Pessoal a pouco tempo , coloquei nos 3 quartos do meu apt no...
Última resposta
Pessoal a pouco tempo , coloquei nos 3 quartos do meu apt no Leblon no RJ , a tomada que monitora o consumo do ar condicionad...
Última resposta
A poluição plástica tem se tornado um dos maiores desafios ambientais do nosso tempo, afetando tanto a terra quanto os oceanos. 🌊
Os resíduos plásticos podem levar centenas de anos para se decompor, liberando gases poluentes e prejudicando a qualidade do ar e da água. Quando jogados em rios, eles podem viajar para os oceanos, onde se acumulam na superfície e formam grandes ilhas de lixo, como a Grande Ilha de Lixo do Pacífico.
Essa poluição plástica tem um impacto devastador na vida marinha, com animais como tartarugas, baleias e aves marinhas confundindo o plástico com comida e ingerindo-o. Além disso, o plástico pode se fragmentar em microplásticos, entrando na cadeia alimentar e afetando a saúde humana.
Para combater a poluição plástica, muitos países têm implementado medidas para reduzir o uso de sacolas plásticas, incentivando o uso de sacolas reutilizáveis ou biodegradáveis. O movimento #AcabeComAPoluiçãoPlástica tem ganhado força em todo o mundo, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os problemas ambientais causados pelo plástico.
Eu reciclo quase tudo, tenho essa conduta há anos, separando tudo que é plástico, metais , esponjas, cápsulas de café , pilhas pequenas e grandes, vidros e aparelhos eletrônicos(que entrego para uma reciclagem especial ).
Você sabia que o item de maior impacto ambiental é a sacola plástica?
Desde a década de 1970, quando a indústria de plásticos começou a produzir sacolas como uma alternativa mais barata e conveniente às sacolas de papel, que as sacolas plásticas se tornaram um item comum no cotidiano das pessoas em todo o mundo, mas sua popularidade e uso excessivo têm gerado preocupação em relação aos impactos ambientais. O uso indiscriminado das sacolas plásticas em supermercados e lojas de departamentos, tomou uma proporção imensurável de consumo desenfreado , trazendo um impacto devastador ao meio ambiente . Elas são, frequentemente, descartadas de maneira inadequada e podem levar centenas de anos para se decompor. Além disso, elas podem prejudicar a vida selvagem e poluem nossos oceanos e rios.
As sacolas plásticas têm um impacto significativo e devastador no meio ambiente, especialmente quando são descartadas incorretamente.
Você tem ideia do tempo médio de decomposição de uma sacola plástica?
O tempo médio de decomposição de uma sacola plástica pode variar de 100 a 400 anos, dependendo das condições ambientais em que ela é descartada.
Você sabe qual a principal matéria-prima utilizada na fabricação de sacolas plásticas?
A principal matéria-prima utilizada na fabricação de sacolas plásticas é o POLIETILENO , um tipo de plástico derivado do petróleo.
Você sabia que existe um Tratado Global para a eliminação do resíduo plástico?
Foi assinado, em 2018 , o Tratado Global para a Eliminação de Resíduos Plásticos, que tem como objetivo reduzir a quantidade de plástico nos oceanos.
O tratado prevê a implementação de medidas como a redução do consumo de sacolas plásticas e o incentivo à reciclagem.
No Brasil , já existe Legislação e Políticas Públicas.
A Lei nº 12.305/2010 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que proíbe a distribuição gratuita de sacolas plásticas pelos estabelecimentos comerciais. Além disso, a lei determina que os fabricantes e importadores dessas sacolas devem se responsabilizar pelo seu descarte adequado.
E já existe um projeto de lei em tramitação no Senado que prevê a proibição da produção, importação, comercialização e distribuição de sacolas plásticas em todo o país. O projeto ainda não foi aprovado, mas se tornar lei, poderá ter um impacto significativo na redução do consumo desses produtos.
Quais Alternativas às Sacolas Plásticas?
1 -Reutilização e descarte adequado para reciclagem;
2- Sacolas de tecidos ;
3- Sacolas e plásticos oxi- biodegradáveis
4- Sacolas de papel ;
💡 Como você lida com seu lixo plástico?E dentro da comunidade Airbnb, há alguma possibilidade de levarmos uma ação de tomada de consciência sobre a reciclagem?
Fonte: https://blog.cicloorganico.com.br/sustentabilidade/a-historia-das-sacolas-plasticas/
Oi querida @Mária20 , essa postagem me inspirou muito, porque onde eu moro não tem reciclagem de lixo e eu queria me desfazer de algumas pilhas que eu tinha em casa e não sabia como! Eu queria coletar tudo para levar para uma cooperative (como você faz) e nossa senhora...que difícil!! Ainda estou procurando onde poder jogá-las fora com responsabilidade....
Marcando a queridíssima e cumadi @Denise583 que prega muito a sustentabilidade no seu estilo de vida!
Oi@Laura, sim é muito difícil mesmo, até porque há muitos discursos de sustentabilidade, mas ficam apenas no discurso. Tente procurar empresa ligadas a Eco Up, Eco Target , talvez eles possam ajudar você a encontrar setores dos fabricantes ou cooperativas , que recebem pilhas , esponjas , etc. No início é muito difícil , mas depois que você criar sua rotina , as coisas fluem super bem e aí você começa a descobrir que pode reciclar um novo
item . É maravilhoso! Não deixa de ter o desgaste inicial de um novo ciclo , mas vale a pena a cada esforço. Atualmente , estou substituindo o tapete higiênico Pet por jornal Pet biodegradável. Tudo é um processo , as vezes demorado , mas ao começar , a energia flui. Sucesso em seu novo ciclo . Abraços 🫂
Com certeza @Mária20 , no começo tudo é muito novo e diferente, como agora, eu nem sei onde procurar por cooperativas que fazem o recolhimento de pilhas e baterias por exemplo, assim como substituir materiais e e escolher empresas que sejam de fato mais sustentáveis e não só fazendo 'green washing'... eu já mudei meu detergente e amaciante de roupas, alguns cosméticos, tento comprar com o menor número de embalagens plásticas e estou agora tentando achar boas substituições de sacolas plásticas para o lixo... você tem alguma sugestão?
Oi querida@Laura, o começo é difícil mesmo , o que é bem desanimador , mas aqui temos as sacolas oxi-biodegradáveis, que podemos substituir pela biodegradável , mas como eu faço parte do programa de reciclagem , eu praticamente não uso sacolas , coloco
o lixo no balde fornecido por eles , que já tem a sacola Oxibiodegradável e a reciclagem dos descartáveis , também usamos uma sacola Oxibiodegradável , que vai direto para a cooperativa de reciclagem. Mas eu sei que o supermercado Tesco, aí em Londres , fornece sacolas oxi-biodegradáveis e possuem , também , o
produto para venda . Mas uma ótima opção é comprar um Kit de sacos de lixo de papel kraft, 100% biodegradáveis, para lixo comum (banheiros e cozinha), você deve encontrar em papelarias ou sites. Tem em diversos tamanhos . O preço é simbólico,custa centavos e vale muito a pena. Espero ter ajudado . Estou aqui , qualquer dúvida , estou a disposição. Abraços 🫂
Eu procurei na internet por sacolas oxibiodegradáveis e achei um monte nos resultados @Mária20 !!
Oque exatamente significa esse termo? Porque 'oxi' e não so biodegradável? 🧐 Porque ai eu já vou saber no futuro se foco somente nas que tiverem isso descrito na embalagem...
Oi, @Laura, a diferença entre os dois é o seguinte: o plástico biodegradável é decomposto pela ação de organismos vivos , e esse processo requer um ambiente adequado e biologicamente ativo para realizar a quebra do material, ficando exposto por mais tempo no meio ambiente , já o oxibiodegradável, tem um processo de degradação muito mais rápido e eficaz , por possuir moléculas solúveis à umidade que deixam o material pronto para a ação dos organismos vivos . Com isso reduz-se o tempo de exposição à natureza e evita a contaminação dos leitos dos rios e mares . Fico feliz que tenha iniciado essa jornada , você vai gostar, como eu disse-lhe , é uma nova concepção , um novo olhar para o meio ambiente e para a vida. Pode contar comigo , estou a disposição . Abraços .
@Laura obrigada pelo convite em participar desse tópico!
Trago a imagem do novo cabideiro que eu fiz para um dos quartos que eu alugo no meu apartamento. Ao invés de jogar os pisos fora e o cabo de vassoura, descartando objetos possíveis de serem transformados (adoro reaproveitar materiais), resolvi transformar em algo bem útil para os meus hóspedes e também sem a necessidade de partir para comprar um guarda-roupas. O quarto ficou clean, o cabideiro é funcional e eu fiz a minha parte, evitando produzir mais lixo. Além de me divertir montando essa peça, assim como já fiz estante de papelão (na quarentena) e agora pensando em remontar minha sapateira.
Se cada um mantiver firme propósito em ser uma formiguinha, ou um andorinha, em breve teremos estações do ano com menos catástrofes naturais.
Evoé!
ADOREI a ideia do cabideiro querida @Priscilla213 😻😻
A gente tem que ser criativo nesses momentos não é? Pensar fora da caixinha e evitar pensar diretamente em comprar algo novo, em trocar o velho pelo novo.....
Quero ver mais desses projetos que você tem feito!!
Tem muita ideia legal para ser compartilhada não é?
Laura, assim que eu tiver um tempinho eu posto fotos das sacolas de pano que deixo na porta e da composteira que eu tenho no apto, pra que os hóspedes deixem casca de ovo, de frutas e legumes. Uso para adubar a terra das minhas plantas.
Beijos cariocas! 😘💃🧙🏻♀️🌷
É verdade @Priscilla213 , tanta a @Mária20 quanto a @Denise583 são cariocas também....
Vamos abrir um quadro aqui chamado " As cariocas da CC 😎" 😻
Sempre quis fazer uma composteira mas não dá pra fazer tudo né!! Dá muito trabalho para manter? 🥹
Oi querida @Laura , na verdade a composteira doméstica é muito simples de fazer e muito fácil de cuidar, também . Se você quiser posso enviar o passo-a-passo para você. Eu ainda não coloquei no meu flat , porque a maioria dos meus hóspedes não cozinham, aí a mesma não desempenham o seu papel de modo satisfatório. Agora “as cariocas da cc” vão fazer sucesso. 😂
Oi queridona @Mária20 , eu acho o máximo composteira, e se você falou que é fácil eu acredito 😅
Mas confesso que tenho tantas coisas que quero fazer e aprender ( e falta de foco) que às vezes tenho que cortar algumas coisas pra não ficar sobrecarregada ( a vida do adulto hoje em dia é tentar fazer tudo não é? 🥹)
Perguntando aqui pra outra carioca do pedaço @Priscilla213 se ela também tem composteira 😊
Hahahahha, é sim@Laura, mas vamos devagar… Abraços.🫂
Vamos nāo é @Mária20 ? Eu estou nesse momento com três cursos online em andamento, trabalho, casa, família, investimentos, exercícios, comer bem.... como faz tudo? Isso porque nem filho eu tenho!! 🤯