hóspedes não querem usar “sobras” de arroz, açúcar, etc... muitos me perguntam se tenho copos descartáveis, não querem usar os de vidro.
Tenho um filtro de água e, mesmo assim, vários hóspedes compram garrafas de água plástica. Os cestos de lixo são separadas, eu incentivo a separação, que na maioria das vezes não acontece.
Acredito que teremos que dar um passo à frente nesta questão de forma estruturada.Por que não pensar em acomodações com selo verde? Itens na descrição do apartamento que explicitam práticas sustentáveis!
Assim, as facilidades que oferecemos serão desfrutadas na sua plenitude...